sábado, 19 de outubro de 2013

Ebal, Fábrica de Sonhos - Por Luiz Domingues



Que as histórias em quadrinhos tem uma tradição muito antiga, não resta dúvida. Por embalar a imaginação das crianças e adolescentes, há muitas décadas, as suas mais remotas origens remontam à Idade Média, mediante as histórias sobre cavalaria, mescladas às lendas do folclore etc. No Brasil, um dos primeiros registros que se tem notícia sobre um desenho dessa natureza, deu-se em 1837, quando uma charge criada pelo autor, Manuel de Araújo Porto-Alegre foi apresentada sob o formato de uma litografia.

Angelo Agostini lançaria uma revista com charges e caricaturas, em 1869, e criou personagens tais como : "Nhô Quim", e "Zé Caipora", ou seja, bem brasileiros, e através deles, criticou com veemência a política do segundo Império, de Pedro II. 


Já no século XX, em 1905, surgiu a revista : "Tico-Tico", que popularizou-se com as suas charges, onde destacou-se o cartunista, J. Carlos, que foi o primeiro desenhista brasileiro a trabalhar com um personagem Disney, o Mickey Mouse. O cartunista paulista, Belmonte, tornou-se uma celebridade através dos seus cartoons; charges, e certamente por conta do genial personagem que inventou : "Juca Pato".

Mas ainda não havia no país um grande catalisador que pudesse conciliar essa produção nacional em termos de charges & cartoons, com o movimento de comics, que já era fortíssimo nos Estados Unidos e Europa, a contar com inúmeras publicações; heróis e sagas bem escritas.



Foi nesse contexto, que um jovem empreendedor surgiu no mercado editorial brasileiro, chamado : Adolfo Aizen. No início dos anos trinta, Adolfo Aizen fundou uma pequena editora chamada, "Grande Consórcio de Suplementos Nacionais".

Nessa empreitada, Aizen lançou algumas revistas tais como : "Suplementos Juvenil; "O Mirim" e "O Lobinho" (uma coletânea com histórias, onde foi lançado pela primeira vez no Brasil, heróis internacionais da magnitude de Batman; Superman; The Flash; e Falcão da Noite). No ano de 1945, Aizen fundou uma outra editora, que recebeu o nome de Editora Brasil-América Ltda., que passou a ser conhecida no mercado editorial, e entre seus admiradores, como "Ebal", a sua sigla. Em meio a uma parceria com a Editora Abril, propriedade da família Civita, que estava baseada na Argentina, nessa época, a Ebal lançou personagens Disney, cuja licença pertencia a Abril Cultural.

Com a abertura no Brasil da editora, "Primavera" (mais tarde, "Abril"), Victor Civita, monopolizou a franquia Disney, ao tornar-se doravante a grande rival da Ebal, por décadas, e esta foi forçada a adotar um outro rumo. Em princípio, a Ebal publicou muitos "books" com aventuras; clássicos da literatura adaptados aos quadrinhos, e sagas com heróis selvagens ao estilo de "Sheena, a Rainha das Selvas", e "Tabu", entre outros.

No entanto, o grande trunfo de Aizen esteve mesmo com os super-heróis, e entre eles, o Superman foi um carro chefe da Ebal, de 1947, até 1983, quando a Ebal perdera as suas forças e cedeu os seus direitos à Abril Cultural. Convenhamos, manter um super-herói dessa importância no elenco, por quase quarenta anos, por si só já deveria ser digno de nota, mas a Ebal fez muito mais que isso, na sua história editorial. Muitas histórias sobre detetives, na mais clássica tradição da literatura e cinema "noir", como por exemplo na figura de "Dick Tracy", fizeram enorme sucesso no Brasil.

Flash Gordon", o grande herói Sci-Fi dos anos trinta; "Fantasma", o enigmático misto de herói e entidade imortal; "O Príncipe Valente", "Zorro", "Tarzan"(que dispensa apresentações), etc . Outro filão muito importante que a Ebal trabalhou, foi o dos quadrinhos com heróis ambientados no cenário do velho oeste.

Nesse segmento do Western, a Ebal lançou personagens como : "Bufalo Bill"; "Cisco Kid"; Cheyenne"; "Nevada Kid" e outros.

Com o advento das séries de TV, a Ebal acompanhou o mercado norteamericano, e lançou gibis baseados em tais atrações televisivas, tais como "Gunsmoke"; "Terra de Gigantes"; Os Invasores"; "Bonanza", e outros. Nos anos cinquenta e sessenta, transcorreu o auge da companhia criada pelo grande, Adolfo Aizen, e nesses termos os números por tal empresa, revelaram-se sob um impressionante porte no mundo editorial brasileiro em geral.

A Ebal chegou a vender milhões de revistas. Algumas delas, com tiragens de mais de cento e cinquenta mil exemplares distribuídos nas bancas de revistas, brasileiras. Houve época onde chegou a manter quarenta títulos simultâneos em seu catálogo, e para quem conhece o mercado editorial de revistas, sabe bem que é um número impressionante.

Quando firmou exclusividade com a gigante dos quadrinhos, a DC Comics (Batman e Superman, além de outros personagens nesse elenco fantástico), a Ebal já estava consolidada como a maior editora de histórias em quadrinhos do Brasil, e a sua concorrente, na verdade não a atrapalhava e vice-versa, pois a Editora Abril dedicava-se ao Universo Disney, praticamente, ou seja, mantinha-se fechada em um outro nicho de público, completamente diferente, e Maurício de Souza, uma eventual terceira força no mercado, ainda era um iniciante, com a tira da "Turma da Mônica" a dar os seus primeiros passos no jornal Folha de São Paulo, e longe de ser também um editor de peso no mercado, fator que só conquistou muitos anos depois. Não contente em lançar os heróis da DC no mercado brasileiro, a Ebal passou a trabalhar também com a outra gigante americana, a Marvel Comics, ao tornar-se ainda mais poderosa.


Para quem já dominava o mercado com Batman; Superman, e toda a Liga da Justiça da DC, agora a Ebal passara a trazer na manga : Hulk; Capitão América; Thor; Homem de Ferro; Quarteto Fantástico; Homem Aranha; Namor, e todos os Vingadores do Universo Marvel.


Particularmente, a minha história com a Ebal começou aí, em 1967, quando tal editora lançou no mercado os gibis dos cinco principais heróis Marvel, sob um esforço de marketing em conjunto com a fábrica de brinquedos Atma, e a rede de postos de gasolina, Shell.

Concomitante ao lançamento dos desenhos animados (ou "desanimados", como alguns gostam de enfatizar, pois foram concebidos com o mínimo de movimento, para justamente simular os quadrinhos dos gibis), na TV, essa campanha conjugada fez muito sucesso na época.

O plano "diabólico", arquitetado pelos marqueteiros brasileiros, previu que a cada abastecimento de gasolina (não lembro-me qual teria sido a quantidade mínima, mas creio que tratou-se de vinte litros), nos postos Shell, o motorista ganhava um boneco de plástico de um herói Marvel.


Em 1967, o meu pai foi mais um, entre milhões de pais, que foi atormentado por seus respectivos pequenos pedintes, a esforçar-se em evitar abastecer o tanque do carro da família, em postos cuja bandeira não fosse da Shell...

E claro, tente explicar que um boneco só, é o suficiente para um pequeno colecionador Marvel, e você vai verificar que essa informação "não tem registro", como diria o nosso querido Robot de "Lost in Space"...

Nesse lançamento de 1967, a Ebal lançou de cada Super-Herói, a reprodução da sua origem, em edições muito bonitas.


Na década de setenta, a Ebal seguiu firme na dianteira desse nicho. Porém, nos anos oitenta, infelizmente a editora mais querida dos fãs de quadrinhos, pôs-se a perder o seu fôlego.

Muitos itens de seu portfólio de atrações foram vendidos paulatinamente para a editora Abril; Maurício de Souza já estava consolidado no mercado; e pequenas editoras novas surgiram no mercado, para dividir a atenção do público consumidor. Concomitantemente, o crescente aumento dos então "modernos" vídeo-games, e a subsequente inclusão social na internet não diminuiu o interesse pelos quadrinhos, mas começou a minar a sua plataforma tradicional, impressa.

Reservadamente, Aizen confidenciava aos seus pares, que estava desanimado com tais perspectivas e nesse embalo, a Ebal, infelizmente perdeu terreno. no mercado. No ano de 1991, Aizen faleceu, mas a Ebal tentou prosseguir com a condução dos filhos dele. Aliás, Paulo Adolfo e Naumin Aizen, já comandavam junto com seu pai, a empresa há muitos anos, com a participação também de Fernando Albagli. A Ebal ainda publicaria algumas edições de luxo do personagem, Príncipe Valente, e investiu também em um nicho moderno, o dos mangás japoneses, mas em 1995, fechou as portas, definitivamente, para encerrar uma história muito bonita no mercado editorial brasileiro.

O histórico edifício / sede, localizado no bairro de São Cristovão, no Rio de Janeiro, ainda abriga a gráfica que servia à Ebal. Mas hoje em dia, tal oficina realiza apenas serviços particulares de pequena monta para os comerciantes e moradores do bairro. 

Recentemente (2013), eu li comentários na Internet, preocupados com a especulação imobiliária no bairro de São Cristovão, a defender a ideia do tombamento do edifício, e assim tentar preservar o seu melhor aproveitamento cultural para a comunidade (embora atualmente, a velha gráfica divida o espaço com uma escola).

Indico duas fontes de consulta para quem quiser esmiuçar ainda mais a história da Ebal : existe um Blog na Internet, conduzido por um abnegado historiador da Ebal, chamado Oscar, que é completíssimo. Chama-se "Guia Ebal", e nele, o fã encontra informações sobre todos os lançamentos da editora, comentados e ricamente ilustrados.

O link é :  http://guiaebal.com/

Outra dica que deixo, existe um livro escrito por um pesquisador chamado, Gonçalo Junior, chamado : " A Guerra dos Gibis".

Nele, Gonçalo conta a história dos quadrinhos no Brasil, e a atuação de Adolfo Aizen e sua Ebal, tem um grande destaque.

Código do livro para consulta : ISBN 8535905820

Sou fã da Ebal, e agradeço ao senhor Adolfo Aizen, por toda alegria que proporcionou à milhares de crianças e adolescentes, por décadas, incluso eu mesmo.


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu só posso lhe agradecer pela atenção e comentário tão positivo !

      O Blog é seu, visite-o sempre !

      Excluir
    2. oi grande Luiz , muito legal mesmo .A Ebal Embalou nossa juventude tambem.Eu vim de MG( Alfenas) em 01/01/1970 e trouxe comigo uns 30 gibi de Hq ...so que onde fui morar a '''molecada''' nao li gibi e somente gostava mais de futebol....dai aquelo de todo fim de semana ir na praça para ''trocar''' os gibis , aqui em Sampa na zona sul ( no Campo Grande ) nao tinha isso...uma pena...Depois parei de comprar HQ para comecar a comprar o vinil de Rorckrolllll....ate hoje naoparei hehehehehehehe..vim com 15 anos para em 70.Mas meu filho tem GIBI e manga em todo que é lugar na minha casa e na casa dele (é casado) tb a Esposa vive falando para ele parar de comprar que nao tem mais lugar tambem ....rssssss...To sempre aprendendo e ouvindo sobre isso com ele...Ele tb tem o talento de desenhar e tem um blog doFreeky.....rsssss....Adoro o Pink Floyd ...ah a primeira reveista que comprei para ele foi a Revista """Heroi"""".=compraro como a grande POEIRA ZINE do Grande Bento Araujo...é isso ai...abraços a Banda PEDRA, trocadilho com o COISA da HQ....abraços

      Excluir
    3. Vim parar aqui por indicação do meu pai (Oscar Gomes) quem sempre me falou do seu trabalho e também da coleção de coisas que vc tem.
      A matéria ficou muito bem escrita e pontuou todas as fases desta grande empresa EBAL. Eu não peguei esta fase, somente a seguinte da Abril Jovem, mas tenho algumas edições antigas da Ebal em casa e como um bom colecionador de quadrinhos, é sempre bom ter os clássicos também.
      Como meu pai falou, tem HQ pra todo que é lado em casa, rsrs... Minha paixão por quadrinhos foi algo natural, visto que desde pequeno sempre gostei de desenhar e de assistir aos desenhos animados da TV. Lembro de um dia meu pai chegar em casa com 2 HQs, uma do Homem-Aranha (O Melhor do H.A por Tood McFarlane nº 01) e uma do Wolverine (número 51, ambas da Editora Abril), este dia em diante não parei mais de colecionar. Também haviam as revistinhas Herói, da finada Editora Sampa... AH! Bons tempos.
      O legal, que falo pra todo mundo, é que as HQs conseguem misturar o melhor da literatura e transportar pra um visual parecido com dos filmes - a única coisa que falta é o SOM IMAGINÁRIO dos barulhos das cenas na nossa cabeça, hehehe.
      Mais uma vez parabéns e aí fica o link do meu Blog: http://tirinhasdofreeky.blogspot.com.br/

      Excluir
    4. Oscar :

      Que história fantástica essa que me contou sobre sua vinda à São Paulo, bem no primeiro dia de 1970. Nessa época, a Ebal era muito poderosa, mesmo.

      Sua história é meio parecida com a minha, pois também era apaixonado por HQ, e o Rock me arrebatou posteriormente. Não deixei de curtir o HQ, mas o dinheiro curto me obrigou a escolher prioridades, e os discos de Rock passaram a predominar.

      Muito legal saber que passou essa paixão para o seu filho.

      E claro, sou colecionador e muito fã da Poeira Zine, também !!

      Obrigado por ler e comentar !!

      Excluir
    5. André :

      Que fantástico saber que herdou de seu pai essa paixão pela HQ. Não tenho nenhum talento para o desenho, como você tem, mas entendo perfeitamente o impacto que a HQ imprimiu na sua vida.

      De fato, pela sua idade, a Ebal é muito remota, pois como bem observou, já no início dos anos 80, ela estava decadente e havia vendido suas franquias DC e Marvel para a Abril Cultural, que lançou então a Abril Jovem, abocanhando esse nicho do mercado.

      Tem razão, os quadrinhos são na verdade cinematográficos. O enquadramento é semelhante, e não é à toa que toda a pré-produção audiovisual usa a chamada "Storyboard", que nada mais é que o filme transcrito em HQ, para os produtores planejarem tudo.

      Muito grato por ler e comentar com essa riqueza de informações.

      Visitarei seu Blog com muito prazer !!

      Grande abraço !

      Excluir