sábado, 27 de agosto de 2016

Programa Ensaio (MPB Especial) / TV Cultura - Por Luiz Domingues



Recentemente (abril de 2016), o produtor de TV, Fernando Faro faleceu e tal fato lamentável causou comoção no meio. Figura muito importante, foi o criador de uma série de programas em diversas emissoras da TV brasileira, desde os anos sessenta, e ele não foi talentoso apenas como produtor, mas também como um grande redator, graças a um talento ímpar para escrever.
Falo agora sobre uma de suas criações, e que a extrapolar as  fronteiras de uma simples atração televisiva, é considerada um marco e para muitos, tem o peso de uma verdadeira enciclopédia para a Música Popular Brasileira.
Refiro-me ao programa: “Ensaio”, que desde 1969, retratou a arte de centenas de compositores, cantores e instrumentistas da MPB, de todas as suas vertentes imagináveis. Digo isso, pelo volume impressionante de artistas que passaram por tal atração televisiva, mas sobretudo pela qualidade desse elenco.
Fernando Faro o concebeu para ser um misto de entrevista e apresentação do artista enfocado, mas com características muito peculiares. Para início de conversa, a utilizar um tipo de enquadramento de câmeras muito intimista, ao usar bastante close-up. Com isso, a sua intenção foi retratar o artista de uma forma muito íntima, a buscar o máximo de sua expressividade natural, suas nuances faciais e até o suor a lhe escorrer pelas têmporas durante a sua performance musical. Se fosse o caso de um instrumentista, além disso, os movimentos das mãos a tocar, também como elemento “verdade” nessa equação, eram muito valorizados.
O uso de pouca luz, a estourar propositadamente os elementos do contraste e a explorar sombreamentos, também fazia do programa, algo muito particular a explorar a imagem do artista nua e crua, sem artificialismos. Sobre as entrevistas, a ideia foi manter a mesma postura de enquadramento, ao fazer com que o foco nunca saísse do artista, mesmo quando este ficava em silêncio, a ouvir a pergunta do seu interlocutor.
Para realçar tal efeito, o entrevistador (geralmente o próprio Fernando Faro), ficava inteiramente fora de foco, e a sua voz não era ouvida com clareza pelo público, pois o seu microfone era diminuído na edição de áudio do programa, de forma proposital, e com isso, a impressão que se passava ao telespectador era que o artista falava de sua carreira; obra e assuntos paralelos, de uma forma muito espontânea, como se estivesse a falar sozinho, pensaro alto, enfim...


Tal característica deu ao programa um caráter quase didático, daí a importância que ganhou ao longo dos anos, ao ponto de se tornar uma referência para estudiosos de diversas áreas, ao buscar em suas edições, informações sobre os artistas retratados, com a força de um documento muito rico. Sobre o programa em si, ele foi criado em 1969, e colocado no ar inicialmente na TV Tupi de São Paulo, onde Fernando Faro estava na ocasião, e lá ficou até 1971.
Todavia, em 1972, Fernando transferiu-se para a TV Cultura e levou o seu programa para ser exibido ali, porém. ele enfrentou um problema. Como a TV Tupi havia registrado o nome “Ensaio”, ele foi obrigado a rebatizá-lo, com o título de “MPB Especial”. E assim foi sendo exibido e arregimentando muitos fãs, apesar da audiência modesta da TV Cultura em relação à concorrência das emissoras comerciais e detentoras de orçamentos muitíssimo maiores. Nessa fase na TV Cultura, o MPB Especial durou até 1975. Somente quando a TV Tupi decretou a sua falência, e saiu do ar, em 1980, Fernando pode recuperar o nome “Ensaio”, novamente mas apenas a partir de 1990, o colocou no ar novamente com seu nome original, na TV Cultura, para usá-lo doravante, por muitos anos.
Ali, desfilaram nomes de diversas vertentes da MPB. Muitos desses artistas já partiram para o “lado de lá”, inclusive. Em alguns casos, artistas que não alcançaram popularidade muito grande, tiveram em suas participações  no “Ensaio”, a oportunidade única de ter um material a registrar um pouco de sua obra em vídeo.
Veja acima a edição do programa Ensaio, com Elis Regina, em 1973

Muitas edições se tornaram icônicas, caso da participação de Elis Regina em 1973, por exemplo. Mas a lista é gigantesca e entre o Ensaio e o MPB Especial, que é a mesma atração com outro nome, muitas edições se tornaram históricas.
Muitas delas estão disponíveis no You Tube, e enumerá-las todas produziria um arrolamento enorme. Só para citar alguns: Adoniram Barbosa; Demônios da Garôa; Geraldo Filme; Paulinho da Viola; Clementina de Jesus; Cartola; Gonzaguinha; Raimundo Fagner; Caetano Veloso; Gilberto Gil etc.
Entre tantas criações geniais do Fernando Faro, e a maioria delas ligadas à música, creio que o “Ensaio” foi sem dúvida uma das principais.
O seu legado tem peso enciclopédico para a MPB. A intenção do título, “Ensaio”, foi retratar o artista de forma despojada, quase como se fosse um ensaio do artista enfocado, propriamente dito. Porém, eu ouso dizer que ganhou uma conotação extra, no outro sentido da própria palavra, ou seja, trata-se de um verdadeiro “ensaio”, no sentido que lhe é atribuído no dicionário como: “atribuição crítica sobre as propriedades, a qualidade ou a maneira de usar algo; teste, experimento.  Ensaio é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões éticas e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado”...


Pois é, Faro legou-nos um “ensaio” sobre a MPB, para não dizer que foi um “tratado”...
Matéria publicada inicialmente no Site/Blog Orra Meu, em 2016.

Um comentário:

  1. DVDS raros da Coleção desse emblemático Programa PEÇA LISTAGEM magobardo@yahoo.com ENSAIO (raríssimo e cultuado programa da TV Cultura com astros da MPB) 1 dvd de cada artista

    ADONIRAN BARBOSA 1972
    AGNALDO TIMÓTEO – ENSAIO 2008
    AIRTO MOREIRA - ENSAIO.- O famoso percussionista brasileiro radicado nos EUA conta passagens de sua carreira e apresenta um show de percussão individual e em companhia de nomes famosos como Miles Davis e Flora Purim, sua esposa há 39 anos. Imperdível. 60 min. 1 dvd raríssimo
    ALAIDE COSTA
    ALCEU VALENÇA - TV Cultura - 1 dvd
    ALCEU VALENÇA - TV ABC –ensaio e homenagem aos 20 anos de carreria de Alceu
    ALCIONE – ENSAIO (TV Cultura – 1994)
    ALMIR GUINETO PROGRAMA ENSAIO TV CULTURA - 50 Minutos 1 DVD
    ENSAIO ALVARENGA E RANCHINHO-Ensaio-MPB Especial-1973- um pouco da vida e trajetória da dupla Alvarenga e Ranchinho, também conhecidos como os "Milionários do Riso".A dupla se formou em 1929 e se encerrou em 1978, com a morte de Alvarenga.Além das músicas e paródias cômicas, a dupla foi censurada e perseguida em virtude de sátiras políticas que não eram bem vistas durante a ditadura de Getúlio e durante a Segunda Guerra. Participaram também em mais de 30 filmes.Diretor: Fernando Faro- 47 minutos
    AMADO BATISTA ENSAIO
    ANTONIO RAGO
    ARACY DE ALMEIDA Ensaio Tv Cultura
    ARLINDO CRUZ
    ARMANDINHO -PROGRAMA ENSAIO
    AS CANTORAS DO RÁDIO – MARLENE, EMILINHA BORBA E ISAURINHA GARCIA – 30 ANos INCRÍVEIS RTC 20-12-2004
    BADEN POWELL
    BATATINHA
    BELCHIOR –14/02/1993 – TV Cultura 1 dvd
    BENITO DE PAULA
    BETH CARVALHO – ENSAIO TV CULTURA 47 MINUTOS
    BRAULIO TAVARES ENSAIO (RARO)
    CAÇULINHA E EDSON ALVES
    CAETANO VELOSO – ENSAIO (TV Cultura – 1992)
    CAETANO VELOSO –ENSAIO ( outo, de junho 98 )– TV Cultura
    CAJU & CASTANHA- PROGRAMA ENSAIO 2000 formação original da dupla-1 DVD
    CARMEM COSTA -ENSAIO TV Cultura - 1/09/1990
    CARMEN E AURORA MIRANDA
    CARTOLA MPB 1973
    CASCATINHA E INHANA ENSAIO - PRODUZIDO PELA TV CULTURA 1973
    CÁSSIA ELLER – "ENSAIO" – TV Cultura – 1999
    CAUBY PEIXOTO – ENSAIO (TV Cultura – 1993)
    CÉLIA –ENSAIO TV Cultura 1994 + Extras
    CELLY CAMPELLO – ENSAIO (TV Cultura – 1993)
    CHICO ANÍSIO
    CHICO BUARQUE 1 PB 1969 (RARÍSSIMO!!)
    CHICO BUARQUE 2 PB 1974
    CHICO BUARQUE ENSAIO TVE-1994
    ENSAIO MPB ESPECIAL CHICO BUARQUE 1973
    CHICO CÉSAR – ENSAIO TV cultura
    CLÁUDIO JORGE ENSAIO 50 MINUTOS
    CLAUDIONOR CRUZ
    CLEMENTINA DE JESUS – ENSAIO (MPB ESPECIAL – TV CULTURA – 1973)
    CRISTINA BUARQUE E TERREIRO GRANDE - ENSAIO CULTURA 46 MINUTOS
    CRISTINA BUARQUE ENSAIO 50 MINUTOS
    DEMÔNIOS DA GAROA –10/03/1993 – TV Cultura
    DICK FARNEY - Programa Ensaio - P&B - 48 Minutos – 1972
    DIOGO NOGUEIRA - ENSAIO TV CULTURA 57 MINUTOS
    DJAVAN- PROGRAMA ENSAIO TV CULTURA 1999
    DOMINGUINHOS ensaio de 2007
    DOMINGUINHOS - ENSAIO 1990
    DORIVAL CAYMMI
    DORIVAL E DANILO CAYMMI
    EDSON CORDEIRO
    EDUARDO E SILVINHA ARAUJO 02.07.2008
    EDUARDO GUDIN E VÂNIA BASTOS - - TV Cultura - 23/03/1991
    ELBA RAMALHO –07/02/1993 – TV Cultura 1 dvd
    ELIS REGINA PROGRAMA ENSAIO 1973 TV Cultura - oficial 1 DVD
    ENSAIO ELVIS PRESLEY 26;12;93 TV CULTURA
    ELZA SOARES – ENSAIO 1991
    EMILINHA BORBA – ENSAIO TV CULTURA 1992
    ENGENHEIROS DO HAWAI –TV Cultura – 94 1 dvd
    ENSAIO ESPECIAL - ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO - TV CULTURA
    ..continua..


    ResponderExcluir