Eis que sob uma
feliz combinação de fatos correlatos, surgiu no horizonte do Rock Brasileiro,
mais uma banda com energia para dar e vender, a contrastar com a falta de
oportunidades absoluta com a qual o gênero vinha a enfrentar em termos
de projeção mainstream, há anos. Claro que mais um soldado a reforçar o nosso combalido
exército, veio a calhar e ainda mais com essa vontade toda que chegou a demonstrar para a cena. E qual seria
a tal combinação citada logo no começo desta resenha?
Bem, trata-se do encontro do compositor; cantor & poeta, Ciro Pessoa, com a dupla de guitarristas da ótima banda, “8080”, ou seja, Chico Marques e Claudio “Moco” Costa, que uniram-se em torno de um novo projeto e a toque de caixa, rapidamente lançaram um EP prévio ao final de 2016, e a posteriori, anunciaram o lançamento de um CD completo, a tratar-se do seu debut oficial discográfico.
Bem, trata-se do encontro do compositor; cantor & poeta, Ciro Pessoa, com a dupla de guitarristas da ótima banda, “8080”, ou seja, Chico Marques e Claudio “Moco” Costa, que uniram-se em torno de um novo projeto e a toque de caixa, rapidamente lançaram um EP prévio ao final de 2016, e a posteriori, anunciaram o lançamento de um CD completo, a tratar-se do seu debut oficial discográfico.
Batizada
como:“Flying Chair”, só por ter em suas fileiras tais componentes, e pelo
próprio título da banda, a sugerir uma espécie de lisergia Rocker perdida no tempo e no
espaço, já seria um alento para nós que amargamos décadas de obscurantismo no
gênero, mas a boa nova é que não fica apenas pela esperança, mas tudo confirmara-se
quando através de uma audição do álbum, ficou patente que eu estava diante de uma banda com trabalho forte, ao mostrar
um intenso vigor criativo e sobretudo, compromisso com o Rock’n' Roll, isso expresso no seu
sentido mais amplo, naturalmente.
Ciro Pessoa
é um poeta fortemente influenciado pela psicodelia sessentista e também pelo
surrealismo em linhas gerais. O seu trabalho em bandas por onde passou,
mostra-nos isso claramente e ainda que nos Titãs e com o Cabine C, a sua loucura
natural esbarrasse em signos oitentistas do movimento Pós-Punk, desolador por natureza, ainda assim,
a sua verve lisérgica vinda diretamente dos anos sessenta, nunca o abandonou.
E já no avançar sobre sua carreira solo, isso explodiu em seus álbuns solo, ao lado de sua banda de apoio, o “Nu Descendo a Escada” (alusão ao trabalho do artista plástico, Marcel Duchamp), onde decretou aos quatro ventos que “o futuro é Pink Floyd”, ou a trocar em miúdos, a representar um soco no estômago dos detratores de plantão (“I Hate Pink Floyd”... tsc tsc tsc...).
Todavia, no “Flying Chair”, a sua proposta ficou diferente. Mais objetivo, Ciro partiu para uma linha de letras mais coloquiais, praticamente cartesianas, ao deixar de lado o surrealismo explícito de seus trabalhos concretizados em sua carreira solo. Em alguns momentos, chega a ser tão direto em seus recados, que tenho certeza de que surpreendeu seus fãs mais antigos, acostumados com o seu texto psicodélico, mais usual. Porém, em algumas faixas, há lampejos da loucura surreal, sim, portanto, em termos de texto, o disco certamente há de agradar diferentes freguesias.
E já no avançar sobre sua carreira solo, isso explodiu em seus álbuns solo, ao lado de sua banda de apoio, o “Nu Descendo a Escada” (alusão ao trabalho do artista plástico, Marcel Duchamp), onde decretou aos quatro ventos que “o futuro é Pink Floyd”, ou a trocar em miúdos, a representar um soco no estômago dos detratores de plantão (“I Hate Pink Floyd”... tsc tsc tsc...).
Todavia, no “Flying Chair”, a sua proposta ficou diferente. Mais objetivo, Ciro partiu para uma linha de letras mais coloquiais, praticamente cartesianas, ao deixar de lado o surrealismo explícito de seus trabalhos concretizados em sua carreira solo. Em alguns momentos, chega a ser tão direto em seus recados, que tenho certeza de que surpreendeu seus fãs mais antigos, acostumados com o seu texto psicodélico, mais usual. Porém, em algumas faixas, há lampejos da loucura surreal, sim, portanto, em termos de texto, o disco certamente há de agradar diferentes freguesias.
Sobre a
parte musical, predomina o Pop Rock, mas com mais condimentos, que o trabalho
anterior dos guitarristas Chico & Claudio, o “8080”. Mais apimentado, soa
mais Rock’n' Roll sem dúvida alguma e como já mencionei quando falei sobre as letras,
também contém bons momentos a passear por gotículas psicodélicas e até a conter certos
esbarrões no Rock Progressivo, ou seja, só há boa nessa obra.
Se o Ciro contribuiu com a sua poesia inspirada, Chico & Claudio trouxeram uma combinação muito bem azeitada de guitarras. São amigos de longa data (antes do “8080”, eles já haviam tocado juntos em outras circunstâncias), e esse entrosamento de ambos, traz uma riqueza sonora à banda, muito significativa. Não apenas pelo trabalho bem engendrado das guitarras, mas também por conta dos vocais que ambos já estavam habituados a fazer e somados ao Ciro como vocalista principal (e apoio dos demais componentes), tal trabalho bem planejado com backing vocals é muito interessante ao longo de todas as faixas.
Se o Ciro contribuiu com a sua poesia inspirada, Chico & Claudio trouxeram uma combinação muito bem azeitada de guitarras. São amigos de longa data (antes do “8080”, eles já haviam tocado juntos em outras circunstâncias), e esse entrosamento de ambos, traz uma riqueza sonora à banda, muito significativa. Não apenas pelo trabalho bem engendrado das guitarras, mas também por conta dos vocais que ambos já estavam habituados a fazer e somados ao Ciro como vocalista principal (e apoio dos demais componentes), tal trabalho bem planejado com backing vocals é muito interessante ao longo de todas as faixas.
E por falar
em demais componentes, Diego Basanelli (baixo) e Pedro Leo (bateria), também
são bem entrosados, pois tocavam juntos há muitos anos, portanto, quando uniram-se aos
demais, naturalmente somaram muito com uma cozinha de alto padrão e apoio
vocal.
Nesse aspecto, apesar de ser uma banda nova e formada muito rapidamente, diante de tais fatores já explicados, configurou-se assim a tal feliz combinação a que aludi logo no início da resenha e assim... bingo (!), temos mais uma banda de categoria a reforçar os nossos planos para levar o Rock para um patamar superior. Em termos de capa, o álbum é funcional, ao exibir o logotipo da banda em letra “bolha”, tipicamente sessentista, isto é, um ponto positivo a mais para animarmo-nos. Sobre as faixas, tenho mais algumas observações a fazer.
Nesse aspecto, apesar de ser uma banda nova e formada muito rapidamente, diante de tais fatores já explicados, configurou-se assim a tal feliz combinação a que aludi logo no início da resenha e assim... bingo (!), temos mais uma banda de categoria a reforçar os nossos planos para levar o Rock para um patamar superior. Em termos de capa, o álbum é funcional, ao exibir o logotipo da banda em letra “bolha”, tipicamente sessentista, isto é, um ponto positivo a mais para animarmo-nos. Sobre as faixas, tenho mais algumas observações a fazer.
“Calendário”, é a primeira canção do disco e já
impressiona pela bela disposição de guitarras sobrepostas no pan do stereo. Há
de destacar-se que além de exímio guitarrista, Claudio Costa é um experiente e
muito competente técnico de som, já tendo produzido muitos discos, portanto,
requinte na gravação foi mais um trunfo que essa banda teve para somar.
Além disso, gostei muito da firmeza do baixo e da bateria; ótimos backing vocals e uma discreta atuação de órgão Hammond, a cimentar o asfalto para a banda deslizar. Chamou-me a atenção também, um staccato com muita intensidade em um momento climático da música e algumas frases desenhadas como contra-solo da guitarra, que remeteu-me à Surf Music do final dos anos cinquenta, alguma coisa como o grande Link Wray faria com certeza e claro que ficou bem interessante.
Além disso, gostei muito da firmeza do baixo e da bateria; ótimos backing vocals e uma discreta atuação de órgão Hammond, a cimentar o asfalto para a banda deslizar. Chamou-me a atenção também, um staccato com muita intensidade em um momento climático da música e algumas frases desenhadas como contra-solo da guitarra, que remeteu-me à Surf Music do final dos anos cinquenta, alguma coisa como o grande Link Wray faria com certeza e claro que ficou bem interessante.
Sobre a
letra, Ciro diz coisas como: “Ela está contando os dias
no seu calendário... / Nas pontas de seus dedos magros”. É praticamente
uma crônica com certo ar de crítica comportamental, mas poeticamente a falar, é
bem bonito.
A faixa
seguinte é um Power Rock, bastante energético, chamado: "Relâmpago na Escuridão". A banda soa muito coesa e não
deixa a energia cair nem por um segundo sequer. Gostei muito dessa intensidade
e dos muitos detalhes no arranjo, com destaque para o slide guitar, bem
inspirado. Solo extremamente bonito, igualmente e na letra, Ciro solta o verbo,
a propor um quase manifesto contra a instituição do casamento.
É praticamente uma
antítese ao que a Wanderléa dizia em 1966, ou seja, ela que não suportava a ideia
de seu amado estar a casar-se com outra garota, denotava sonhar com o matrimônio, mas agora, 2017, Ciro execra-o sem parcimônia. Bem, os
tempos mudaram e de fato, assinar compromisso amoroso no cartório já não faz
nenhum sentido na sociedade atual, a não ser pela dor de cabeça gerada pela burocracia inerente e inevitável em ter
que desfazer-se tudo logo a seguir...
A terceira
faixa, chama-se: “Um Só Diamante”. Gostei
bastante do início do vocal com ares onomatopaicos. O trabalho de guitarras
a usar o efeito do Wah-wah, ficou excelente. Tem algumas insinuações de solo ao estilo
“backwards”, o que confere à canção, certamente uma atmosfera sessentista
adorável. Sobre a
temática, Ciro deixa de lado a sua descrença nas relações tradicionais via
matrimônio, e fala sobre o amor livre, com certa intenção em estabelecer uma ode, inclusive.
“Transbordando em silêncio nossos líquidos sagrados numa
cumplicidade que só os amantes possuem, tornando nossos corpos um só diamante”.
Bem, creio que a letra dispensa maiores comentários depois do trecho que
descrevi acima. E a música
termina com uma evocação das mais nobres: ”It’s Getting Better All the
Time”... pois é, cinquenta anos depois e os "Beatles" sempre dizem tudo.
Comecei a
ouvir a faixa seguinte, “Inundação de Amor” e
pus-me a pensar como tal proposta sonora era oitentista e lembrava o BR-Rock
80’s de então, a parecer uma canção do Kid Abelha etc. e tal. Aí leio que é uma
obra de fato composta no início daquela década, sob uma parceria do Ciro com o
saudoso Julio Barroso. Está tudo explicado, então e eu que tenho natural aversão à produção musical dessa década, nem percebi que tal canção fora famosa em meios midiáticos, tudo bem, assumo a minha ignorância sobre o assunto...
Primórdios dos Titãs, com Ciro Pessoa na formação (3º em pé, da esquerda para a direita)
E a porção
oitentista do disco prossegue, com uma regravação de “Sonífera
Ilha”, grande sucesso radiofônico que praticamente estourou os Titãs para o
mega estrelato naquela década, sendo contribuição do Ciro, como compositor, ao então noneto
paulistano. Essa versão do Flying Chair,
está mais Rock, de fato, não tendo aquela carga oitentista calcada no Ska
robótico e mergulhado em doses maciças de reverber, da gravação original dos
Titãs. Mas no cômputo geral, apesar dessa boa atenuante no áudio, o arranjo não
apresenta diferenças acentuadas.
"Cabine C", por volta do lançamento do seu LP, "Fósforos de Oxford", em 1986
E revela-se
como trilogia essa imersão aos anos oitenta, quando uma composição chamada “Cabine C / Na Primavera, faz uma homenagem para essa
banda, onde o Ciro foi membro fundador. Lembra alguns trabalhos do David Bowie nessa
referida década, mas não mergulha de cabeça no som calcado no Pós-Punk
explícito que tal banda (Cabine C), professava, ao soar mais “Rock”, inclusive com timbre
de respeito da parte do baixo.
As guitarras lembram como Carlos Alomar trabalhava
nessa fase da carreira do David Bowie, inclusive. Tem referências explícitas ao
repertório do Cabine C, quando ele entoa-se versos de: “Pânico e Solidão”, uma
sombria valsa gótica e peça do repertório dessa extinta banda.
Bem, passado
esse interlúdio oitentista, voltamos a falar de Rock clássico e na faixa
subsequente, “Crisálida”, o riff primordial
situa-se entre o Bubblegum e a psicodelia da década de sessenta. Adorei o uso
do Wah Wah na guitarra, com uma sentido rítmico muito criativo. E mais uma vez,
o Ciro foi bem personalista no uso da letra.
“Nosso
Amor Exposto na Luz do Sol” começa bem, com uma mensagem padrão da aviação, através da doce voz
feminina de uma comissária de bordo. Apertem os cintos que a “cadeira vai
“voar”, ótima sacada. A canção é bem Pop
dos anos oitenta e tanto é assim, que há referência explícita à “Gang 90 &
Absurdettes”, mais uma vez ao abriro os trabalhos na tábua Ouija, para buscar trazer
alguma mensagem do Julio Barroso, diretamente do além.
“Eu
Não Aguento Mais” mostra
um Rock’n' Roll de muita contundência. Gostei muito do trabalho das guitarras,
backing vocals e solo.
“Todo
Mundo quer Amor” é uma
canção que o “8080” já havia gravado em seu álbum debut e cuja resenha eu
publiquei em meu Blog 1, tempos atrás. Convido o leitor a ler ou relê-la. Eis o Link:
O que posso
acrescentar aqui, é que devem ter raciocinado como argumento para incluí-la no
bojo do álbum, o fato de que o Ciro também havia feito referências aos seus
trabalhos anteriores e cairia bem, por conseguinte, haver também essa bagagem pessoal de Chico
& Claudio. Além do fato de ser uma peça com alto poder de persuasão
radiofônica, portanto, uma candidata a tornar-se “sucesso”.
A penúltima
faixa é “Beijo Interestelar”. Aqui, parece que a
velha porção psicodélica do Ciro, veio à tona, ao lembrar bastante as canções de
seus discos solo. Gostei bastante da linha de backing vocals bem desenhada por
baixo do belo solo de guitarra.
Para fechar a
obra, a música homônima da banda, “Flying Chair” é
cantada em inglês. Toda a atmosfera psicodélica é encantadora e claro que o
reforço da cítara indiana é fator preponderante para tal (contribuição excelente do músico convidado, Fábio Kideshi, que é muito habituado a usar a sua cítara de alto nível em produções ligadas ao Rock, portanto, um artista muito antenado em vibrações Rockers sessentistas, naturalmente).
É muito bonita a condução melódica ao estilo “Shankareana”, com direito à linha de bateria sob signos tribais, baixo em looping, portanto tudo muito sessentista em essência, que maravilha. E tem um certo ar progressivo, além, e aqui cabe uma explicação.
É muito bonita a condução melódica ao estilo “Shankareana”, com direito à linha de bateria sob signos tribais, baixo em looping, portanto tudo muito sessentista em essência, que maravilha. E tem um certo ar progressivo, além, e aqui cabe uma explicação.
Sei que pode ser uma mera idiossincrasia de minha parte, com
tal impressão sendo irreal para os membros da banda que a compuseram e
arranjaram-na & gravaram-na e neste caso, só for uma impressão particular de minha parte ao ouvir e ter essa associação afetiva em termos idiossincráticos, mas não pude
deixar de observar como essa atmosfera gerada pela banda, lembrou-me o primeiro
trabalho solo do vocalista do “Yes”, Jon Anderson, a tratar-se do LP lançado em 1976, chamado:
“Ollias of Sunhillow”, com explícita carga de orientação Sci-Fi na temática e
sonoridade fortemente influenciada pelo Folk-Prog europeu, todavia, sob farta carga
de Space-Rock. Em síntese, essa canção, “Flying Chair” , tem
massivo poder hipnótico, com teor de mantra, e atmosfera glacial das mais
interessantes.
No cômputo
geral, apesar de apresentar nuances até dispares entre si, sob certos aspectos,
o álbum tem em seu norte o Rock’n' Roll visceral.
Nesse raciocínio, lembrou-me a
direção artística que o Lou Reed adotou no início dos anos setenta, quando sem
abrir mão exatamente do experimentalismo sob viés da Art Pop “Warholneana”, em
que militou através do “Velvet Underground” anteriormente, ele deu o seu mergulho no Glam-Rock setentista, com direito ao make-up de Bowie & Bolan, a trazero Rock’n'
Roll cru, via MC5; Troggs/Iggy Pop etc. Acho que o Ciro Pessoa fez exatamente a mesma
coisa ao não abandonar a psicodelia/surrealismo que o influenciava decisivamente,
mas tratou por buscar uma nova luz através do Rock visceral, direto e reto.
Não tenho
dúvida de que essa banda prosperará, com tão bom trabalho inicial lançado.
Para
contatos com o trabalho do Flying Chair, procure:
Página no
Facebook:
https://pt-br.facebook.com/bandaflyingchair/
Contato via
E-Mail:
Spotify:
Site Nave dos Deuses:
Canal da banda no YouTube:
Plataforma Onerpm:
https://classic.onerpm.com/artist/overview?artist_id=49422 Plataforma Onerpm
Gosto muito do trabalho do Ciro desde a época dos Titãs. Ficava impressionada com algumas fotos das performances da banda quando ele fazia parte, bem no início. Gostaria de ter visto ao vivo a banda nesta época, os shows pareciam ser muito criativos e originais! Gostei muito da banda atual, os vocais até me lembraram os dos Titãs, que sempre foram ótimos, muito afinados!
ResponderExcluirbjos querido e parabéns pela ótima matéria!
Oi, Fernanda !
ExcluirMas que legal que gostou da resenha e do trabalho do Flying Chair. De fato, trata-se de uma boa banda, composta por ótimos instrumentistas e vocalistas e munidos de alto poder criativo, com tantas canções boas e bem arranjadas, logicamente que tinha tudo para fazer um primeiro álbum tão bom.
Sobre suas observações em tom de reminiscência, que legal que a matéria tenha despertado-lhe tal lembrança pessoal, fico contente.
Grato pelo elogio pessoal e por prestar atenção na banda enfocada, que obviamente eu recomendo.
Beijo, querida !!
Boa tarde Luiz,
ResponderExcluirAchei bem legal a matéria, parece ser uma super banda, logo mais conhecerei o trabalho da banda e conheço um pouquinho do trabalho do Fabio que é influenciado pelo Ravi e deve ser também do Ananda Shankar, além de outros tocadores de Sitar.
Parabéns novamente e abraço.
Olá, Vinicius !
ExcluirQue maravilha receber sua visita em meu Blog e saber que a resenha tenha motivado seu interesse em conhecer melhor o trabalho do Flying Chair. De fato, pelo que leu de minhas impressões sobre o álbum, está claro que trata-se de uma banda de muita qualidade técnica e munida de alto poder criativo, em todos os quesitos de uma produção musical, por sinal.
Maravilha o seu adendo sobre o Fábio Kideshi, um artista com embasamento no seu instrumento e tradições dentro da cultura indiana, mas sobretudo por enxergar a conexão que ele tem com o Rock sessentista, via Ravi Shankar. De certa forma, Kideshi leva adiante a chama que talvez perdêssemos com o passamento do Alberto Marsicano e Marcus Rampazzo, dois citaristas Rockers por excelência.Só por isso já seria genial, mas Kideshi vai além e sendo um artista muito criativo e bem embasado, tem tudo para não só manter a chama acesa, mas expandi-la.
Bem lembrado demais, Ananda Shankar toca muito.
Grato pela visita, comentário, apoio à banda enfocada e elogios à matéria. O Blog é seu, visite-o sempre, fico contente com sua presença aqui.
Grande abraço !