sábado, 21 de janeiro de 2012

O Sucateamento da Malha Ferroviária Brasileira - Por Luiz Domingues

Não sejamos ingênuos. Os interesses sempre falaram mais alto e não foi a toa que a malha ferroviária foi praticamente extinta no Brasil.

Desde Juscelino, a ênfase em rodovias colocou o Brasil na sanha de empreiteiros ávidos para abrir estradas e a beneficiar toda a cadeia automobilística para produzir; vender & manter veículos em ação. Isso sem contar a indústria petrolífera. E o governo também fomenta esse estado de coisas, pois as três esferas do poder executivo contam em suas receitas, com uma fatia robusta de tributos gerados pelos carros e outros veículos.

O que é inadmissível, por outro lado, por tratar-se de um país desse tamanho, é que não haja a alternativa dos trens, no mínimo em condições de igualdade.
Fala-se no trem bala entre São Paulo e Rio de Janeiro, com extensão à Campinas. Isso, na verdade, já deveria existir há muitos anos, o que exemplifica o nosso atraso.
Que o PAC justifique todo o seu barulho eleitoreiro, a criar de fato, essa linha ao menos, pois o correto mesmo, seria um investimento pesado nesse setor, ao reativar o uso das estradas de ferro em todo o país, e esse conceito vale também para as hidrovias. Para ter-se uma ideia de que essa má vontade é muito mais antiga ainda do que o advento da indústria automobilística (durante o governo JK), recomendo ao leitor que assista ao filme : "Mauá, o Imperador e o Rei", do diretor Sérgio Rezende (uma produção de 1999, estrelada por atores tarimbados tais como: Othon Bastos, Paulo Betti e Malú Mader, entre outros).

Para quem não sabe, o Barão de Mauá (Irineu Evangelista de Souza), foi o empreendedor que bancou a introdução das estradas de ferro no Brasil.
Veja, através dos livros de história ou por intermédio desse filme que cito, quantos golpes sujos, esse empreendedor sofreu, das sabotagens explícitas a falcatruas do mundo financeiro e verificará que o Brasil poderia ser bem melhor do que é.

Matéria publicada inicialmente no Blog do Juma, em 2011.

4 comentários:

  1. Um dos fatores mais importantes do desenvolvimento dos EUA foi a ferrovia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda a razão, Juma. Foi o fator preponderante para povoar e desenvolver todo o oeste que era selvagem , praticamente.

      Excluir
  2. O "trem" é que somos sucatinhas.
    Cuidado com o buraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha ha ha !! Adorei seu comentário espirituoso e criativo. Somos mesmo as sucatinhas dos poderosos e seus interesses.

      Excluir