domingo, 15 de março de 2020

Filme: Birth of The Beatles (O Nascimento dos Beatles ou Nasce um Sonho) - Por Luiz Domingues


Uma banda da magnitude dos Beatles, já deveria ter tido uma cinebiografia grandiosa, feita com um orçamento portentoso a garantir uma produção à altura da sua importância na história do Rock, pois a despeito de haver uma série até grande de longas e TV Movies a abordar a biografia da banda (e sob vários pontos da sua trajetória), a verdade é que embora haja tal profusão, não há nenhuma peça dessas lançadas que dignifique de fato, a importância da banda. Um dia, algum abnegado haverá por investir nessa empreitada, assim espero, mas por enquanto (escrevi esta resenha no ano de 2019), e isso abrange um longo período, visto que a banda encerrou atividades em 1970, observamos apenas a existência de algumas películas meramente razoáveis e tal classificação aplica-se a este, “Birth of the Beatles” ("Nasce um Sonho", em português), lançado em 1979. Salvo engano de minha parte, trata-se da primeira tentativa para contar a história da banda e segundo consta nos dados oficiais do grupo, foi a única em que John Lennon pode assistir em vida, visto que ele seria brutalmente assassinado em dezembro de 1980.

Neste caso, o filme teve a proposta em retratar os primeiros tempos da banda, mas não integralmente, visto que a ação do filme inicia-se em 1961, quando começou a ganhar uma pequena notoriedade em meio aos clubes noturnos da sua cidade natal, Liverpool, ao norte da Inglaterra. Sendo assim, suprimiu-se a infância dos seus componentes; o início do interesse dos rapazes pela música, de cada um individualmente; os primeiros esforços (a banda “The Quarrymen”, que foi a semente inicial de tudo) e começa a falar a partir do "Silver Beatles”, nome primordial que a banda usou). 

Não há o que reclamar em termos de fidedignidade da trajetória da banda, no entanto, visto que o roteiro seguiu os acontecimentos cronológicos de 1961 e 1962, principalmente, ou seja, a pequena ascensão local do grupo no âmbito de sua cidade, época em que nem sonhavam com a escalada estratosférica que teriam pouco tempo depois para dominar o planeta inteiro. Nesses termos, mostra a ingenuidade dos rapazes recém saídos da adolescência em meio aos conflitos típicos da idade e a misturar-se com os pequenos dramas pessoais e familiares e leve-se em consideração que George Harrison por ter sido o mais novo, ainda era adolescente, em tese. Daí, mostra-se um pouco da personalidade de cada um, com John Lennon a mostrar-se como o mais impetuoso, e sempre a usar do seu famoso sarcasmo para produzir deboche, em via de regra. 

Nessa fase, o núcleo duro dos “Silver Beatles” foi formado por Lennon (interpretado por Stephen MacKenna); McCartney (interpretado por Rod Culbertson) e Harrison (interpretado por John Altman), a dividir os vocais e tocar guitarras, os três, com o baixo a ser conduzido por Stuart “Stu” Sutcliffle (interpretado por David Nicholas Wilkinson), que decididamente tocava mal, sem muito entusiasmo e a sua estada na banda sustentou-se por dois pilares: por ser amigo pessoal de Lennon e pelo fato de nenhum dos demais querer tocar baixo. E pelo fato, de recrutar-se um baterista chamado, Pete Best (interpretado, por Ryan Michael), que tinha uma boa técnica ao instrumento e por ser bem apessoado, despertava a atenção do público feminino, em tese. 

Há o contraponto nesse aspecto, visto que os Silver Beatles passam a dividir as noites em muitos clubes com uma banda rival, chamada, “Rory Storm and The Hurricanes”, e os seus componentes tornam-se amigos do baterista dessa banda rival, um rapaz que gostava de usar anéis espalhafatosos, chamado, Richard Starkey, apelidado como, “Ringo Starr (interpretado por Ray Ashcroft).

Daí em diante, mostra-se na película, a famosa oportunidade que a banda teve em fazer uma longa turnê por casas noturnas da cidade de Hamburgo, na Alemanha, já a suprimir a palavra “Silver” e assumir-se como “The Beatles”. Com méritos, o filme retrata muitas histórias boas que os rapazes viveram em meio à barra pesada de casas noturnas situadas na zona portuária, portanto, os seus familiares tiveram razão em temer por tal excursão, visto que ali os rapazes tiveram que amadurecer aceleradamente, pois aconteceu de tudo, a envolver o contato direto com a prostituição; drogas; bebedeiras; jogatina; brigas etc. e tal. 

Porém, o aspecto da banda ter adquirido uma substância para enfrentar o sucesso mastodôntico que viria a galope, foi fundamental e isso é mencionado, pois são muitas as cenas da banda a tocar com energia e a viver histórias engraçadas. Outro fato real, o então baixista, Stu Sutcliffle, apaixonara-se por uma fotógrafa alemã, Astrid Kirshherr (interpretada por Alyson Spiro), e gradualmente colocou-se a deixar a banda, com Paul McCartney a assumir o baixo, definitivamente. Pior ainda, e por essa ninguém esperava, Stu estava doente e não sabia, pois mesmo sendo muito jovem, havia contraído um tumor cerebral. 

Apesar dessa parte mais triste, é divertida a cena em que sugere-se que Astrid fora a responsável pela criação do famoso penteado “Beatle”, que com o decorrer do tempo e advento de um maior comprimento de cabelo da parte dos rapazes, tornar-se-ia uma marca registrada do início de sua explosão midiática. No entanto, não passou muito tempo e ele, Stu, teve um derrame cerebral, portanto, esse rapaz, não estava destinado a fazer sucesso com os Beatles, certamente. Outro fator desagradável, um dia a polícia foi avisada que George Harrison era menor de idade e não teve jeito : delegacia; constrangimento e encerramento da turnê alemã para a banda. Porém, como a banda havia gravado um compacto a acompanhar o cantor, Tony Sheridan, que era inglês, porém fazia sucesso na Alemanha, eles não suspeitavam que tal gravação poderia mudar a sua vida, inteiramente. 

Ao voltar para Liverpool, a rotina com shows voltou a ocorrer nos clubes da cidade, com uma escalada de sucesso, mas um dia, o dono de uma loja de discos local, ficou intrigado ao ver que em um único dia, cinco jovens entraram em seu estabelecimento e pediram o compacto a conter a música : “My Bonnie”, com Tony Sheridan & The Beatles. Esse rapaz, chamado, Brian Epstein (interpretado por Brian Jameson), ficou interessado em descobrir o que havia por trás de tal interesse que soou-lhe súbito e decidiu ir ao Cavern Club, uma casa onde os Beatles tocavam regularmente e entusiasmou-se em formular um proposta de empresariar a banda. Desse ponto em diante, mostra-se a atuação dele em levar os rapazes para Londres e tentar a sorte nas gravadoras grandes.

Até aí, foi tudo retratado dentro da biografia (inclusive o episódio da recusa na Decca Records e outros selos, para que finalmente fechassem o acordo com a EMI), embora fique a ressalva de que certos fatos são interpretados sob a ótica parcial de Pete Best, que foi assessor da produção desse filme, portanto, a questão de sua saída, já na porta da banda fazer sucesso. Por que digo isso ? Pelo fato acintoso de que a saída de Pete Best da banda, é retratado com uma boa dose de ressentimento, a mostrar que fora uma armação nada recomendável da parte de Lennon; McCartney e Harrison, por supostamente tal trio ter nutrido ciúmes de Pete, pelo fato dele despertar a atenção das meninas, ao ser considerado o mais “galã” da banda. Talvez esse elemento possa ter pesado na vida real, mas na biografia oficial, consta o fato de que o produtor de estúdio, George Martin, não aprovou a atuação de Pete Best, ao considerá-lo um músico fraco, tecnicamente, e que a sua permanência na formação da banda, colocaria em xeque a consumação do contrato com a gravadora. 

É um horror isso, certamente, também acho, mas as gravadoras agiam com tal mão de ferro nessa época, a controlar absolutamente tudo, portanto, mesmo que fosse (e o foi, de fato), abominável, creio que essa versão da história é mais confiável. E para corroborar tal tese, o produtor, George Martin, também não gostou de Ringo Starr, e no primeiro compacto gravado pela banda, oficialmente, com as músicas : “Love me Do” e ”Please, Please Me”, quem tocou bateria foi um músico de estúdio, chamado : Andy White. No entanto, não foi sugerido que Ringo fosse substituído e ao permanecer na formação, este fez a história aos lado dos outros três.

Então, neste filme, sob a ótica de Pete Best, houve uma reação inconformada da parte dos fãs, sobretudo do público feminino da banda, com a sua saída e a entrada de Ringo Starr, que chegou a ser hostilizado verbalmente e isso contém uma verdade implícita na vida real, mas daí a dizer que fora uma traição dos demais, por ciúmes, creio que forçou uma barra e mostrou o seu ressentimento. Compreensível que ele tenha ficado amargurado, visto que saiu no momento imediatamente anterior à explosão do grupo, e quanto mais a banda ascendeu, nos anos posteriores, não deve ter sido nada fácil para ele observar de fora e de fato, ele nunca conseguiu ter uma notoriedade com outras bandas em que tocou e nem mesmo a sub-fama adquirida por ter sido o baterista da pré-história dos Beatles, ajudou-lhe a galgar degraus.

Ao final, de uma forma acelerada, e um tanto quanto vaga, mostra-se a ascensão nacional, a espalhar-se pela Europa em uma segunda instância e quando em fevereiro de 1964, a banda chegou aos Estados Unidos e apresentou-se no famoso programa de TV, Ed Sullivan Show. Portanto, se a intenção foi focar no período 1961 / 1962, um pouco antes da fama maior começar a explodir, eu acredito que melhor teria sido encerrar o filme no momento em que conheceram George Martin, e no frame final, colocar um letreiro com os caracteres a descrever : “e o restante vocês já sabem o que ocorreu” ou “daí para frente, é a história”, ou qualquer outra frase de efeito sob esse tom. Isso por que não fez sentido mostrar apenas o começo do sucesso e de uma forma tão abrupta, sob aceleração da narrativa. Todavia, como eu já alertei, foi a mão pesada de Pete Best que deve ter insistido nesse rumo, para valorizar o seu vitimismo, e eu sinto muito em ter que dizer isso, mas não consigo imaginar outra hipótese.

Sob o ponto de vista da produção, foi como eu disse logo no início, ou seja, o filme é simples e os Beatles merecem algo muito mais grandioso. Muitos anos depois, um filme mais caprichado, pelo ponto de vista da produção (todavia não pelo seu roteiro), enfocou mais ou menos o mesmo período da história da banda, desta feita a centrar-se sob o prisma do primeiro baixista, Stuart “Stu” Sutcliffle, e a sua relação com a sua bela namorada, Astrid Kirchherr e sobre a sua morte trágica, chamado: “Back Beat”, que analisarei, igualmente). 

A parte musical, esbarrou no dilema que é fazer cinebiografias de mega astros da música, sob a má vontade das editoras que controlam a sua obra com mão de ferro, ou seja, a apresentar dificuldades intransponíveis. Nesses termos, ao não poder fazer uso de fonogramas originais e também pelo fato dos atores não possuir a desenvoltura musical suficiente para tocar ao vivo, o recurso usado foi utilizar os préstimos de uma banda cover especializada e dessas que esmeram-se para imitar até o pensamento da banda verdadeira, portanto, o áudio das partes com música ao vivo, não desaponta, é bem tocado  e contém uma energia interessante, posso afirmar, para retratar ao máximo a fúria juvenil que os Beatles possuíam nesses primórdios, ao tocar em espeluncas, principalmente no ambiente pesado da zona portuária de Hamburgo, na Alemanha. Tal banda cover creditada como responsável por gravar a trilha sonora do filme, chamava-se, “Rain”, uma canção dos Beatles, aliás, muito boa. 

Sobre os atores, não há ninguém muito famoso, mas todos os principais construíram carreira na TV e no cinema britânico, com maior ou menor sucesso. Há o caso de alguns que tiveram participação em outros road movies, como Gary Olsen (interpretou, Rory Storm), que participou de “The Wall”, do Pink Floyd e John Altman (que interpretou, George Harrison) e este participou de “Quadrophenia”, baseado no disco conceitual homônimo, do The Who. 

Os outros atores: Stephen MacKenna (como John Lennon), Robert Culbertson (como Paul McCartney), Ray Ashcroft (como Ringo Starr), John Altman (como George Harrison), Ryan Michael (como Pete Best), David Nicholas Wilkinson (como Stuart "Stu" Sutcliffle), Brian Jameson (como Brian Epstein, Wendy Morgan KKennaly (como Mimi Smith, a tia Mimi de John Lennon, que o criou), Alyson Spiro (como Astrid Kirchherr), Nigel Havens (como George Martin) e outros, de apoio
Logicamente que despertou-se a atenção dos fãs dos Beatles e teve uma boa audiência na TV, visto que tratou-se de um telemovie, isto é, um filme especialmente para a TV. E a crítica foi moderada, a elogiar o trabalho de alguns atores e a trilha sonora, mas também ao não apreciar inteiramente o roteiro, considerado confuso pela parcialidade sob o ponto de vista de Pete Best.
O diretor galês, Richard Marquand, que dirigiu "The Birth of The Beatles"


Dirigido por Richard Marquand, um galês que posteriormente chegou a dirigir filmes da franquia de Star Wars, nos Estados Unidos, sob convite de George Lucas. Foi lançado em 1979. Existe cópia em DVD, pois ainda nos anos oitenta já havia sido lançado em formato VHS, portanto, seguiu-se a tendência com a nova formatação tecnológica que adveio. Foi bastante exibido em canais da TV a cabo e é facilmente acessado no You Tube. 

Em suma, o filme, “Birth of The Beatles”, tem os seus méritos, dá para assistir e ter uma noção sobre tal período primordial da carreira da banda, mas fica, como quase todos os que advieram, aquém da grandiosidade artística do grupo agraciado.

Esta resenha foi escrita para fazer parte do livro: "Luz; Câmera & Rock'n' Roll" e encontra-se disponibilizada para a leitura em seu volume II, a partir da página 34 

Nenhum comentário:

Postar um comentário