quinta-feira, 5 de abril de 2012

A Ocupação dos Insatisfeitos - Por Luiz Domingues

Que as redes sociais da internet ganharam um papel mobilizador sem precedentes na história, não resta nenhuma dúvida. Tal como uma epidemia incontrolável, insuflaram-se diversas nações árabes recentemente, a promover a derrocada de alguns tiranos e assim possibilitar ventos de liberdade inimagináveis para povos oprimidos por regimes ditatoriais fechados, e invariavelmente amparados por fundamentalismo religioso, essa foi a versão que a mídia oficializou, mas naturalmente que há controvérsia .

Mas não parou por aí essa avalanche com manifestações. Questão mais recente é o fenômeno do: "Occupy Wall Street".

Insatisfeitos pela demora em ver soluções concretas para o fim da crise econômica, milhares de pessoas marcharam sobre o famoso quadrilátero nova-iorquino, templo da especulação e local em que a palavra "Greed" (ganância) é pronunciada como uma verdade absoluta (não é à toa que o personagem, Gordon Gekko, interpretado pelo ator, Michael Douglas, usava esse bordão como um verdadeiro mantra: "Greed is Good", ganância é boa... em meio ao filme: "Wall Street" de Oliver Stone). 

E como epidemia, espalhou-se por diversas capitais mundiais, em uma demonstração clara de que o capitalismo que se esgota nos seus anseios como um sistema altamente predatório e baseado na segregação mais injusta.

Recentemente eu li uma entrevista de um sociólogo, publicada no jornal, Folha de São Paulo, a alertar para uma bolha socioeconômica que está a se inflar rapidamente pela China. Segundo a sua visão nada imparcial, seria a bolha do consumismo desenfreado e motivado pela ascensão econômica, daquele milenar país asiático. A preocupação é que estoure, pois segundo palavras desse estudioso, não há equilíbrio financeiro que segure as expectativas geradas por mais de um bilhão de pessoas que desejam viver como norte-americanos e europeus, mas tem recursos naturais, muito menores, ao gerar um colapso que nem o dinheiro consertaria. 

Como diria o autor, Leo Huberman, em seu clássico: "História da Riqueza do Homem", a culpa é da cupidez de lucros. ou a trocar em miúdos, os capitalistas escancaram que são exclusivistas por natureza e querem que os comunistas só dividam a miséria entre si. 

Ironias à parte, é preciso ficarmos atentos aos próximos acontecimentos, pois da mesma forma que várias nações árabes foram induzidas a insuflaram-se e estimuladas a derrubaram ditadores tidos como déspotas, o movimento "Occupy Wall Street" sinaliza ser bem mais autêntico em seus anseios, ao contrário do que certos órgãos de imprensa tentam nos fazer crer, ao acusar-lhe de ser meramente uma manifestação isolada da parte de baderneiros e decididamente ingênuos que sonham com um mundo mais solidário. 

A verdade é que a insatisfação com o sistema está no limite do tolerável e a ideia de que a "ganância é boa", parece estar a ficar fora do esquadro do século XXI, tal como tantas outras ideias que ficaram para trás, registradas nos livros de história.

Matéria publicada inicialmente no Blog Planet Polêmica, em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário