sábado, 14 de agosto de 2021

CD Ainda Estou Correndo Atrás/Picles - Por Luiz Domingues

O Picles é uma banda que está na cena do Rock brasileiro desde o ano 2000, já gravou vários discos e sempre se manteve fiel ao seu ideal em torno do Pop-Rock bem objetivo a buscar a comunicação direta com o público, mediante um discurso coloquial.

Em sua sonoridade, há uma diversidade de influências muito interessante a buscar referências das décadas de sessenta, setenta e oitenta em predomínio e nesses termos, são detectáveis os ecos da “jovem guarda” sessentista, o som Hard-Pop setentista em muitas nuances e a roupagem oitentista bem saliente em torno do Pop que alcançou o mainstream naquela década a bordo do movimento BR Rock 80’s.

Neste seu último lançamento, o CD “Ainda Estou Correndo Atrás”, o trio formado por Ronaldo Estevam (baixo, voz e teclados), Gustavo Galisi (guitarra e violão) e Marcus Mattei (bateria), apresenta um conjunto de quatorze canções de qualidade e no bojo da obra a se mostrar absolutamente dentro das suas tradições construídas ao longo de sua carreira. Dentro dessa prerrogativa, o Picles sempre entrega o que promete aos fãs e estes jamais se decepcionam a cada novo disco que a banda lança no mercado.

Aliás, não apenas em termos da sua sonoridade e coerência com a proposta artística como um todo, mas também na representação gráfica das capas dos seus discos, o Picles também mantém essa tradição de manter a linguagem Pop e a se mostrar extremamente criativa. 

Nesse sentido, exatamente como nos seus álbuns anteriores, a capa de “Ainda Estou Correndo Atrás”, chama a atenção pela criatividade ao seguir literalmente a sugestão do título proposto para o álbum e assim a exibir um par de tênis sobre um piso de madeira molhado, ou seja, a insinuar que alguém que realmente correra, e suava aos píncaros, se descalçou e foi tomar um banho ou coisa que o valha, após “correr atrás” de seus objetivos sejam lá quais forem. Boa metáfora e ótima representação visual em analogia.

O encarte por sua vez se mostra simples, sem muita informação e não houve a inclusão das letras das canções, infelizmente, dada a constatação que é sempre salutar constar tais dados no encarte de qualquer disco, mas por outro lado, como músico que eu também sou e conhecedor por conseguinte de como funciona a dura vida do artista independente, sei bem o quanto encarece incluir mais lâminas nesta resolução gráfica para haver um encarte mais robusto e portanto, a simplicidade neste caso é compreensível.

Mesmo assim, há a inclusão de um texto curto a demarcar a ficha técnica bem sucinta como informação básica, as fotos capas de discos anteriores para mostrar o catálogo disponível e fotos dos membros da banda no espelho da caixinha e na contracapa. 

Sobre as canções que fazem parte desse CD “Ainda Estou Correndo Atrás”, eu tenho mais algumas considerações a tecer:

Escute a música: “Não é”:

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=drwyYqraRPw

A música que abre o disco, se chama: “Não é” tem uma condução agradável, em torno do Rock básico e empolga no seu decorrer quando cresce a dinâmica e assim, ao alternar peso e leveza, se mostra rica. O refrão é muito bom, apreciei a interpretação. Gostei dos timbres de todos os instrumentos.

Escute a música: “Ainda Guardei”

Eis o Link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=eAym91ZiuJQ

A segunda faixa, “Ainda Guardei” mantém a intenção popular da música anterior, mas com a guitarra um pouco mais pesada desta feita. Gostei da harmonia da canção a alternar acordes maiores e menores ao sabor sessentista com intenção “Bubblegum”.

Escute a música: “Olhos Negros”

Eis o Link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=DNfVqCVUFhM

”Olhos Negros” tem a sua condução bem marcada pelo baixo e lembra o trabalho do Pop-Rock oitentista que tanto foi executado em emissoras de rádio e nos programas de TV. Gostei do solo de guitarra com um belo timbre.

Escute a música: “Tão Fácil, Tão Difícil”:

Eis o Link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=7Wkiz2k67IY

“Tão Fácil, Tão Difícil”, vem a seguir e se trata de uma canção que se inicia de uma forma mais amena, mas ao intensificar a sua dinâmica, fica empolgante. Em sua letra, o romantismo é expresso a dar conta que foi difícil encontrar a pessoa ideal e muito fácil perde-la, ou seja, uma verdade em termos de dificuldade para se manter um relacionamento estável.

Escute a música: “Não Há o que Justificar”

Eis o Link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=O-4SHNlSpyg

“Não Há o que Justificar” é a quinta faixa, e se mostra com bastante intensidade em seu andamento mais acelerado. Há a presença de mais um solo bem melódico e sucinto, daqueles que dão o recado com poucas notas e eu aprecio a máxima a dar conta de que “menos é mais”. Gostei do timbre da guitarra e do bom gosto no uso do “delay”.

Escute a música: ”Olho no Olho”

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=bFwg8YFFJUo

“Olho no Olho” lembra bastante a sonoridade da Jovem Guarda sessentista em seu início, mas advém uma parte mais pesada a seguir para torná-la mais contemporânea. Gostei muito da levada da bateria e baixo e de seus respectivos timbres.

Escute a música: “Meu Destino é Você"

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=azuSfpz3XRI

“Meu Destino é Você” tem uma sofisticação harmônica e rítmica interessante. Se trata de um R’n’B dançante, com excelente condução dos três instrumentistas e vocalização muito boa. É ótimo o solo de guitarra com timbre limpo. A música é bem curta em sua metragem e neste caso, eu acredito que poderia ter ficado um pouco mais longa para melhor para explorar o seu poder dançante.

Escute a música: “Preciso Acreditar”

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=7fscnOYB0NA

“Preciso Acreditar” é uma balada muito boa, com alto teor sessentista, com a melodia muito bem desenhada a esticar as notas de uma forma criativa.

Escute a música: “A Energia Mudou”

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=ydoRJrT4vCo

“A Energia Mudou” flerta como o reggae e o Ska oitentista a soar aguda como o “The Police” costumava operar, principalmente nos timbres obtidos pelas peças da bateria, incluso os pratos que quando soam nas pausas, deixam tal perspectiva muito clara. É ótima a condução do baixo e as intervenções da guitarra a desenhar com contra-solos é muito criativa, Gostei também do solo com o efeito do “chorus” bem exagerado.  

Escute a música: “Quais”

Eis o Link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=tEMm25hlHBA

“Quais” soa como um Rock acelerado, sem no entanto, deixar de apresentar o teor altamente comprometido com o Pop radiofônico e dessa forma, cumpre muito bem a sua função planejada pela banda. 

Foi interessante a solução de solo encontrada por Gustavo Galisi, ao montar um solo simples, porém belo com um leve “vibrato”, a demonstrar que ele é um guitarrista que busca a diversificação sempre para os seus arranjos, inclusive a buscar efeitos diferentes para cada faixa.

Escute a música “Coisa do Destino”

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=QnZlgFj1f0M

“Coisa do Destino” tem uma intervenção de sintetizador muito bonita ao longo da música e também em formato solo, ainda que sutil, mas que enriqueceu a demais a canção. Me fez recordar do som do grupo de Rock britânico, "Wings" nos anos setenta.

Escute a música “O Amor é Assim”

Eis o Link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=m-3wokywCWs

“O Amor é Assim” segue na toada do Pop-Rock, com Gostei dos timbres dos instrumentos.

Escute a música “Ei, Bel”

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=3RFFEiEtlHw

“Ei, Bel” é a décima terceira faixa e mediante uma roupagem ao estilo do R’n’B bem balançado, a banda “swinga” forte, com os três instrumentistas a brilharem. A harmonia é rica e possibilita a boa construção da melodia.

Escute a música “Numa Fita Deixou a Mensagem”

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=nbzyJ9LbdS0

“Numa Fita Deixou a Mensagem” fecha o álbum e esta música se trata de um Rock acelerado mais ao sabor dos anos 2000, a flertar com o Neo-Punk que pairou naquele início de milênio. O recado é dado com um ótimo entrosamento dos integrantes da banda e mais uma vez eu gostei dos timbres de todos os instrumentos, com tudo a soar bem na mixagem feliz que obteve.

Eis então mais um álbum do Picles, a comprovar que a banda manda o seu recado com firmeza.

Gravado entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021 no Studio Lambreta Records

Composições e letras de Ronaldo Estevam e na faixa “O Amor é Assim”, com a parceria de Dudê.

Arranjos: Picles

Gravadora Lambreta Records

Distribuição: Tratore

Produção: Ronaldo Estevam

Formação do Picles:

Ronaldo Estevam: Baixo, teclados e voz

Gustavo Galisi: Guitarra e violão

Marcus Mattei: Bateria

Para conhecer melhor o trabalho do Picles, acesse:

Discografia/aquisição:

http://www.picles.com.br/picles__discografia.htm

Facebook:

https://www.facebook.com/bandapicles

Tratore;

https://tratore.com.br/um_artista.php?id=11507

Nenhum comentário:

Postar um comentário