domingo, 5 de fevereiro de 2012

Lixo Musical Deriva do Lixo Educacional - Por Luiz Domingues

Você liga o rádio e quase todas as estações estão a executar música de baixa qualidade. Na programação das TV's abertas, o fenômeno repete-se e agora espalha-se também pelos canais pagos, sob a justificativa de que uma nova classe C, emergente, surgiu e começou a acessar esse tipo de serviço (e que fique muito claro que eu sou a favor da inclusão social e ascensão das classes menos favorecidas às melhores condições sócio-econômicas, não é esse o ponto que crítico, aliás, muito longe disso). 
 
Então, por ser uma luta inglória e que fatiga, acostuma-se com a ideia de que isso é tendência normal, já que a audiência é que dita a grade de tais veículos. 
 
Agora, analisemos: o que tem em comum os veículos de comunicação neste país? Quase todas as emissoras radiofônicas estão nas mãos de políticos, ou seja, os mesmos que pouco ou nada nada fazem, seja no legislativo ou executivo, para melhorar as condições da educação e cultura no Brasil. Coincidência?
O fato de termos um nível educacional péssimo e baixíssimos investimentos na cultura, naturalmente gera uma consequência e dela aproveitam-se, pois ao usar a ignorância como desculpa, difundem essa subcultura musical, ad nauseam em suas estações, ao causar esse estrago conhecido e a encher os seus bolsos com essa venda de uma arte muito discutível. 
 
Sendo assim, como esperar que esse panorama melhore? Choramingar espaços para artistas injustiçados que a despeito de seu talento e qualidade, nunca irão tocar nas rádios e que jamais aparecerão em programas de populares de TV, é perda de tempo.


Porquê abririam espaço para artistas que o povo "não quer ver” ? A desculpa mercadológica está na ponta da língua...
 
E por se tratar de empresas comerciais que visam lucros, como podemos exigir que tirem de sua programação o material duvidoso que exibem, para colocar artistas com proposta "antipopular", que lhes proporcione a diminuição da audiência e consequentemente, os façam perder patrocinadores? O povo quer "pão e circo”... isso parece ser um preceito bem antigo que eles não ousam mudar, não é?
Então, surge a ideia de se criar fomentos para estimular a cultura e através de isenção de impostos, empresas podem patrocinar artistas de todos os ramos e vertentes. Esse tipo de dispositivo é genial, em tese. 
 
Em países como a Suécia, por exemplo, esse tipo de Lei funciona muito bem. Uma banda de Rock iniciante, por exemplo, pode usar desse incentivo fiscal para fazer um show bem produzido, com equipamento, estrutura e divulgação profissionais. Então não é a lei Rouanet que esteja errada, aliás, ela ajuda muito e em nada onera os cofres públicos, a despeito das mentiras deslavadas que opositores espalham sobre o seu funcionamento, para confundir a população.
 
Então, de volta ao problema da difusão, a questão da baixíssima qualidade da música que se veicula, que é massacrantemente difundida ao povo, é na verdade fruto de um esquema comercial, do qual todos saímos a perder, até os "marqueteiros" que lucram com esse material ruim, pois um dia haverão de sofrer com as consequências de tais atos por eles perpetrados, em algum aspecto futuro, que seja consequência desse desmando educacional e cultural fomentado por eles mesmos.
Como esperar que um cidadão desassistido, possa gostar de ouvir ou produzir arte sob um nível superior, se seu cérebro não se desenvolveu, graças à subnutrição que grassa, violência, miséria e analfabetismo? 
 
E dá-lhe, música ruim, alimentada com o nível das suas letras a conter insinuações de baixo calão que invariavelmente é o que ele consegue entender e se identificar por analogia. 
 
Por isso, não critico artistas que praticam tais gêneros popularescos pois esses artistas estão na defesa de seu sonho de se tornarem ricos e famosos através da música e esse sonho é válido como meta pessoal de cada um. 
 
Os grandes vilões desse estrato de baixo nível, são os que exploram a miséria educacional e cultural deste país e que invariavelmente
A bolacha vende mais por que é mais fresquinha ou está sempre fresquinha por que vende mais? Esse bordão publicitário que fez muito sucesso décadas atrás, parece se encaixar nessa questão.
Matéria publicada inicialmente no Blog Planet Polêmica em 2011 e reproduzida no Blog Pedro da Veiga, no mesmo ano.

2 comentários:

  1. Obrigado, Juma ! Realmente eu acho que o governo é o grande culpado pelo status quo de baixo nível cultural no nosso país, por não promover como deveria, educação e cultura, apropriadamente.

    Obrigado pela atenção e carinho no comentário !

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