quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Celular e Volante não Combinam ! - Por Luiz Domingues


Basta sair de sua casa e logo que vai atravessar a primeira rua, passa um carro à sua frente, com o motorista a dirigir afoitamente com uma só mão no volante do veículo, preocupado em segurar um indefectível telefone celular. O cidadão caminha mais um pouco e passa outro e depois outro, outro...
Basta observar nos cruzamentos das grandes avenidas e o fenômeno repete-se, aliás, multiplica-se. Essa compulsão em falar o tempo todo ao celular, parece não passar de uma mania. O argumento de que importantes recados não podem esperar de forma alguma, é estapafúrdio, no sentido simples de que a humanidade viveu sem esse recurso, por milhares de anos e por quê só a partir dos anos noventa, isso se tornou-se uma necessidade premente ?
Com a sofisticação cada vez maior dos celulares, o rol de distrações aumentou muito. Agora é comum ver motoristas a participar de chats na internet; disparar torpedos; consultar o Google, ou procurar por vídeos no You Tube... em suma : os motoristas fazem tudo, menos prestar atenção no trânsito, e sobretudo na condução de seu veículo. Vamos aos fatos : a informação que você processa ao dirigir e usar o celular, vai simultaneamente ao tálamo, para ser processada.
O próximo passo é ser filtrada no lobo frontal, onde uma das duas será priorizada. A seguir, o córtex cerebral vai decidir só por uma, e a outra ação é relegada a segundo plano. Se a prioridade é o que faz ao celular, a sua percepção ao dirigir, é reduzida drasticamente.  Isso sem contar certas nuances de cunho psicológico, que muito contribuem como agravantes. Não é raro ver pessoas enfurecidas ao volante, por estar a brigar com alguém ao telefone. Imagine você, ao receber uma bronca de seu chefe; brigar com a sua mulher; ou a receber uma notícia de falecimento de um ente querido. Isso altera a sua pressão sanguínea ou não ?
Sei que falei sobre situações extremas, mas mesmo se estiver em uma conversa amena sobre a última rodada do brasileirão, ou a criticar a última medida do ministro da Fazenda, esse uso de celular ao volante é inconveniente. Estou cansado de observar motoristas a conduzir o veículo em zigue-zague; não usar a seta para conversões e o pior, ao desrespeitar a mais básica das regras de trânsito, ao não parar nos semáforos vermelhos. Pobres pedestres que já sofrem para atravessar as ruas, com o costumeiro desrespeito de motociclistas e ciclistas nesse quesito.
O assunto é preocupante e ganha ares epidêmicos no sentido de que o Hospital das Clínicas de São Paulo está a abrir um departamento especial para tratar desse novo distúrbio, a compulsão em dirigir e usar o celular simultaneamente. Uma frase dita pelo jornalista norteamericano, William Powers, sobre esse assunto, cabe bem para fazer o leitor pensar : "sacrificar a vida para ler uma mensagem, vale a pena" ?
Matéria publicada anteriormente no Blog Planet Polêmica e republicada no Blog Pedro da Veiga, ambas em 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário