sábado, 9 de novembro de 2019

A Expansão Bem Vinda - Por Luiz Domingues


Penso que em uma megalópole da dimensão de São Paulo, a expansão da malha metroviária ainda está muito aquém da necessidade que a cidade necessita realmente. 

Ao pensar na malha metroviária como um todo, o atraso de uma obra que iniciou-se apenas em 1968, mas que na verdade já era planejada desde 1928, gerou um prejuízo sem tamanho, em todos os sentidos. Inaugurado em 1974, com uma tímida linha, apenas, foi somente no decorrer dos anos 1980, que se viu a chegada de uma segunda linha e sendo assim, apenas no início dos anos noventa, foi que surgiu a terceira e bastante incompleta. Para pensar-se em expandir as três linhas então existentes e criar novas, demorou-se ainda mais. Hoje em dia, 2019, são seis linhas, com uma delas ainda a faltar uma estação e duas em novas dessas, em processo de construção. Há planos para a a expansão de duas já existentes e plano para mais duas a sair do papel, em breve.

Penso que gestão pública e mobilidade são questões que deveriam estar à frente das prioridades, dado o tamanho da metrópole e além do mais, já passou da hora de haver a expansão para as diversas cidades acopladas à capital e que formam a colossal região da "grande São Paulo". 

Uma dessas novas linhas que está para sair do papel e entrar na fase de obras, ligará a capital à três cidades do grande ABC. Ótimo, até que enfim. A ligação com Guarulhos e Osasco, em outros quadrantes faz-se mister, igualmente. Isso sem contar que a expansão de mais linhas na capital são urgentíssimas.


No entanto, sem pensar em partidarização/ideologia, vejo com bons olhos o fato de que as obras estão em andamento e tem havido uma boa vontade do governo estadual em expandir a malha em várias frentes simultâneas. Que assim seja, com mais metrô e menos carros nas ruas! 
    

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