sábado, 18 de agosto de 2012

A Senhora tem uma Bela Filha... - Por Luiz Domingues


"Mrs. Brown, You've Got a Lovely Daughter", foi uma canção pop escrita por Trevor Peacock, e que foi regravada por vários artistas, porém foi a versão gravada pela banda britânica Herman's Hermits, que lhe conferiu mais notoriedade.

O Herman's Hermits era uma banda "bubblegum" (termo que designava bandas Pop especializadas em canções simples, e com apelo comercial muito forte, graças principalmente aos refrães que "grudavam na cabeça, como chiclete", daí o sentido da designação).

Acostumados a lidar com esse público infanto-juvenil, construíram a carreira nesse estilo.
Não era uma banda ruim, mas se o Rock britânico dos anos sessenta fosse futebol, eu diria que o Herman's Hermits pertenciam à terceira divisão, e com remotas chances de um dia subirem à segunda, sendo que na primeira então, nem em sonhos.

Em 1968, a psicodelia comia solta na Inglaterra, mas os Herman's Hermits continuaram no seu estilo, sem grandes mudanças, a não ser no visual, com roupas ligeiramente mais coloridas e o cabelos um pouco mais compridos, mas quanto ao som, permaneceram no "Bubblegum" simplesinho.
Dessa forma, seguindo os passos dos Beatles e Elvis Presley, também expandiram sua divulgação através do veículo cinematográfico, e sendo assim, sua regravação da canção "Mrs. Brown, You've Got a Lovely Daughter", tornou-se um longa-metragem.

O filme seguiu em cima de uma história singela, onde o quinteto britânico se vê às voltas com uma cadela da raça greyhound, e resolvem inseri-la no mundo das corridas de cães, super populares na Inglaterra.
Uma artimanha prosaica é utilizada para "incentivar" a cadelinha a render mais nas corridas, mas nem em filmes de bichinhos da Disney se pensaria em algo tão tolo.

Seguindo a cartilha básica dos roteiros dos filmes de Elvis Presley, os Herman's Hermits (Peter Noone; Keith Hopwood; Derek Leckenby; Karl Green, e Barry Whitwam, que no filme usam seus nomes verdadeiros), se metem em confusões, romances com belas garotas e claro, tocam e cantam.
São nove canções executadas ao longo do filme, incluso "There's a Kind of Hush", provavelmente o maior sucesso da carreira deles, e inegavelmente, uma bela canção.

A filha bonita da senhora Brown (Mona Washburn), em questão, Judy (Sarah Caldwell), é obviamente a mocinha da película.
Trata-se de um filme leve, onde o meu conselho é assistir sem criar grandes expectativas em relação à nada. Esqueça que não é um super filme, esqueça que o Herman's Hermits não era uma grande banda e assim, de forma descompromissada, passa tranquilo como diversão.
Claro, mesmo com essas ressalvas, as canções são boas, tem imagens preciosas da cidade de Manchester / Inglaterra, nos anos sessenta, boa fotografia e se você for um fã de corridas de cães, terá um elemento extra para se interessar.

2 comentários:

  1. Ainda não assisti esse filme,Herman's Hermits tem umas musicas legais...ótimo texto Luiz vou pesquisar no youtube,abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kim, trata-se de diversão leve e vale por sentir a vibe de 1968 no celulóide. A estória em si é simples e o HH, idem.

      Valeu !!

      Excluir