sábado, 27 de dezembro de 2014

Roddy McDowall, o Ator dos Incontáveis Papéis - Por Luiz Domingues




Nem todo ator mirim consegue manter uma carreira prolífica, quando atinge a idade adulta. São inúmeros os exemplos, e só para citar um e bastante gritante, Shirley Temple ilustra tal rol.
Com uma carreira explosiva quando criança, nos anos trinta do século passado, assim que atingiu a adolescência, Shirley caiu em franco declínio, ao diminuir a sua participação em novas produções, até abandonar a carreira, mas ainda ainda assim usar o seu prestígio adquirido, quando envolveu-se com a política, e ocupou cargos importantes, inclusive na diplomacia oficial dos 
dos Estados Unidos da América.
Entretanto, alguns atores mirins obtiveram outra sorte e quando adultos, seguiram em frente com sucesso, casos de Natalie Wood; Helen Hunt; Jodie Foster, e Roddy McDowall. Roddy nasceu na Inglaterra, em 1928, filho de pai escocês e mãe irlandesa. Com dez anos de idade, já estava envolvido com cinema, ao viver pequenos papéis, ainda na Inglaterra.
Roderick Andrew Anthony Jude McDowall migrou para os Estados Unidos, e logo de início, já esteve a serviço de um diretor icônico : Fritz Lang, quando participou de um filme de grande envergadura : “The Man Who Wanted to Kill Hitler” (“O Homem que quis matar Hitler”), em 1941.
Logo a seguir, pesou-lhe o fato por ser britânico, e sobretudo por já conter em sua formação como ator, uma boa experiência, apesar de tão novo, para ser escalado para uma produção hollywoodiena com peso, quando interpretou o garoto, Huw, em “How Green was my Valley”(“Como era Verde o Meu Vale”), papel difícil, pois foi através da lente narrativa da personagem desse menino, que transcorreu-se tal história.
Adaptação do livro homônimo de Richard Llewellyn, e dirigido por um monstro do cinema, John Ford, conta a história dramática de uma família do País de Gales, mediante a sua vida duríssima em meio à pobreza, e também pela insalubridade existente nas minas de carvão, um tipo de extração tipicamente britânica. Pesado, como seria por esperar-se em face ao teor do livro, esse filme foi o primeiro estouro de Roddy como ator, ao passar em um teste de fogo e tanto, ao encarar a batuta de um mestre como, John Ford, e com apenas doze anos de idade (convenhamos, depois de ter sido dirigido por Fritz Lang...). Com o propósito em prosseguir com seriedade em sua carreira, Roddy colocou-se de corpo e alma na profissão, e concomitante aos estudos fundamentais, fez o curso de ator mirim do estúdio mantido pela Twenty-Century Fox.
Logo a seguir, a sua participação em outras produções foi muito intensa : “Confirmy ou Deny”; “Hate the Heart”; “The Little Refugge”; “Abandoned”; “My Friend Flicka”; “The Power of the Heart”; “Evocation”; “The Keys of the Kingdom”; “Berserk”; “Comedians of Alcova”; “Romance in Mexico”; “Rocky”, todos realizados entre 1941 e 1948. Então chegou outro teste dificílimo para o já adolescente Roddy : “Macbeth” , em 1948, com atuação e direção de Orson Welles.
A interpretar o personagem, Malcolm, Roddy enfrentou com galhardia um texto de ninguém menos que William Shakespeare. Versátil, Roddy foi um dos primeiros atores do cinema a engajar-se também na TV, sem medo em sofrer preconceito, em detrimento da opinião formada de que a TV seria um veículo “menor”, Roddy já estava a participar em produções televisivas desde o final dos anos quarenta, e nesse veículo, construiu um currículo inacreditável a contabilizar participações em seriados; especiais; TV Movies; além de diversas aparições em Talk-Shows, programas humorísticos; e até em shows musicais.
Só para citar algumas, das dúzias de séries onde apareceu na TV : “The Twilight Zone”; “Naked City”; “The Subterraneans”; The Eleventh Hour”; “Alfred Hitchcock Presents”; “Combat”; “Ben Casey”; Batman (ao interpretar o sensacional vilão, “The Bookworm” – “O Traça”); “The Invaders”;
“The King of Thieves”; “The Night Gallery”; “The Audacious”; “Journey to the unknown”; “Medical Center”; “Columbo”; “The Rookies”; “Mission Impossible”; “McCloud”; “Barnaby Jones”; “McMillan & Wife”; “Police Woman”; “Wonder Woman”; “The Love Boat”; "The Fantasy Island", e muitos  outros…



Claro, não poderia deixar por destacar que a sua ligação com a saga cinematográfica de “O Planeta dos Macacos” (Planet of the Apes), culminaria no inevitável convite para participar da versão feita para a TV, como série.
Ali, como houve modificações significativas ao texto original do livro, e também em relação aos filmes oficiais, ele não interpretou nem o Dr. Cornélius, tampouco Cesar, o filho de Cornélius, como houvera realizado no cinema, mas “Galen”, um chimpanzé crítico do sistema, e que ao longo da série, torna-se o principal aliado dos dois astronautas humanos, e a formar assim, o trio de protagonistas do seriado. 

Roddy era fã do veículo do rádio, igualmente e chegou a comandar programas radiofônicos, também. Outras duas paixões paralelas, foram para ele, a fotografia, e a escrita.
Como fotógrafo, Roddy colecionou centenas de fotos dos bastidores de set de filmagem, além de filmagens de making off, de quase tudo em que envolveu-se no cinema. Dessa maneira, as suas fotos e filmagens amadoras são consideradas históricas, e esse material é um tesouro e tanto para os cinéfilos.
Algumas capturas feitas por ele são divertidíssimas, como por exemplo, vários momentos vividos nos bastidores das  filmagens de “The Planet of the Apes” (“O Planeta dos Macacos”), que podem ser vistas no You Tube. E a outra paixão paralela, foi por escrever resenhas e crônicas sobre cinema e TV.
Roddy escrevia tão bem, que muitas de suas resenhas foram publicadas em jornais e revistas, mediante a observação de um texto a conter muita qualidade em sua redação, ao parecer ter sido escrito por um jornalista profissional.
Em 1963, ele participou de : Cleopatra, na versão histriônica de Joseph L. Mankiewicz, ao interpretar o romano, Otavius Augustus.
No ano de 1967, atuou em "It", ao trabalhar novamente no cinema inglês, e por um estúdio de pequeno porte. Tal filme é no entanto, considerado um clássico do cinema de terror. Ao versar sobre a lenda judaica do Golem, trata sobre o Ser indestrutível e místico da sua mitologia, e mostra Roddy a interpretar o curador de um Museu londrino, completamente louco, e que aprende a manipular o Golem, e assim usar o poder descomunal da criatura, para fazer valer as suas vontades egóicas em seu favor, mas tudo foge do controle, é claro...
Todavia, em 1968, foi que ele voltou a repercutir fortemente no cinema, ao interpretar o cientista chimpanzé, “Dr. Cornélius”, em “The Planet of the Apes” (“O Planeta dos Macacos”), quando ousou a usar uma caracterização pesada, e que muito ator de quilate não quis fazer, por conta da complexidade da sua maquiagem. História não confirmada, por exemplo, dá conta que Jonathan Harris, que na época estava mega popular no mundo inteiro pela sua interpretação sensacional do vilão, “Dr. Smith”, na série “Lost in Space”(“Perdidos no Espaço”), teria cometido um escândalo a caracterizar uma crise de nervos na sala de maquiagem, por conta do sentimento de claustrofobia que sentiu, ante o uso da pesada maquiagem de símio, para atuar na produção, e por conta disso, ser descartado dessa forma, para atuar no filme.
Portanto, Roddy não apenas adaptou-se bem à caracterização, como teve uma atuação espetacular, ao providenciar com que os seus personagens, “Dr. Cornélius” e “Cesar” (o filho de Cornélius, na continuação da saga, em filmes posteriores), entrassem para a galeria dos maiores e mais queridos personagens de filmes Sci-Fi, de todos os tempos.


Em 1973, Roddy faria outro personagem marcante, desta feita para um filme de terror.
Em : “The Legend of Hell House” (“A Casa da Noite Eterna”), a personagem que defendeu, “Benjamim Franklin Fischer”, depara-se com uma mansão amaldiçoada, onde o fantasma de seu ex-proprietário comanda uma noite de horror aos seus ocupantes. Um filme de terror impressionante, e que é bastante citado entre os fãs desse gênero.
Já nos anos oitenta, Roddy participaria de outros filmes de terror, como por exemplo, “Fright Night” (“A Hora do Espanto”), que foi sucesso de bilheteria naquela década.
Nos anos noventa, não parou de trabalhar e atuar na TV e no cinema, e até locução em animações realizou, aliás, foi o seu último trabalho em vida (“Bug’s Life” – “Vida de Inseto”). Roddy McDowall só deixou de trabalhar em 1998, quando foi vencido por um câncer, aos setenta anos de idade.
Foi um raro caso de ator infantil que conseguiu construir uma carreira sólida na vida adulta, para deixar um tremendo legado. Foi também um raro exemplo de ator que atuou com desenvoltura no cinema e na TV, simultaneamente, e muito bem nos dois veículos.
Ele deixou-nos dúzias de filmes; as gravações das séries televisivas em que atuou; as suas fotos & filmagens amadoras de bastidores, e muitos textos bem, escritos sobre cinema e TV. Roddy possui, merecidamente, uma estrela na calçada da fama em Los Angeles.
Existe um site oficial, onde a memória do ator é preservada, e merece ser visitado :


http://www.roddymcdowall.info/

18 comentários:

  1. Um dos meus atores prediletos, o filme ''A casa da noite eterna'' e “Fright Night” são os meus preferidos, ótimo texto e fotos amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Kim !

      Você citou dois momentos marcantes de Roddy fazendo filmes de terror.

      O famoso berro : -"Belaaascooo", deu frio na espinha de todo mundo, para quem acompanhou "A Casa da Noite Eterna".

      Grato pela visita, leitura, comentários e sobretudo, elogios !!

      Excluir
    2. Eu é que lhe agradeço amigo, obrigado! :)

      Excluir
    3. Esse tipo de manifestação de apoio é que mantém este Blog vivo.

      Grato, Kim !!

      Excluir
    4. '' The House of Eternal Night ''? Are you referring "The Legend Of Hell House"?

      Excluir
    5. Hello JoAndra!

      First of all, I want to thank you for visiting my Blog. Well, regarding the issue you're observing, I think that when you ran Google translator, to switch from Portuguese to English, the title of the movie you mentioned in Portuguese is different, so it came out written to you in a strange way. Here in Brazil, from the beginnings of cinema, national distributors put the titles in both languages on promotional posters, and it is not uncommon to modify the original title, to better adapt to our semantic understanding, which I have always found particularly bad marketing strategy, because in some cases, the name is so different from the original, it produces certain bizarre titles. The literal translation is always more appropriate for me.

      Thank you for your demonstration and a big hug!

      Excluir
  2. Nooossa Luiz, se superou !! Viajei aqui, rsrs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que observação bacana para mim, amigo Sidnei !

      Grato por ter lido, comentado e elogiado !!

      Excluir
  3. Excelente, seu texto muito rico nos mostra o grande legado desse ator espetacular.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato por ter lido, comentado e elogiado, amiga Jani.

      Também acho-o um ator espetacular, e eclético.

      Excluir
  4. Ator maravilhoso e seu texto excelente!
    Arte é envolvente, quando nos envolvemos com ela, a vida fica mais leve, mas quando damos conta, estamos em mil atividades paralelas em nome da ARTE, sempre !
    bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, amiga Elyane, o Roddy foi um ator excepcional, eclético e muito inteligente.

      Verdade, também..arte é apaixonante e não conseguimos deixar de gostar mais e mais, nos envolvendo sempre em proporção geométrica.

      Seguimos em frente, com nossa missão hercúlea de espalhá-la através de nossos respectivos Blogs, mas sempre com enorme prazer.

      Grato !!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio muito significativo.

      Sou apenas um apreciador de cinema que tenta passar a mesma magia que a sétima arte me causa, aos meus leitores.

      Abração, Christine !

      Excluir
  6. Roddy Macdowall é meu ídolo de juventude. Parabéns pela lembrnça. Uma dúvida que ficou é porque ele fez mais papéis de vilão que de mocinho.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que legal que tenha apreciado a matéria. De fato, o Roddy foi um ator que merece essa reverência, não só pela sua categoria como ator, mas pelos aspectos além disso, que elenquei no texto.

      Sua observação sobre ele ter feito vilões mais que "mocinhos", não tem uma resposta oficial que eu tenha conhecimento. Contudo, creio que fazer um vilão é muito mais complexo e estimulante para um ator,portanto, desconfio que seja um privilégio e para tal, o ator tem que ter mais bagagem para fazer, portanto, mais um mérito do Roddy.

      Muito grato por ler e comentar. O Blog é seu, visite-o, sempre, e deixo a dica que nas postagens mais antigas, tem muitas matérias sobre cinema.

      Abração !!

      Excluir
  7. O MELHOR E MAIS BRILHANTE ATOR DE CINEMA.TINHA ELE COMO UM IRMÃO SINTO AINDA HOJE SUA MORTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, um ator sensacional, meu caro amigo.

      Grato por postar o seu comentário emocionado.

      Abraço !

      Excluir