A Chave do Sol não
foi a primeira banda de Rock em minha trajetória pessoal, mas foi a
primeira em que senti-me apto a lutar pelo meu sonho primordial, em condições
de pleitear chegar a um patamar alto, nesse objetivo.
Tal afirmativa se faz melhor compreendida ao considerar-se que o Boca do Céu, a minha primeira banda, era incipiente por ser
formada por membros em absoluto início de carreira, e dessa forma, não reunia
assim condições mínimas para aventurar-se em um patamar profissional, mesmo quando
em meio aos seus esforços e progressos visíveis, melhorou muito com o decorrer
do tempo. Ali, o que mais
contou foi o sonho de "chegar "lá", ao construir uma carreira
sólida, e um legado artístico eterno, mas tecnicamente a falar, a banda não
reunia subsídios para tal (deixo a ressalva de que se fosse um ideal de
todos, poderíamos ter crescido juntos, e a banda ter chegado em um ótimo nível de
qualidade, é claro).
Portanto, é evidente que guardo com imenso carinho a lembrança dessa banda,
pelo seu fator desbravador incrível, e pela energia fantástica gerada pelo
sonho em ser um artista consagrado, ao ponto de deixar o nome assegurado na história.
O Língua de Trapo,
foi uma banda que chegou merecidamente à essa fama, mas há dois aspectos sobre
tal trabalho: primeiro e primordial para a minha trajetória pessoal, não foi a banda de Rock que eu
sonhara ter. Aliás, nem era uma banda de Rock. E segundo, apesar de adorá-la e
ter muito orgulho de ter feito parte dela, como membro, e em duas passagens, é bom frisar, não
representou a concretização de meu sonho primordial.
O Terra no Asfalto representou uma escola intensiva para a minha formação. Através dessa
banda, eu consegui libertar-me de minha condição de um mero instrumentista iniciante, e
dei um salto técnico vertiginoso como músico, que decididamente preparou-me para buscar enfim
uma carreira na música e no Rock, em específico. Todavia, foi uma pena, pois apesar de ter sido uma banda por onde passaram guitarristas fantásticos; um tremendo tecladista,
ótimos bateristas e vocalistas bons, nem mesmo com esse excepcional material humano, tal banda nunca teve nenhuma intenção de fazer nada
além de tocar covers pela noite paulistana, portanto, orgulho-me e sou agradecido ao extremo
por ter tocado com essa banda, mas ela só serviu-me, na prática, como uma escola
viva de Rock.
Então aonde quero
chegar é que na minha história, tais experiências pregressas são muito
queridas e importantes na minha formação, mas foi efetivamente com A Chave do Sol, que eu realmente
cheguei ao ponto de resgatar o sonho primordial, acalentado em 1976, e iniciado com o Boca do Céu, ao
formar uma banda de Rock autoral, e cercada dos mais belos ideais do Rock.
Em seus primórdios, A Chave do Sol nasceu sem grandes preocupações mercadológicas, portanto, no meio de um vulcão que emitia larva antagônica a dilacerar-nos em termos estéticos, a verdade é que não preocupávamo-nos nem um pouco com isso, em princípio, bem entendido. Em 1982, o cenário era forjado pela estética do Pós-Punk a comandar o mundo do Rock mainstream (e que perdurou pela década de oitenta inteira, praticamente), e grande parte do underground, também. Portanto, ao criarmos uma banda ainda sob valores sessenta-setentistas nítidos, fomos no mínimo, imprudentes. Porém, orgulho-me muito desse movimento inicial ter sido feito sob essa pureza de propósitos. Vibrávamos ainda sob a égide Woodstockeana de Jimi Hendrix e seus pares sessenta-setentistas, e assim foram os nossos primeiros momentos, tanto nos primeiros shows, quanto na criação de nossas primeiras composições.
Eu e Rubens Gióia demos esse pontapé inicial por volta de julho de 1982, e após uma tentativa frustrada para arregimentar um primeiro baterista, logo a seguir, convocamos, Zé Luiz Dinola, que encaixou-se como uma luva em nossa banda. Tal defasagem de uns poucos dias, não tira o seu posto de cofundador da banda, de forma alguma, e assim considero-o, é lógico. Da loucura de fazer o primeiro show com um vocalista famoso contratado (Percy Weiss), até a entrada de uma joia bruta como Verônica Luhr, tudo foi empolgação, vibração, e eu senti-me de novo nos anos setenta, a sonhar em ter uma banda de Rock nos mesmos moldes das que apreciava e amava, ou seja: a nata do Rock 1960-1970 a desfilar em meu imaginário juvenil como um ideário, só que nesse momento, foi real, eu tive uma banda em condições de brigar por um lugar no patamar do Rock profissional...
Em seus primórdios, A Chave do Sol nasceu sem grandes preocupações mercadológicas, portanto, no meio de um vulcão que emitia larva antagônica a dilacerar-nos em termos estéticos, a verdade é que não preocupávamo-nos nem um pouco com isso, em princípio, bem entendido. Em 1982, o cenário era forjado pela estética do Pós-Punk a comandar o mundo do Rock mainstream (e que perdurou pela década de oitenta inteira, praticamente), e grande parte do underground, também. Portanto, ao criarmos uma banda ainda sob valores sessenta-setentistas nítidos, fomos no mínimo, imprudentes. Porém, orgulho-me muito desse movimento inicial ter sido feito sob essa pureza de propósitos. Vibrávamos ainda sob a égide Woodstockeana de Jimi Hendrix e seus pares sessenta-setentistas, e assim foram os nossos primeiros momentos, tanto nos primeiros shows, quanto na criação de nossas primeiras composições.
Eu e Rubens Gióia demos esse pontapé inicial por volta de julho de 1982, e após uma tentativa frustrada para arregimentar um primeiro baterista, logo a seguir, convocamos, Zé Luiz Dinola, que encaixou-se como uma luva em nossa banda. Tal defasagem de uns poucos dias, não tira o seu posto de cofundador da banda, de forma alguma, e assim considero-o, é lógico. Da loucura de fazer o primeiro show com um vocalista famoso contratado (Percy Weiss), até a entrada de uma joia bruta como Verônica Luhr, tudo foi empolgação, vibração, e eu senti-me de novo nos anos setenta, a sonhar em ter uma banda de Rock nos mesmos moldes das que apreciava e amava, ou seja: a nata do Rock 1960-1970 a desfilar em meu imaginário juvenil como um ideário, só que nesse momento, foi real, eu tive uma banda em condições de brigar por um lugar no patamar do Rock profissional...
Subimos de uma forma surpreendente para uma banda iniciante e desconhecida, e
logo estávamos a tocar nas casas noturnas mais sofisticadas de São Paulo,
para conviver com ídolos setentistas que tínhamos desde a década anterior, além da turma emergente do movimento "BR Rock
1980's" em voga. Se tivéssemos tido
a sorte de algum produtor achar-nos nessa fase, tudo teria sido diferente.
Provavelmente teríamos contrariado-nos muito na época com a interferência
brutal em nosso som e visual; teríamos chorado no salão de barbeiro ao ver as
nossas longas cabeleiras setentistas a ser cortadas impiedosamente, mas com uma
cantora sensacional como foi a Verônica Luhr, em nosso time, o potencial "Pop" que tivemos, foi imenso.
Entretanto, isso não aconteceu e o nosso primeiro "boom" na carreira, ocorreu
somente quando a primeira oportunidade para tocar ao vivo em um programa de TV, ocorreu em
julho de 1983, na formação de um Power-Trio. Demos muita sorte
pois tal programa, chamado: "A Fábrica do Som" fora democrático ao
extremo. Sem o odioso jabá mafioso por trás, ali, artistas desconhecidos como
nós tiveram chances concretas para mostrar o trabalho, e mais que isso, o público
padrão que lotava as dependências do teatro Sesc Pompeia, onde ocorriam as
gravações de tal programa, não era formado pela "intelligentzia" do
Pós-Punk em voga, portanto, em meio à Hippies; "Bichos-Grilo", seguidores de Raul Seixas & Freaks defasados em geral, o nosso som ainda
pleno de signos setentistas foi ovacionado espontaneamente e aí, tivemos o
nosso primeiro impulso a tirar-nos do anonimato.
Mais convites para
fazer TV; o portfólio a crescer vertiginosamente e a perspectiva de um disco a ser lançado, enfim. Eu já havia
gravado antes em estúdio, mas a sensação de possuir finalmente o primeiro disco de uma
banda minha, autoral e de Rock, foi indescritível nesse momento ocorrido em
1984.
Mas aí nesse ponto, já estávamos na luta, e as preocupações menos pueris e sonhadoras em contentar-se com tal esplendor de ter realizado um sonho acalentado, já não podiam nortear os passos e as preocupações, com o gerenciamento da carreira a colocar-nos em outros questionamentos. E nesses termos, estarmos atentos aos movimentos do tabuleiro da cena artística, fizeram-se mister. Já não havia nenhuma possibilidade de retroagirmos e abraçarmos uma estética que não gostávamos, mas que dava as cartas daquela atualidade, portanto, as nossas esperanças colocaram-se nos boatos de que uma outra estética, que igualmente não apreciávamos, mas seria um pouco mais confortável para nós, pois supostamente teria chances na mídia e indústria fonográfica doravante, e seguramente isso ocorreria logo após a realização do festival Rock in Rio em 1985.
Mas aí nesse ponto, já estávamos na luta, e as preocupações menos pueris e sonhadoras em contentar-se com tal esplendor de ter realizado um sonho acalentado, já não podiam nortear os passos e as preocupações, com o gerenciamento da carreira a colocar-nos em outros questionamentos. E nesses termos, estarmos atentos aos movimentos do tabuleiro da cena artística, fizeram-se mister. Já não havia nenhuma possibilidade de retroagirmos e abraçarmos uma estética que não gostávamos, mas que dava as cartas daquela atualidade, portanto, as nossas esperanças colocaram-se nos boatos de que uma outra estética, que igualmente não apreciávamos, mas seria um pouco mais confortável para nós, pois supostamente teria chances na mídia e indústria fonográfica doravante, e seguramente isso ocorreria logo após a realização do festival Rock in Rio em 1985.
Para tal aposta, incutimos na mente que precisávamos de um vocalista com uma maior possibilidade de empreender um estilo de canto forte e presença de palco. E lá fomos nós
a buscar chance, de uma forma frenética... veio assim, Chico Dias, um garoto gaúcho que
tinha potencial mas muito imaturo, não suportou a responsabilidade. Demos sorte e logo a
seguir, um dos maiores expoentes da cena pesada estava disponível, e logo veio trabalhar
conosco.
O som ficou pesado
demais e corremos riscos com tal orientação inteiramente nova em nosso
direcionamento artístico. E de fato, gravamos um novo disco a seguir, e três
fatos ocorreram: a onda pesada que insinuara se tornar a nova moda no Brasil,
simplesmente não aconteceu; os fãs antigos não acompanharam o novo som e a bronca
sobrou para Fran Alves, um grande cantor que foi injustamente vilipendiado.
E os adeptos dessas sonoridades pesadas não enxergavam-nos como um membro da
sua "turma"... portanto, não angariamos novos fãs e desagradamos os
antigos...
Mais uma rápida e
radical mudança, quando saiu Fran Alves e entrou, Beto Cruz. Com ele, a proposta pelo
Hard-Rock mais ameno e a mirar no Pop radiofônico passou a ditar o nosso rumo ao final
de 1985.
Tal fase levou-nos para outro patamares, é verdade. Um grande contingente de novos fãs agregaram-se e como resultado, essa fase forma, ao lado da fase do trio versado pelos longos temas instrumentais e setentistas, as duas mais queridas pelos fãs do trabalho em geral. A ascensão foi enorme; as chances multiplicam-se, os shows não só lotavam, mas superlotavam, bateram recordes de público em teatros, casas noturnas e festivais de grande porte. O portfólio não parou de crescer...
Tal fase levou-nos para outro patamares, é verdade. Um grande contingente de novos fãs agregaram-se e como resultado, essa fase forma, ao lado da fase do trio versado pelos longos temas instrumentais e setentistas, as duas mais queridas pelos fãs do trabalho em geral. A ascensão foi enorme; as chances multiplicam-se, os shows não só lotavam, mas superlotavam, bateram recordes de público em teatros, casas noturnas e festivais de grande porte. O portfólio não parou de crescer...
O telefone já tocava espontaneamente nessa fase, e sempre a trazer-nos oportunidades, cada
vez maiores.
Surgiu no horizonte um escritório de empresários a insinuar-se com porte e a possuir bons contatos. Estávamos a explodir, e o "momentum" só precisava ser agarrado por mãos experientes que fizessem dele, o passaporte para voos maiores...
Entretanto, tais mãos em que depositamos as nossas esperanças, foram inábeis, e o "momentum" escapou pelos dedos...
Surgiu no horizonte um escritório de empresários a insinuar-se com porte e a possuir bons contatos. Estávamos a explodir, e o "momentum" só precisava ser agarrado por mãos experientes que fizessem dele, o passaporte para voos maiores...
Entretanto, tais mãos em que depositamos as nossas esperanças, foram inábeis, e o "momentum" escapou pelos dedos...
Dali em diante, só restara-nos retomar o fio da meada perdida, e parecia algo fácil... tínhamos muitos fãs espalhados pelo
Brasil inteiro; o respeito da mídia, credibilidade musical e artística.
Porém, outras portas fecharam-se à nossa frente, e isso trouxe o desânimo, a desconfiança e o cansaço. Tais fatores nocivos abriram o campo para sentimentos pessoais em torno de contrariedades e o emocional da banda pôs-se a ser minado. O nosso baterista, José Luiz Dinola, não aguentou a pressão desses tempos e anunciou a sua saída da banda. Mais uma duro golpe, aliás, uma amputação ao meu ver.
Porém, outras portas fecharam-se à nossa frente, e isso trouxe o desânimo, a desconfiança e o cansaço. Tais fatores nocivos abriram o campo para sentimentos pessoais em torno de contrariedades e o emocional da banda pôs-se a ser minado. O nosso baterista, José Luiz Dinola, não aguentou a pressão desses tempos e anunciou a sua saída da banda. Mais uma duro golpe, aliás, uma amputação ao meu ver.
O último esforço
foi empreendido e um LP gravado e lançado ao final de 1987, mas tudo findou-se
em uma noite marcada pelas desavenças geradas por mal-entendidos, e com o perdão do clichê
surrado, o nosso sonho acabou...
O meu não, continuei a persegui-lo em outros trabalhos e de fato, eu pude recuperar a pureza dos anseios de minha adolescência, vivida nos anos setenta, através do Sidharta e da Patrulha do Espaço, muitos anos depois.
No entanto, a comentar sobre A Chave do Sol, sim, próximo das festas de natal e reveillon de 1987, esteve tudo acabado...
Orgulho-me muito desse trabalho e dessa banda, por tudo que já expus amplamente. Lamento o fim abrupto, com enorme prejuízo emocional para todos. E claro que muito emociona-me ter a amizade restabelecida com o Rubens Gióia, conforme eu já contei, e ter um ótimo relacionamento de amizade com Zé Luiz Dinola e Beto Cruz, igualmente.
Percy Weiss (apesar da sua curtíssima passagem pela banda), e Fran Alves, não estão mais entre nós, infelizmente. Verônica Luhr, e Chico Dias, não os vi mais, desde que saíram da banda em suas respectivas épocas.
O meu não, continuei a persegui-lo em outros trabalhos e de fato, eu pude recuperar a pureza dos anseios de minha adolescência, vivida nos anos setenta, através do Sidharta e da Patrulha do Espaço, muitos anos depois.
No entanto, a comentar sobre A Chave do Sol, sim, próximo das festas de natal e reveillon de 1987, esteve tudo acabado...
Orgulho-me muito desse trabalho e dessa banda, por tudo que já expus amplamente. Lamento o fim abrupto, com enorme prejuízo emocional para todos. E claro que muito emociona-me ter a amizade restabelecida com o Rubens Gióia, conforme eu já contei, e ter um ótimo relacionamento de amizade com Zé Luiz Dinola e Beto Cruz, igualmente.
Percy Weiss (apesar da sua curtíssima passagem pela banda), e Fran Alves, não estão mais entre nós, infelizmente. Verônica Luhr, e Chico Dias, não os vi mais, desde que saíram da banda em suas respectivas épocas.
Ficou o legado...
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