quarta-feira, 14 de julho de 2021

CD O Canto da Rua/Os Pelicanos - Por Luiz Domingues

Quando uma banda de Rock formada por jovens aparece no mercado com tanta vontade de formatar uma carreira na cena artística, é por si só, um fato animador. E melhor ainda quando aliada à força de vontade, existe a preocupação em dar o seu melhor em todos os sentidos.

Este é o caso da banda gaúcha, “Os Pelicanos”, que apresenta o seu primeiro trabalho fonográfico, através do lançamento do CD “O Canto da Rua”.

Banda oriunda da bela Bento Gonçalves (alguns componentes são de Garibaldi, cidade próxima), cidade situada na região da Serra Gaúcha, Os Pelicanos estão na atividade desde 2016, embora seja um grupo formado por jovens, em essência.

A base de influências da banda é muito boa, a se mostrar bem visível em seus trabalhos e a denotar que escutaram com bastante admiração a melhor produção do melhor do Classic Rock de outrora, portanto, eis mais um ponto positivo para que o trabalho autoral deles tenha um bom amparo.

A determinação dos quatro rapazes e duas moças que formam o sexteto, é tão grande que no encarte do álbum há um texto bonito a esclarecer tal fato, na forma de um manifesto de intenções da banda, portanto, se trata de um ponto a ser destacado com louvor da parte deles.

Sobre a sonoridade do trabalho, se trata de um conjunto de canções que misturam o Rock’n’ Roll in natura, Blues-Rock, baladas e R’n’B, enfim, mostra uma boa abrangência de (boas) escolhas estilísticas.

No tocante às letras, a base dos assuntos tratados pela banda é a contestação dos valores da sociedade, a revelar o choque de gerações e a consequente não aceitação das ideias novas propostas pelos jovens em torno dos valores conservadores defendidos pelos mais veteranos.

Na prática, a banda mostra uma sonoridade agradável, de fácil assimilação e muito embora trafegue por estilos mais Rockers, mantém uma proximidade com o apelo Pop, passível de ser assimilado por um público maior.

Sobre a capa, a ilustração principal, mostra um desenho a demarcar uma ideia bem urbana e com um certo sentido de crítica social, pois há um muro em processo de degradação, com a presença de um músico de rua a tocar para angariar poucas moedas dos transeuntes e simultaneamente no céu, se vê uma bomba atômica em plena explosão, portanto, o recado está dado sobre a necessidade de se destruir um sistema velho para que se construa um novo mundo, mais justo, assim esperamos.

Já no encarte, as letras das canções estão todas disponíveis, há boas fotos da banda, mas faltou uma ficha técnica com informações mais pormenorizadas sobre a produção do álbum.

Sobre as músicas, eu tenho mais algumas considerações a expressar:

Ouça a música: Circo dos Palhaços”:

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Zras9hyhq0Y

O disco abre com “Circo dos Palhaços”, que tem o efeito da sirene a avisar a população sobre a iminência da deflagração da bomba atômica, ao fazer a conexão com a proposta da ilustração exibida na capa, no entanto, a canção não se mostra nada virulenta, a se mostrar um R’n’B bem balançado. Gostei do solo bem bluesy.

A música “Seeds” versão de performance em estúdio:

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=cX7QPcBFAMM

“Seeds” é a segunda faixa e se apresenta vibrante como um Rock bem direto. É bom o riff inicial, a convidar o leito a buscar a dança, de imediato. Gostei dos backing vocals bem colocados e o refrão desdobrado lembrou bastante o trabalho do Tutti-Frutti nos anos setenta. O solo entra com vibração e empolga.

Escute a música: “Loucos da Meia Noite:

Eis o Link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=LqhIHn--j0k

“Loucos da Meia Noite” vem a seguir, sob uma atmosfera Rock’n’Roll muito agradável. A mensagem é direta e reta quando se fala:

“A vida é curta/ a vida é curta/a vida é curta/ aproveite e curta/curta o Rock’n’ Roll”

Escute a música: O Canto da Rua”:

Eis o Link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=LqhIHn--j0k

“O Canto da Rua”, título homônimo ao nome do disco se inicia com um riff típico do campo do Blues-Rock e a condução vai muito bem nesse sentido. 

Escute a música “Na Madrugada”:

Eis o Link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=fK-IxW2t5z0

A quinta faixa, “Na Madrugada”, trabalha no sentido do Pop-Rock, a se mostrar agradável em seu ritmo, melodia e seria facilmente radiofônica em outros tempos, nos quais a mídia mainstream se mostrava mais favorável ao Rock.

Escute a música “Ruiva”:

Eis o Link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=rbDAMUuEX7Q

“Ruiva”, a sexta faixa, é também um Rock com alto poder dançante. 

Escute a música “Duplo Sentido”:

Eis o Link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=gUSVWbKoT1o

“Duplo Sentido” investe na tradição do Blues mais "swingado" e contém uma boa melodia, com a interessante intervenção de teclados adicionais.

Escute a música: “I Was Born Free”:

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=E6F_B1jIFgI 

A sétima faixa é “I Was Born Free”, a se tratar de uma balada que ganha corpo no seu refrão, com a aceleração do andamento e a gerar um peso instrumental mais acentuado. Gostei da interpretação vocal e do solo de guitarra.

Escute a música: Pequena Grande Guerra”:

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=_PlMvReqa44

Para fechar o disco, eis que a banda interpreta: “Pequena Grande Guerra”, um Rock com certa influência Country-Rock em sua estrutura melódica a lembrar vagamente o som do Neil Young em seus momentos mais pesados com o grupo de Rock, "Crazy Horse".

Nesta letra, a poesia investiu em um mergulho mais reflexivo ao dizer:

“Tenho medo da luz/a noite é a minha casa/até que tudo vire pó/e não sobre mais nada”

O efeito do “fade out” com solo e empolgação generalizada foi uma boa escolha para encerrar a canção e o disco, não tenho dúvida.

Veja o vídeoclip da canção “O Canto da Rua”:

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=1yahuu2c1lE

No geral, a banda soa bem, mediante uma cozinha firme, boas intervenções das guitarras e vocalizações.

Lançamento da 3 em 1 Produtora

Apoio: Valmor Sebben

Produção geral: Os Pelicanos

Formação d’Os Pelicanos:

Ana Maria Segatto: (vocal e percussão)

Gabriel Maso Marini: (guitarra e backing vocal)

Cleber Pegoraro: (guitarra)

Julio Henrique Provensi: (baixo e backing vocal)

Luana Buffon: (backing vocal e percussão)

Lorenzo Pertile Beltrame: (bateria)

Obs: na gravação do disco e nas fotos que compõe o encarte, o baterista que participou e não é mais componente do grupo é Rodrigo Chagas

Para conhecer melhor o trabalho d’Os Pelicanos, acesse:

Canal do YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UCva061_Km5KFr2hOMOaXxQA

Facebook:

https://www.facebook.com/ospelicanosband

Souncloud:

https://soundcloud.com/os-pelicanos/sets/os-pelicanos-o-canto-da-rua

Spotfy:

https://open.spotify.com/album/3bByJBzbtlhnd5INkkqzIs

Contato direto com a banda:

ospelicanosband@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário