quarta-feira, 3 de abril de 2013

Mente Humana Sem Limites - Por Luiz Domingues




Há muito tempo a ciência vem a empreender estudos sobre o funcionamento da mente humana. Seja nos aspectos cerebrais e neurológicos, seja através do campo da paranormalidade, o fato é que avanços significativos são alcançados nas mais diversas pesquisas em curso, em inúmeras universidades importantes do mundo.
Não faz muito tempo, a USP, Universidade de São Paulo, anunciou avanços significativos no campo da comunicação telepática, ao envolver macacos. Uma experiência incrível nesse sentido, foi feita em conjunto com uma universidade chinesa. Mais recentemente, a Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, anunciou avanços nessa área, com a possibilidade de revolucionar o uso de próteses para pessoas com dificuldades de locomoção e manipulação de objetos, pelo uso dos membros superiores.
Ao usar a força do pensamento, uma mulher tetraplégica conseguiu comandar braços mecânicos, para desenvolver uma série de tarefas manuais, com um aproveitamento espetacular. Segundo os resultados de tal pesquisa, a mulher conseguiu usar os seus braços mecânicos com a desenvoltura de membros naturais, com articulações perfeitas, a mexer braços; punhos; dedos e dessa forma, para conseguir agarrar e manipular diversos objetos.
Para que tal ação concretizasse-se, os neurocientistas realizaram uma cirurgia para a implantação de eletrodos, conectados ao córtex. Após essa fase cirúrgica, houve um período sob treinamento com treze semanas, mas segundo os cientistas, após dois dias apenas, a voluntária já conseguiu movimentar o braço mecânico. Outra incrível constatação, deu-se quando perceberam que o braço mecânico não precisava estar acoplado ao corpo da voluntária, necessariamente.
Mesmo à distância, a voluntária conseguia emitir comandos mentais e o braço mecânico pode obedecê-la prontamente. O grande diferencial, segundo os cientistas, deve-se ao fato de usar-se o algoritmo de um computador tradicional, porém, ao mimetizá-lo ao padrão cerebral humano. Essa pesquisa revoluciona a questão do uso de próteses muito eficientemente para as pessoas com dificuldades motoras, sem dúvida, mas os cientistas querem mais e agora estão a buscar meios para que tais próteses tenham a devida sensibilidade ao calor e frio, ao visar aproximá-las ao máximo da natureza humana.

Enquanto as pesquisas com células-tronco ainda sofrem com a burocracia e os preconceitos de pessoas comprometidas com paradigmas pseudo éticos, ao menos nesse campo das próteses, avança-se, ao dar esperança para acreditar-se em dias melhores para as pessoas que necessitam desse tipo de apoio. E comemoramos sobretudo, esse tipo de progresso no estudo da potencialidade mental do ser humano, pois sabemos que esse estrato é ilimitado e assim, trata-se de mera questão de tempo para avanços ainda maiores vir à tona, com a comprovação científica de sua realidade.
Matéria publicada inicialmente no Blog Planet Polêmica, em 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário