sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ciclistas; Regras de Trânsito e Boa Educação - Por Luiz Domingues



Tenho falado bastante sobre ambientalismo; ecologia e afins no Blog Planet Polêmica, onde sou colaborador (e agora a reproduzir aqui, no Blog Luiz Domingues 1).  Mas sempre procuro abordar o tema por um viés diferente da obviedade.
Claro que sou favorável a um mundo perfeitamente coadunado com condições ambientais limpas; sem abusos; sem desperdícios; em suma, sem agressões ao planeta, em todos os sentidos. Contudo, enxergo muito oportunismo por trás de falsos ambientalistas e dessa forma, eis que coloco o dedo nessa ferida da hipocrisia de que muitos fazem uso, para exercer seus interesses econômicos particulares.  Desta feita, não falarei sobre interesses escusos, mas sobre a absoluta falta de educação, encoberta por uma nobre iniciativa.


Estamos a viver um colapso nas médias; grandes e gigantescas cidades em relação ao trânsito caótico, com excesso de carros, muita neurastenia e emissão de agentes poluentes de forma indiscriminada. Considero o investimento em metrô, como a melhor solução possível para equacionar o problema. Todavia, nem só com uma malha metroviária eficiente, resolve-se definitivamente essa equação.
Outros elementos são muito interessantes como apoio logístico, e entre eles, cito a bicicleta. Não é preciso pensar muito para verificar que em diversos países, a bicicleta é um meio de transporte eficiente; prático; limpo ecologicamente e ainda por cima, uma grande arma contra o sedentarismo. É perfeito, certamente, o seu apoio por parte das autoridades, não discuto isso e aliás, apoio.
O meu descontentamento, todavia, é contra a enorme quantidade de maus ciclistas, que acham que a bicicleta é isenta para obedecer as leis do trânsito. Sob a desculpa de que as ruas são extremamente perigosas para o seu uso, ciclistas afoitos usam as calçadas como se fossem ciclovias, ao circular em alta velocidade, e assim arriscar a segurança e por quê não dizer, a vida das pessoas.


E nesse teor de falta de educação, não há classe social ou faixa etária que salve-se. Já vi pessoas com bicicletas caríssimas, a fazer uso de equipamentos de segurança sofisticados e trajadas com elegância, a cometer barbaridades pelas calçadas. Outra pergunta básica : Por quê não param nos semáforos quando a luz vermelha está acesa ? Pesquisei no Código Brasileiro de Trânsito e não achei nenhuma cláusula que os libere dessa conduta civilizada...
A ideia em atropelar pessoas não parece-me coadunada com nenhum ideal ecológico, você não acha ? O mesmo raciocínio serve para os motociclistas; skatistas; patinadores etc.  Eu sei que o ideal seria criar uma malha de ciclovias, mas enquanto essa importante providência não é realizada de uma forma contundente pelo poder público, será que daria para os ciclistas mal educados ao menos tomar consciência de que calçadas não são pistas de velocidade e a faixa de pedestre é prioridade para pessoas concluir as suas travessias ?
Matéria publicada inicialmente no Blog Planet Polêmica, em 2012.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com vc Luiz! Ontem mesmo fui praticamente atacada por um bando de ciclistas querendo atravessar a rua todos no mesmo local disputados pelos pedestres... Na verdade o transito no Brasil é uma selva onde cada um faz o que quer e ninguém respeita as regras! Ou pelo menos quase ninguém! quem respeita acaba se tornando vítima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, acho um absurdo ver matérias na mídia grande, só enaltecendo as bicicletas e elegendo o caráter ecológicamente correto dos ciclistas e nenhuma alma sensata levantar o dedo contra os facínoras que usam as bikes agressivamente contra os pedestres.

      Esses veículos podem matar, ferir gravemente as pessoas e nada justifica essa isenção velada que eles usufruem. Penso nos idosos, crianças e deficientes físicos que sofrem com a agressividade desses delinquentes e não me conformo com o silêncio da sociedade em relação à isso.

      Você acaba de relatar que quase foi atropelada e se fosse, não ficaria admirado se o ciclista ainda te xingasse por "atrapalhar" a sua performance...

      Excluir