Em 1963, os
Beatles estavam a todo vapor, a usufruir de sua fama que mal dera os seus primeiros
passos, entretanto tal banda já demonstrava que alcançaria uma projeção muito além do comum. Por volta de
outubro desse ano, uma proposta, em meio a tantas outras esfuziantes, chegou à
mesa de seu empresário, o astuto, Brian Epstein, e veio a calhar para estimular
ainda mais o sucesso da banda. Tal ideia partira da parte do famoso estúdio de cinema, United
Artists, dos Estados Unidos, que propôs a produção de um filme com os rapazes.
O empresário dos Beatles, Brian Epstein
Isso
aconteceu quatro meses antes da 1ª excursão que Epstein estava a programar para
os rapazes na América do Norte, que já estava devidamente alinhavada com a aparição que estava a ser agendada no programa
de variedades de Ed Sullivan, um comunicador de TV norte-americano e mega popular, por sinal, cuja
audiência era mastodôntica, desde os anos cinquenta, por ser assistido por milhões de famílias naquele país,
todos os domingos.
Sendo assim, se o Reino Unido já vivia fortemente a histeria provocada pela Beatlemania e isso estava a espalhar-se muito rapidamente pelo restante da Europa, com tais ações a serem marcadas na América do Norte, faltava um triz para a banda estourar mundialmente, e de fato, foi o que ocorreu a seguir.
Sendo assim, se o Reino Unido já vivia fortemente a histeria provocada pela Beatlemania e isso estava a espalhar-se muito rapidamente pelo restante da Europa, com tais ações a serem marcadas na América do Norte, faltava um triz para a banda estourar mundialmente, e de fato, foi o que ocorreu a seguir.
Claro que
Epstein aceitou a proposta e rapidamente a produção pôs-se a ser amadurecida a
toque de caixa. Há por considerar-se no entanto, que a banda vivia a loucura das turnês exaustivas, ao aproveitar ao máximo o sucesso retumbante em
clima de avalanche e o tempo e por consequência, ao mostrar-se como uma típica estratégia das gravadoras na época, para lançar "singles", sistematicamente entre os LP's oficiais, a visar alimentar o mercado sempre com novidades, além de manter a banda na briga pelos "chart's" (paradas de sucessos), em torno das músicas mais executadas nas emissoras de rádio e a contar com os seus discos na posição entre os mais vendidos nas lojas. No entanto, bem jovens que os seus componentes eram na ocasião, o fato de acumular filmagens em meio a esse frenesi, não foi nada de mais e assim, a nova missão foi aceita por todos.
A respeito da
produção do filme, a United Artists sabia que lidava com artistas britânicos e a dinâmica
tinha que ser outra, diferente do espírito "yankee". Foram sábios portanto, ao
reunir produtores associados e escolher um diretor acostumado a lidar com a
fleuma britânica. Para início
de conversa, havia um representante da United Artists para o Reino Unido,
chamado: George Orstein, que rapidamente incumbiu o produtor, Walter Shenson, a
liderar o trabalho. Shenson era bastante experiente em estabelecer essa ponte entre
britânicos e norte-americanos, por ter vendido anteriormente, produções audiovisuais do Reino
Unido à América do Norte.
Foi Shenson
inclusive que abordou e negociou com o empresário dos Beatles, Epstein, e inteligentemente
deu espaço para que este profissionalmente e os próprios componentes da banda pudessem opinar
sobre a produção e até sugerir nomes para compor a equipe de trabalho. Foi aí que
se chegou ao nome de Richard Lester, um diretor norte-americano, mas que já
estava radicado na Inglaterra desde a metade dos anos cinquenta e havia feito
vários trabalhos na terra da Rainha. Por que
Lester ?
Os quatro membros dos Beatles
adoravam uma série de TV, cujo diretor era Lester e que se chamava: “The Goon
Show”, que foi uma comédia tipicamente britânica, com humor sarcástico e que
tinha entre os seus protagonistas, o genial, ator/comediante, Peter Sellers. Tal programa fora na
verdade uma adaptação do que tais comediantes já faziam no rádio, portanto, era mega popular na
Inglaterra, há muitos anos.
O elenco de comediantes do programa, "The Goon Show", que migrou da Rádio (BBC), para a TV. O ator, Peter Sellers é o rapaz que está na parte de cima da foto
John Lennon,
principalmente, adorava os “Goonies” e muito do seu temperamento ácido, com
humor sarcástico, tinha muito a ver com o tipo de humor que ali praticava-se, aliás, uma espécie de humor bem britânico.
Para muitos críticos, os “Goonies” são pais honorários do grupo "Monty Phyton", a genial trupe de
humor britânica e que explodiria por sua vez, ao final dos anos sessenta.
Enfim,
Lennon e os seus companheiros apreciaram a ideia em contar com Richard Lester para a direção e
assim, ele foi contratado. Outra figura
chave nessa produção, foi Alun Owen, que se tornou o roteirista do filme.
Epstein (com o aval dos rapazes, também) o sugeriu por conta da sua fama em conhecer bem o espírito
britânico e especificamente a alma de Liverpool, a cidade natal deles.
Filmes com astros do Rock ou com motivações Rockers, não foi nenhuma novidade em 1963/1964 (na própria Inglaterra, já haviam sido lançados vários filmes com o cantor, Cliff Richard, acompanhado da ótima banda, "The Shadows" e produções avulsas tais como "Some People" e "Live it Up", por exemplo e aliás, filmes estes que constam neste livro, devidamente resenhados), mas houve no entanto, a preocupação em não copiar o modelo, principalmente dos filmes de Elvis Presley, visto tratar-se de motivações completamente diferentes e um fato mostrou-se cabal: Elvis havia adquirido com a prática, traquejo como ator e os quatro componentes dos Beatles, nem cogitavam tentar aventurar-se nesse campo.
Portanto, surgiu a ideia de se produzir um filme que fosse camuflado como documentário, ao misturar ficção, com atores de apoio e ao mesmo tempo a retratar a rotina dos artistas, em meio aos seus compromissos habituais com gravações; shows ao vivo e intervenções de divulgação, notadamente em programas de TV.
Filmes com astros do Rock ou com motivações Rockers, não foi nenhuma novidade em 1963/1964 (na própria Inglaterra, já haviam sido lançados vários filmes com o cantor, Cliff Richard, acompanhado da ótima banda, "The Shadows" e produções avulsas tais como "Some People" e "Live it Up", por exemplo e aliás, filmes estes que constam neste livro, devidamente resenhados), mas houve no entanto, a preocupação em não copiar o modelo, principalmente dos filmes de Elvis Presley, visto tratar-se de motivações completamente diferentes e um fato mostrou-se cabal: Elvis havia adquirido com a prática, traquejo como ator e os quatro componentes dos Beatles, nem cogitavam tentar aventurar-se nesse campo.
Portanto, surgiu a ideia de se produzir um filme que fosse camuflado como documentário, ao misturar ficção, com atores de apoio e ao mesmo tempo a retratar a rotina dos artistas, em meio aos seus compromissos habituais com gravações; shows ao vivo e intervenções de divulgação, notadamente em programas de TV.
Outra
questão importante, foi explorar ao máximo a histeria coletiva que forjara-se ao redor dos
rapazes, não só a retratar a Beatlemania pelo seu aspecto positivo, em termos de sucesso
artístico galopante da parte dos Beatles, mas também o lado ruim disso, com o aspecto humano a ser
sacrificado, visto que nenhum dos rapazes podia mais andar pelas ruas, livremente, nessa altura dos acontecimentos sem que
houvesse uma convulsão frenética por conta de fãs ensandecidas, portanto a caracterizar-se como uma
espécie de preço caro que a fama cobrou-lhes. As filmagens
ocorreram entre março e abril de 1964, ou seja, logo após a banda voltar consagrada
da América do Norte e a aumentar a sua fama ainda mais, sob uma proporção inimaginável para os padrões da época.
Foram seis semanas de filmagens e intercaladas com os shows que não paravam, inclusive com escala em Paris. Usou-se os estúdios Twickenwam de Londres (onde inúmeros filmes famosos do cinema britânico foram feitos), além de locações de rua, que imagino, devem ter sido dificílimas de executar-se pela questão da fama dos Beatles e não por acaso, eu já li declarações de Richard Lester a afirmar que adorava aquela balburdia para trabalhar com cenas em externas.
Foram seis semanas de filmagens e intercaladas com os shows que não paravam, inclusive com escala em Paris. Usou-se os estúdios Twickenwam de Londres (onde inúmeros filmes famosos do cinema britânico foram feitos), além de locações de rua, que imagino, devem ter sido dificílimas de executar-se pela questão da fama dos Beatles e não por acaso, eu já li declarações de Richard Lester a afirmar que adorava aquela balburdia para trabalhar com cenas em externas.
Sobre o
filme em si, o roteiro é bem simples. Mostra os Beatles a sair de Liverpool
para Londres, e para tal missão a usar o trem, e na capital inglesa, o objetivo seria a participação
da banda para tocar ao vivo em um programa de TV. Ou seja, nada muito diferente da
rotina dos rapazes, quando enfrentavam o cotidiano massacrante de um artista em franca
ascensão na carreira e sob parâmetros de um conforto logístico bem improvisado, visto que a produção musical para mega eventos era insípida naquela época.
O toque de dubiedade a justificar o filme como metade ficção e não apenas um documentário realista, ficou baseado nas “gags” de humor perpetradas pelas situações criadas ao longo desse dia longo, que culminaria na noite dura de um dia difícil (A Hard Day’s Night)...
O toque de dubiedade a justificar o filme como metade ficção e não apenas um documentário realista, ficou baseado nas “gags” de humor perpetradas pelas situações criadas ao longo desse dia longo, que culminaria na noite dura de um dia difícil (A Hard Day’s Night)...
Portanto, a
ideia dos rapazes de correr para fugir de multidões de fãs enlouquecidos, não revelou-se nada
diferente da vida normal que estavam a ter e as inúmeras situações bizarras que
enfrentavam para driblar a perseguição, foram hilárias é bem verdade, mas também
tratou-se de artifícios que usavam para tal finalidade na vida real. Dessa forma,
sair e entrar em carros, freneticamente, para despistar as meninas tresloucadas
ou usar disfarces bizarros, fez parte da rotina na vida real deles, naquele
instante, mas simultaneamente, tornou-se um conjunto com ótimas ideias para usar-se no filme, no melhor
sentido do humor "pastelão". Há quem diga que lembra o estilo de humor dos
primórdios do cinema mudo e há um certo sentido nessa informação.
John Lennon, Paul McCartney e o ator, Victor Spinetti, em cena do filme, A Hard Day's Night. Esse ator foi recorrente em outros filmes com os Beatles.
Logo que os quatro componentes dos Beatles chegam ao trem, são muitas as cenas ambientadas nas cabines, carro restaurante etc. Ali, com menos ação e mais diálogos, o efeito “Goonies” fez-se presente, com várias piadas sarcásticas, para mostrar os rapazes como jovens irreverentes, mas com uma certa altivez, um deboche a la Oscar Wilde, digamos assim. Ele estão acompanhados de dois assessores, a saber: um “roadie”(para quem não sabe, “roadie” é a designação para funcionários que trabalham para artistas musicais e que cuidam de seus instrumentos e equipamentos, prioritariamente, mas culminam em fazer serviços gerais, muitas vezes), interpretado por Norman Rossington; e um produtor de TV, interpretado por Victor Spinneti. O ator, Kenneth Haigh, fez o produtor do programa onde os Beatles apresentam-se ao final da película.
Paul McCartney e o ator, Wilfred Bambell, que interpretou o seu avô trapaceiro, em tal filme
Todavia, o
personagem mais hilário nesse elenco de apoio, foi o do ator, Wilfred Bambell,
ao interpretar o suposto avô de Paul McCartney, que viajou junto à banda e tratou por criar confusões múltiplas ao longo da jornada, ao reforçar em muito o sentido de
humor no filme.
Em meio à viagem de trem,
eles tocam, como a simular um ensaio e assim otimizar o tempo perdido sobre os
trilhos. Ali nessas cenas, para justificar o mote primordial do filme, os Beatles apresentam a canção: “I Shoud
Have no Better”.
Nos vagões desse trem,
algumas fãs estão presentes, e entre elas, Patricia Boyd, conhecida pelo
apelido, "Patty", que dois anos depois,
casar-se-ia com George Harrison na vida real. Em sua homenagem, Harrison comporia anos
depois, uma das mais lindas canções dos Beatles, “Something”.
Outra
curiosidade nas cenas do filme, um
jovem adolescente ali a atuar como um figurante desconhecido, tornar-se-ia alguns
anos depois, em um dos bateristas mais sensacionais do Rock britânico, um certo,
Phil Collins, baterista do Genesis, uma das maiores bandas de Rock Progressivo
dos anos setenta e que também ficaria famoso nos anos oitenta, por lançar-se
como cantor Pop, em carreira solo mediante a obtenção de muito sucesso.
Em meio a confusões geradas em
quartos de hotéis e com o avô de Paul McCartney a criar problemas em rodadas de carteados, eis que os Beatles tocam : “Don’t Bother Me”, significativa canção ali executada, ao dizer-se, “não aborreça-me”, quando milhões de pessoas corriam atrás deles para arrancar-lhes as
vestes... e também, “All my Loving”. Daí em diante eles participam de um cocktail típico em tom de “press
conference”, uma das obrigações mais massacrantes que músicos tem que enfrentar
quando ficam famosos, ou seja, as famosas: “coletivas de imprensa”.
Nesse
aspecto, Richard Lester foi esperto ao dar vazão aos sarcasmos nos diálogos propostos pelo
roteirista, Alun Owen, e sob um ritmo ágil e inovador para a época, eis que se editou os
quatro Beatles a responder perguntas maçantes dos jornalistas, de uma forma
desconcertante, em tom de deboche. São famosas as frases que depois do filme, tornaram-se jargões
entre os Beatlemaníacos. Por exemplo, quando perguntam à George Harrison sobre
como qualificaria o seu corte de cabelo (e o comprimento dos cabelos era algo que
chocava a sociedade da época, acostumada com o padrão militarizado dos cortes
curtos para homens, desde meados do século XIX), e este responde-lhe
cinicamente: “Arthur”.
Outra boa colocação, foi quando perguntam para John Lennon como ele viu os Estados Unidos e ele respondeu com mais cinismo: "virei à direita depois de passar a "Groelândia"...
Outra boa colocação, foi quando perguntam para John Lennon como ele viu os Estados Unidos e ele respondeu com mais cinismo: "virei à direita depois de passar a "Groelândia"...
E talvez a
mais famosa, embora quem não seja britânico e não conheça a cultura Rocker, não
a entenda plenamente. Uma repórter pergunta para Ringo Starr se ele se considerava um "Mod" ou um "Rocker" e ele responde de forma bizarra: -“Sou um
Mocker”, ao misturar os dois conceitos. Para explicar rapidamente como adendo, a Inglaterra
vivia o auge do movimento, “Mod, naquele instante. Em linhas gerais, sem
alongar-me, os Mods eram jovens ultra-nacionalistas e que odiavam os Rockers, a
quem acusavam de ser “americanizados”. Portanto, estes só apoiavam bandas britânicas
e mantinham em seu modo de vestir-se e portar-se, baseados nesse nacionalismo exacerbado.
A seguir, a banda executa: “If I
Fell” no estúdio de TV e mais confusões são geradas nos bastidores,
principalmente pelo avô embusteiro de Paul.
Quando soa os primeiros acordes da canção : “Can’t Buy me Love”, uma sucessão de cenas com os quatro a fazer maluquices ao
ar livre, tornou-se icônicas nos anos sessenta. Muitas bandas repetiram tal
tipo de cena em promos feitos para a TV. Vistas com rigor, mostram bastante
ingenuidade aos olhos atuais, porém, ao pensar-se que foram concebidas há mais de
cinquenta anos atrás (1964/2026), dá-se o desconto devido de ter sido uma outra época bem diferente.
George
Harrison é confundido com um ator nos bastidores e todos brincam com barbas
postiças e figurinos que acham nos camarins, a denotar uma criancice
irreverente para os padrões da época. Enquanto isso, o ardiloso “avô” de Paul,
encontra muito material fotográfico da banda e passa a falsificar os autógrafos dos
componentes do grupo, com o intuito de vendê-los mais caros do que o normal aos
fãs. O ator, Ronaldo Golias na pele do personagem, “Bronco Dinossauro”, teria feito o
mesmo, certamente.
The Beatles tocam a seguir: “And I Love Her”, uma balada belíssima e sim, com uma latinidade explícita, ao mostrar-se quase como um bolero latinoamericano.
The Beatles tocam a seguir: “And I Love Her”, uma balada belíssima e sim, com uma latinidade explícita, ao mostrar-se quase como um bolero latinoamericano.
Quando
os rapazes chegam ao estúdio novamente, um grupo de dança ensaia uma coreografia ao som de:
“I’m Happy Just to Dance With You”, sob uma versão jazzística e orquestrada, que
surpreende pela sua beleza. Ao pensar detidamente nesse pormenor, a banda mal havia iniciado a sua escalada de sucesso e já havia tornado-se uma
referência para rearranjos interessantes de suas canções, por parte de outros
músicos, inclusive de vertentes estéticas distintas... e isso fora só o começo para eles.
Uma cena que
eu adoro, é a escapada de Ringo Starr, ao disfarçar-se e assim caminhar incólume pelas
ruas de Londres. Chega a ser poético e ouso dizer, parece cena de filmes do diretor, Tony
Richardson, a retratar o cotidiano de personagens simples do povo, a dita
classe operária, aqueles ingleses mais rudes, trabalhadores de fábricas, a expressar-se com
sotaque cockney, e mediante uma vida dura, cuja única diversão além das bebedeiras em Pubs, é frequentar
estádios de futebol aos domingos e cantar em plenos pulmões o hino: “You’ll Never Walk Alone”, mesmo se
o seu time estiver a perder o jogo.
Ringo brinca com garotos de rua; joga pedras no rio, deita e fica a olhar a paisagem... cáspite, um Beatle humano, igualzinho a qualquer um de nós, grande “Ringão”, nosso amigo...
Ringo brinca com garotos de rua; joga pedras no rio, deita e fica a olhar a paisagem... cáspite, um Beatle humano, igualzinho a qualquer um de nós, grande “Ringão”, nosso amigo...
Claro, a
cena prolonga-se e para voltar o ritmo de humor e frenesi, Ringo mete-se em
confusão para ser detido pela polícia. Revela-se hilária a cena com o policial a anotar em uma caderneta, as supostas
esquisitices que observou no comportamento do narigudo cabeludo. Nesse
ínterim, o avô de Paul é preso na mesma delegacia, acusado em vender material
de propaganda da banda, com falsos autógrafos, o que foi verdade, afinal de contas, visto ser este senhor, um idoso larápio.
Se algumas pessoas achavam
haver influência de filmes mudos das décadas de dez e vinte neste filme, agora tal fator
escancara-se, com os demais membros dos Beatles a invadir a delegacia para libertar Ringo e
o avô de Paul, com todos desesperados por outro motivo, pois estava em cima da hora para a apresentação derradeira
da noite, no estúdio de uma emissora de TV, desta feita com público presente no auditório. Essa cena, sim, lembra muito o “Comedy
Capers”.
Dali em
diante, os Beatles tocam várias canções e Richard Lester soube captar as
expressões das fãs, quase histéricas, e a significar em sua leitura labial ao
pronunciar com volúpia assustadora os nomes dos quatro membros da banda. Chega
a ser impressionante notar tal frenesi que inclusive foi muito comentado por
críticos na época, em resenhas publicadas nos principais jornais britânicos.
No “set list” desse momento do filme, executa-se as músicas: “Tell me Why”, If I Fell (desta vez mais a ver com o arranjo original, eletrizada com guitarras); “I Should Have Know Better (de novo, também); She Loves You e “A Hard Day’s Night”, fecha a sequência e o filme.
No “set list” desse momento do filme, executa-se as músicas: “Tell me Why”, If I Fell (desta vez mais a ver com o arranjo original, eletrizada com guitarras); “I Should Have Know Better (de novo, também); She Loves You e “A Hard Day’s Night”, fecha a sequência e o filme.
Gosto
bastante da fotografia em PB (assinada por Gilbert Taylor), com bastante
contraste. É muito anos sessenta; tem tudo a ver com o então “novo” cinema britânico que já citei anteriormente quando
falei sobre Tony Richardson e tem a ver também com a Nouvelle Vague francesa, sem
dúvida alguma.
Ao comentar sobre as
músicas em si, o som dessa fase dos Beatles foi permeado pelo Rock’n' Roll em
estado bruto e com total influência do Rock cinquentista norte-americano e daí, veio
por tabela a raiz do Blues, naturalmente. Porém houve também muita influência do
R’n’B, igualmente americanizado, além de ritmos britânicos como Jambalaya e
Skiffle, bem populares nos anos cinquenta na Inglaterra e que certamente influenciou a banda.
Doses generosas de música Folk em geral e o cancioneiro britânico e europeu dos anos trinta a cinquenta do século passado, também fizeram parte dessa receita, além de uma surpreendente latinidade de viés sulamericano e hispânico, sobretudo, visto haver uma pitada de bolero nesse bolo.
E para fechar, o Pop Rock típico dessa metade de década de sessenta e que era chamado pejorativamente como: “Bubblegum”, ou seja, música com refrães “pegajosos” que literalmente eram concebidas para grudar na memória das pessoas, a provocar-lhes propositalmente, a vontade para cantarolá-las, assoviá-las etc. E nesse quesito, os Beatles tiveram a felicidade de criar músicas muito eficazes nessa fase inicial da carreira, ao ajudar a alavancar a sua fama. Sem esse impulso inicial tão certeiro, e sem a fama que ganhou, não seria possível ter tido a oportunidade para obter a segunda fase na carreira, quando após 1966, tornaram-se também artistas muito mais profunda sob o ponto de vista da criação e assim, a legar-nos uma obra mais robusta, com consistência suficiente para eternizá-los na história do Rock e da música em geral.
Doses generosas de música Folk em geral e o cancioneiro britânico e europeu dos anos trinta a cinquenta do século passado, também fizeram parte dessa receita, além de uma surpreendente latinidade de viés sulamericano e hispânico, sobretudo, visto haver uma pitada de bolero nesse bolo.
E para fechar, o Pop Rock típico dessa metade de década de sessenta e que era chamado pejorativamente como: “Bubblegum”, ou seja, música com refrães “pegajosos” que literalmente eram concebidas para grudar na memória das pessoas, a provocar-lhes propositalmente, a vontade para cantarolá-las, assoviá-las etc. E nesse quesito, os Beatles tiveram a felicidade de criar músicas muito eficazes nessa fase inicial da carreira, ao ajudar a alavancar a sua fama. Sem esse impulso inicial tão certeiro, e sem a fama que ganhou, não seria possível ter tido a oportunidade para obter a segunda fase na carreira, quando após 1966, tornaram-se também artistas muito mais profunda sob o ponto de vista da criação e assim, a legar-nos uma obra mais robusta, com consistência suficiente para eternizá-los na história do Rock e da música em geral.
Sobre essa
última música e que tem título homônimo ao filme, foi através de uma inspiração
de Ringo Starr que surgiu a ideia primordial para a canção e creio, definiu o
mote para o filme. De fato, “a noite de um dia duro” caiu como uma luva para
roteirizar um filme permeado por um dia inteiro na rotina dos Beatles, e com
muita ação; música e humor.
E foi
providencial também, pois até surgir a canção, a ideia inicial seria que o filme chamasse-se: “Beatlemania”. Não teria sido uma má ideia em princípio, mas acredito
que, “A Hard Day’s Night", caiu bem melhor, ao conferir-lhe um sentido mais artístico e
dessa forma extrair o aspecto meramente documental que o outro título poderia sugerir.
Então, quando o filme foi lançado em Londres, em julho de 1964, foi um estouro tão grande, que só fez aumentar a avalanche que a banda já causava pela explosão radiofônica de suas músicas; o barulho da imprensa, a gritaria das fãs etc.
Então, quando o filme foi lançado em Londres, em julho de 1964, foi um estouro tão grande, que só fez aumentar a avalanche que a banda já causava pela explosão radiofônica de suas músicas; o barulho da imprensa, a gritaria das fãs etc.
Seis canções
foram compostas especialmente para o filme, mas para rechear o LP, outras foram
inclusas, e assim, o LP “A Hard Day’s Night" extrapolou a ideia de ser uma
trilha de filme apenas, para entrar para a discografia da banda, como um álbum
oficial.
O lançamento
do filme foi um estrondo em Londres, com a avant première a contar com a presença da princesa,
Margaret, na plateia.
Em
Liverpool, a cidade dos rapazes, cem mil pessoas fizeram um cortejo até o
aeroporto para recebê-los, além da homenagem oficial prestada pelo prefeito da
cidade. 1964 e boom
!
The Beatles
não era mais um objeto de idolatria fomentada pela Beatlemania, somente entre os jovens ingleses, mas havia tornado-se um fenômeno mundial consolidado e o filme em si, foi apenas mais uma bola de neve a
descer montanha abaixo, por que a avalanche apresentara várias motivações para ter
ocorrido e não uma apenas.
Um ano depois, e a parceria entre Beatles e Richard Lester seria feliz mais uma vez, mas essa outra história eu conto em outra resenha. Logo mais, falo sobre uma situação de perigo em que eles se envolveram, quando soltaram o grito de... Socorro!
Cabe acrescentar que entre todos os títulos ridículos que os programadores de cinema no Brasil, inventaram para filmes em língua estrangeira, este foi um dos mais bizarros e infelizes da história. Ocorre que uma parte da mídia brasileira da época, seguramente a parte mais popularesca e ignorante, inventou o termo: "Iê-iê-iê, para designar o Rock'n' Roll, como uma forma simplória e completamente fora da realidade, baseada em sua percepção prosaica de que a expressão: "yeah", recorrente entre norte-americanos e britânicos, fosse uma espécie de manifestação a representar o estilo musical que professavam os seus artistas.
Segundo consta na história, e isso é verdade, John Lennon recebeu uma cópia do LP "A Hard Day's Night", prensado no Brasil, com a inscrição em português: "Os Reis do Iê-Iê-Iê" e ao perguntar o significado daquilo em inglês, Lennon ficou estupefato com a resposta e simplesmente respondeu com uma única palavra: "ridículo". De fato, concordo inteiramente com ele.
Como já mencionei, en passant, o filme fez um sucesso retumbante nas salas de cinema do mundo inteiro.E a crítica pareceu ter entendido a proposta do filme, em linhas gerais, a realçar tratar-se de uma produção leve e a conter uma dose de humor a contrabalançar os números musicais, notadamente a intenção primordial do filme. Eis algumas opiniões publicadas na ocasião: -"Os Beatles são retratados como jovens simpáticos que são assolados pela sua fama brutal, e na verdade, querem apenas viver em paz, sem esse assédio todo". -"Trata-se de uma sátira à própria Beatlemania". Concordo, tais colocações contiveram fundamento.
Sobre o elenco de apoio, além dos que já foram citados, é preciso acrescentar: o roadie dos Beatles na vida real, Mal Evans, figura recorrente em todos os filmes que o grupo produziu, e que aparece certamente nesta obra, no entanto, de uma forma bem discreta, quase imperceptível, em uma cena onde está a carregar instrumentos, dentro do vagão do trem. E mais: Norman Rossington (como Norm, o agente dos Beatles e fica a pergunta, Brian Epstein foi convidado a interpretar a si mesmo ou simplesmente descartou a hipótese por timidez?), John Junkin (como "Shake", Road Manager da banda), Victor Spinetti (como o diretor do programa de TV, onde a banda apresenta-se e que também participaria com maior destaque, inclusive, do filme posterior dos Beatles, "Help"), Anna Quayle (como Millie), Deryck Guyler (como o sargento da polícia), Richard Vernon (como Johnson, um passageiro do trem), Edward Malin (como um garçom do hotel), Robin Ray (como um produtor de TV), Lionel Blair (como o coreógrafo da TV), Allison Seebohn (secretária) e outros.
Roteiro escrito por Alun Owen. Produção de Walter Shenson. Direção de Richard Lester. Foi lançado em julho de 1964. Naturalmente que o filme chegou com relativa rapidez ao circuito da TV aberta, na época, e a destacar-se que a TV a cabo ainda nem existia. Portanto, foi exibido com muitas reprises ainda nos anos sessenta e a postergar a sua presença até os anos setenta, com frequência, certamente. Em meu caso particular, lembro-me de ter assistido pela primeira vez em 1969, mas seguramente que já estava a ser reprisado desde bem antes. Posteriormente, foi exibido com certeza em canais da TV a cabo e relacionado em mostras a ver com o Rock, anos sessenta em geral, contracultura ou especificamente em mostras temáticas a envolver os Beatles.
Bem, no campo dos produtos caseiros de alto consumo, é óbvio que o filme foi lançado em todas as plataformas possíveis. da fita VHS, a passar pelo Laser-Disc, DVD e Blu-Ray e em cada uma dessas plataformas, a conter relançamentos com extras e atrativos de merchandising, inseridos em Kits especialmente concebidos para colecionadores. Na Internet, por ser um produto totalmente cercado por normas restritivas sob o ponto de vista comercial e do direito autoral, é difícil achar uma cópia integral e gratuita no YouTube. Mas a driblar restrições, eis que em portais como Vimeo e Dailymotion, mantém-se o filme em cartaz nestes dias de 2016.
Esta resenha foi revista e ampliada para fazer parte do livro: "Luz; Câmera & Rock'n Roll". Está disponível para a leitura através do seu volume I, a partir da página 344.
Um ano depois, e a parceria entre Beatles e Richard Lester seria feliz mais uma vez, mas essa outra história eu conto em outra resenha. Logo mais, falo sobre uma situação de perigo em que eles se envolveram, quando soltaram o grito de... Socorro!
Cabe acrescentar que entre todos os títulos ridículos que os programadores de cinema no Brasil, inventaram para filmes em língua estrangeira, este foi um dos mais bizarros e infelizes da história. Ocorre que uma parte da mídia brasileira da época, seguramente a parte mais popularesca e ignorante, inventou o termo: "Iê-iê-iê, para designar o Rock'n' Roll, como uma forma simplória e completamente fora da realidade, baseada em sua percepção prosaica de que a expressão: "yeah", recorrente entre norte-americanos e britânicos, fosse uma espécie de manifestação a representar o estilo musical que professavam os seus artistas.
Segundo consta na história, e isso é verdade, John Lennon recebeu uma cópia do LP "A Hard Day's Night", prensado no Brasil, com a inscrição em português: "Os Reis do Iê-Iê-Iê" e ao perguntar o significado daquilo em inglês, Lennon ficou estupefato com a resposta e simplesmente respondeu com uma única palavra: "ridículo". De fato, concordo inteiramente com ele.
Como já mencionei, en passant, o filme fez um sucesso retumbante nas salas de cinema do mundo inteiro.E a crítica pareceu ter entendido a proposta do filme, em linhas gerais, a realçar tratar-se de uma produção leve e a conter uma dose de humor a contrabalançar os números musicais, notadamente a intenção primordial do filme. Eis algumas opiniões publicadas na ocasião: -"Os Beatles são retratados como jovens simpáticos que são assolados pela sua fama brutal, e na verdade, querem apenas viver em paz, sem esse assédio todo". -"Trata-se de uma sátira à própria Beatlemania". Concordo, tais colocações contiveram fundamento.
Sobre o elenco de apoio, além dos que já foram citados, é preciso acrescentar: o roadie dos Beatles na vida real, Mal Evans, figura recorrente em todos os filmes que o grupo produziu, e que aparece certamente nesta obra, no entanto, de uma forma bem discreta, quase imperceptível, em uma cena onde está a carregar instrumentos, dentro do vagão do trem. E mais: Norman Rossington (como Norm, o agente dos Beatles e fica a pergunta, Brian Epstein foi convidado a interpretar a si mesmo ou simplesmente descartou a hipótese por timidez?), John Junkin (como "Shake", Road Manager da banda), Victor Spinetti (como o diretor do programa de TV, onde a banda apresenta-se e que também participaria com maior destaque, inclusive, do filme posterior dos Beatles, "Help"), Anna Quayle (como Millie), Deryck Guyler (como o sargento da polícia), Richard Vernon (como Johnson, um passageiro do trem), Edward Malin (como um garçom do hotel), Robin Ray (como um produtor de TV), Lionel Blair (como o coreógrafo da TV), Allison Seebohn (secretária) e outros.
Roteiro escrito por Alun Owen. Produção de Walter Shenson. Direção de Richard Lester. Foi lançado em julho de 1964. Naturalmente que o filme chegou com relativa rapidez ao circuito da TV aberta, na época, e a destacar-se que a TV a cabo ainda nem existia. Portanto, foi exibido com muitas reprises ainda nos anos sessenta e a postergar a sua presença até os anos setenta, com frequência, certamente. Em meu caso particular, lembro-me de ter assistido pela primeira vez em 1969, mas seguramente que já estava a ser reprisado desde bem antes. Posteriormente, foi exibido com certeza em canais da TV a cabo e relacionado em mostras a ver com o Rock, anos sessenta em geral, contracultura ou especificamente em mostras temáticas a envolver os Beatles.
Bem, no campo dos produtos caseiros de alto consumo, é óbvio que o filme foi lançado em todas as plataformas possíveis. da fita VHS, a passar pelo Laser-Disc, DVD e Blu-Ray e em cada uma dessas plataformas, a conter relançamentos com extras e atrativos de merchandising, inseridos em Kits especialmente concebidos para colecionadores. Na Internet, por ser um produto totalmente cercado por normas restritivas sob o ponto de vista comercial e do direito autoral, é difícil achar uma cópia integral e gratuita no YouTube. Mas a driblar restrições, eis que em portais como Vimeo e Dailymotion, mantém-se o filme em cartaz nestes dias de 2016.
Esta resenha foi revista e ampliada para fazer parte do livro: "Luz; Câmera & Rock'n Roll". Está disponível para a leitura através do seu volume I, a partir da página 344.
Legal!!!!
ResponderExcluirQue legal que apreciou, Cida !!
ExcluirEstou feliz por sua visita ao Blog e manifestação positiva !!
Grande abraço !
Legal por poder conhecer este outro lado dos acontecimentos!
ResponderExcluirMas que maravilha que a resenha lhe proporcionou conhecer curiosidades dos bastidores do filme !!
ExcluirGrato pela visita e manifestação sempre bem vinda, amiga Lourdes !
Ótimo!
ResponderExcluirQue legal que gostou, amigo Kim !!
ExcluirEstou feliz por sua visita e manifestação sempre positiva aqui no Blog, fora o apoio nas Redes Sociais.
Abraço !!