sábado, 8 de setembro de 2012

Mesa Redonda: Por Que as Mulheres as Odeiam? - Por Luiz Domingues


Os jogos vão a encerrar-se na rodada de domingo e o pós-jogo ainda monopoliza as atenções nas transmissões de rádio e de algumas TV's fechadas. Mas para o desespero das mulheres, essa falta de atenção dos maridos e/ou namorados ainda não acabou, com o final dos jogos da rodada.
É o fim do domingo e o sujeito nem pisca diante da TV, ao prestar atenção em meia dúzia de homens sentados sob uma bancada, nem sempre arredondada, a discutirem por mais de duas horas sobre... a rodada que já se encerrara há horas...
Discutir a relação? Mulheres, nem ousem falar essa frase infame quando um homem está hipnotizado, por assistir pela quinquagésima vez a jogada que originou aquele pênalti polêmico. As mulheres não entendem que o futebol sucinta inúmeros aspectos que extrapolam as quatro linhas e os noventa minutos regulamentares.
Tão ou mais importante que o jogo em si, são os bastidores. O pré e o pós jogo, pode ser muito mais interessante que a partida em si, por diversas razões. Para quem acompanha, o futebol fascina justamente por essa gama de questões análogas, que adoramos discutir por horas a fio, mas que causa ojeriza às mulheres.
Por exemplo, em volta de seu time, existem os outros times rivais. É uma obviedade, mas as mulheres que não acompanham o futebol, tendem a pensar que cada jogo se resume a ele mesmo, sem entender o mecanismo de um campeonato em termos de regulamento, tabela, tábua de classificação e afins. Então, independente se ganhar, empatar ou perder, o seu time está sempre em um mar revolto, em meio a tubarões vorazes, e assim, torna-se tal visão desse cenário, fundamental para o torcedor estabelecer conjecturas.
Quais foram os resultados dos outros jogos? Qual a situação da tabela após essa rodada recém-encerrada? E nos detalhes a envolver os bastidores, há a mesma predisposição pelas entrelinhas do esporte que são relevantes. 

Quem recebeu cartão vermelho? Quem recebeu o terceiro cartão amarelo e estará suspenso para o próximo jogo? E isso vale para os adversários, é claro. Se fulano, do time "A", recebeu o segundo amarelo na rodada realizada, hoje eu vou torcer para que ele receba o terceiro cartão no jogo da próxima quarta-feira, contra o time "B" para que ele fique suspenso para enfrentar o meu time no domingo que vem, ao enfraquece-lo. Capice, ragazza?
Viu como é importante acompanhar a mesa redonda do domingo a noite? E sobre as contusões, então? Ao assistir tais programas, tornamo-nos todos, ortopedistas práticos... horas e horas a ouvirmos a discussão sobre menisco, músculo adutor da coxa, estiramento, hérnia de disco...
E o mais delicioso de tudo: os bastidores dos clubes e federações!
A política interna do clube, contratações, contratos com patrocinadores, o mercado da bola, e as especulações inerentes dele. Vemo-nos como "experts" em cartolagem, sob os seus obscuros meandros. As mulheres não percebem que esses detalhes nos fascinam.
Técnicos a falar sobre esquemas táticos! Você gosta mais do "3-5-2" ou do "4-4-2? Duas linhas de quatro possibilita a liberdade para os alas, poderem apoiar o ataque? Quantos volantes de contenção você usaria?  O seu técnico mexeu errado no time? Demorou para mexer? Foi humilhado pelo técnico adversário, através de um "nó tático?"
E as jogadas polêmicas? Talvez o mais enigmático e entediante momento para as mulheres nesses programas, pois como podem compreender o que afinal de contas é o "impedimento?" Foi ou não pênalti? A bola entrou ou não entrou? O árbitro foi rigoroso demais na expulsão? Por que tantos minutos de prorrogação? Por que?
A conclusão é: não basta o ludopédio dos noventa minutos dentro das quatro linhas, pois tal como bovinos, gostamos de ruminar o futebol, ao ficarmos horas e horas a discutirmos tais aspectos, ad nauseam.

Agora, meu amigo, torne a ler esta matéria, sob outra perspectiva.
Pense que agora ela se chama: "Fazer Compras no Shopping, Por que os Homens odeiam isso?"
Leia a imaginar que não suportamos passar horas a acompanhá-las nas compras.
Pense no quanto é entediante ver a sua mulher entrar em cinquenta lojas, experimentar tudo que vê nas estantes e "araras", fazer milhões de perguntas às vendedoras e às vezes voltar para a casa sem que tenha comprado absolutamente nada! Pense no fascínio que elas sentem por sapatos, apesar de ter cada uma delas, apenas dois pés, exatamente como nós, e não mais de cem, como uma centopeia...
Pense como é entediante peregrinar de loja em loja, sem que ela se decida enfim sobre comprar algo. O quanto é incompreensível, em nosso entendimento, que fiquem paralisadas diante de vitrines que nós nem notamos que existem. Enfim, a resposta é essa: as mulheres odeiam as mesas redonda de futebol, pelo mesmo motivo que odiamos acompanhá-las aos shoppings!
Tal como nós, comprar para elas é igual ao jogo em si, com noventa minutos. O mais gostoso, portanto, é ruminar muito sobre a compra, assim como nós gostamos de pensar no futebol em muitos detalhes do extracampo. Sendo assim, faça um pacto de tolerância com sua esposa ou namorada: ela vai fazer compras sozinha e gasta o tempo que quiser. Em troca, às quartas e domingos, deixam-nos digerir o futebol igual a uma jiboia que engoliu um boi, por horas a fio... combinado?

E afinal de contas: o centroavante do nosso time volta a a atuar no jogo da próxima quarta, ou não? Essa contusão é eterna? Esse "chinelinho" está a me irritar com a sua indolência...

12 comentários:

  1. A centopeia.aqui adorou o.texto mas continuo gostando de futebol e rádio que tem tudo a ver e pra mim.não precisa.ser só mesa redonda de.domingo.gosto.dos.bate-bola durante a semana tanto que.o meus ídolos São João Carlos.Albuquerque, Flavio Gomes e uma vez encontrei o Paulo Calcade num shopping e disse que gostava de todos.da Espn.e.foi.o que ele disse.que geralmente às mulheres odeiam eles!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi boa, Sil !

      Então reconhece que gosta de vitrines e sapatos, como toda mulher...

      Não errei na minha teoria...

      Mas seu caso é diferente num aspecto, pois como radialista, sei que admira todos esses caras do jornalismo esportivo que citou.

      Adorei a sinceridade do Calçade que sabe que no geral, as mulheres tem bode deles...

      Adorei saber que curtiu o texto e lhe agradeço por lê-lo e comentá-lo.

      Excluir
  2. E sempre um prazer ler suas matérias e vc sempre acerta na escolha dos.temas!!!!! Aguardando ansiosamente às próximas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Sil !

      Conto sempre com sua atenção aos textos.

      Valeu !!

      Excluir
  3. Oi, Luiz.
    Você tem razão no que diz em seu texto, embora me pareceu um pouco preconceituoso com o fato de uma mulher ir a um shopping e ficar horas tentando comprar alguma coisa, e enalteceu os homens assistirem as mesas redondas de futebol.
    Atualmente, não acho que "as mulheres" não gostam de mesa redonda sobre futebol, e sim a grande maioria, talvez, mas sei de mulheres que gostam, e acompanham o campeonato, que o diga nossa comentarista Renata, ex Miss Brasil.
    Particularmente, não gosto de mesa redonda e nem de gastar horas fazendo compras em shopping. Só vou ao shopping se for para ir ao cinema. Sou bem vapt-vup nas compras. E enquanto meu marido assiste mesa redondas, eu vou fazer outra coisa que eu gosto.
    Eu não faço questão nenhuma que meu marido me acompanhe nas compras, e nem quero que ele me acompanhe, acho até que me atrapalha nas decisões. E até acontece o contrário, eu é que o acompanho em suas compras. E se o homem é um pouco vaidoso, acaba demorando também.
    E as questões que você faz, sei responder a todas. Sei o que é impedimento, pênalti, expulsões justas e injustas e,... não tenho 100 pares de sapatos!!! Risos...
    Abração para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Absolutamente, amiga Janete !

      Não fui preconceituoso na abordagem e lhe explico o porque :

      A minha intenção foi num tom de ironia, brincar com estereótipos e estabelecer assim em rítmo de brincadeira algumas verdades embutidas nesse conceito e acima de tudo, traçar o paralelo de que a melhor maneira de se manter uma relação legal entre um casal é mesmo respeitar um ao outro, deixando o espaço regulamentar para que cada um exerça sua individualidade.

      E finalmente, claro que existem mulheres que gostam de futebol e homens que tem paciência em acompanhá-las nas compras...

      Obrigado por ler e comentar e espero que eu tenha esclarecido o meu ponto de vista sobre a matéria !

      Excluir
  4. Belo texto!
    Senti uma certa nostalgia da mesa comandada pelo Peruzzi.
    Zé Reis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo Zé Reis !!

      Realmente, a velha guarda da TV Gazeta era bem legal. Por sorte, achei uma foto da Mesa no tempo do Peruzzi, para ilustrar a matéria.

      Abraço !

      Excluir
  5. Luiz, isso está mudando um pouco, as mulheres gostam bem mais de futebol que a 20,30 anos atrás.

    Mas eu vou te dizer que a classe de pessoas que mais abomina futebol são os gays do sexo masculino.

    Mulher ainda gosta bem mais de analisar futebol que os gays, pode ter certeza !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua observação é muito pertinente, amigo Brian.

      Não tenho a pretensão de formular uma teoria, pois não sou psicólogo, antropólogo e tampouco sociólogo. Mas acredito que os gays mais afetados são mesmo mais arredios ao futebol por exagerarem na caricatura feminina que compõem para as suas vidas.

      E cada dia temos mais mulheres que curtem o futebol com bastante conhecimento de causa.

      Obrigado por ler e comentar !!

      Excluir
  6. Não consigo entender um monte de homem de perna cabeluda correndo, que nem doidos atrás de uma pobre bolinha, ainda mais quando termina os noventa minutos e o jogo ficou 0X0, mas aqui em casa eu libero o futebol na boa, no entanto , ele libera o cartão de crédito na boa, também! Boa troca , não acha?kkkkk...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha ha ha...

      Realmente é incompreensível tanta paixão por ver 22 marmanjos correndo atrás de uma bolinha...

      Se um ET ver isso, vai definitivamente achar que os terrestres são completamente loucos !!

      E você pegou direitinho o espírito da matéria !! A melhor regra de convivência no casamento ou namoro é dar o espaço regulamentar para cada um...

      Obrigado por ler e comentar, Tarta !

      Excluir