quarta-feira, 20 de junho de 2012

Trote na Polícia : O Desserviço do Mau Cidadão - Por Luiz Domingues



Em uma sociedade cada vez mais violenta, onde a insegurança grassa, não há nada que você deseje mais em um momento angustiante, do que ver chegar uma viatura policial e que seus componentes possam tirar-lhe da mira de bandidos sanguinários.  Com uma arma apontada para a sua cabeça ou na de um ente querido, cada segundo equivale há uma década, tamanho o pavor.
Contudo, concomitante ao seu momento aterrorizante de espera,  centenas, quiçá, milhares de viaturas policiais; ambulâncias e carros de bombeiros, são desviados para ocorrências inexistentes e até que as respectivas centrais de monitoramento, percebam o engano, pode ser o final da linha para você e sua família. Tudo isso graças a inacreditável quantidade de telefonemas falsos que a Polícia Militar de São Paulo, Corpo de Bombeiros e serviço de ambulância dos hospitais, recebem diariamente.
Segundo estatísticas que acessei, só em São Paulo, a média de ligações fraudulentas, bate na casa de 35 mil / dia. No Rio, os números são praticamente iguais e em diversas outras capitais, o mesmo fenômeno repete-se, lastimavelmente. Recentemente, uma mulher foi pega na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, onde sob um curto espaço de tempo, cometeu quase quinhentos telefonemas à Polícia Militar, para comunicar falsas ocorrências. Ao ligar de orelhões diferentes e a alternar com celulares, pôs-se a despistar a polícia, que demorou para localizá-la e prendê-la.
O que leva uma pessoa a ligar para um órgão público de segurança ou saúde e realizar um trote ? O prazer em cometer um ato fraudulento ? O escárnio em considerar que engana tais profissionais ? Ou simplesmente a mais ignóbil vontade de atrapalhar o serviço público ?
Naturalmente, por mais energúmeno que seja, será que essa criatura idiota julga-se imune aos problemas de saúde ? E mesmo que pensasse dessa forma bizarra, acha que um ente querido seu, jamais poderá precisar da agilidade de uma ajuda desse porte ?  Está bem, vamos admitir que existam pessoas que não raciocinam dessa forma. Nesse caso, como evitar que as linhas de emergência de tais órgãos não estejam obstruídas por esses imbecis ?

O governador de SP, Geraldo Alckmim, instituiu uma pesada multa pecuniária para quem for flagrado a cometer esse ato abominável. Na verdade, já existia no código penal, uma punição por reclusão para esse delito. Talvez amedronte alguns, mas duvido que zere a estatística. Eu só vejo um meio para mudar esse quadro : Investimento maciço em educação. Por ser um paradigma, precisa ser quebrado na sua raiz e imediatamente substituído por outro, desde a tenra infância, onde a consciência seja trabalhada em prol da construção dos valores de cidadania básica.
Hora de repensar urgentemente o currículo escolar. Aulas de cidadania, com noções básicas de comportamento no trânsito; gentileza; respeito; limpeza pública; reciclagem do lixo e outras tantas questões de convívio social, deveriam entrar na formação das crianças. E abolir a ideia de que dar trote na polícia; bombeiros ou hospitais, é "engraçado", certamente trata-se de um desses pontos a ser trabalhados.
Matéria publicada inicialmente no Blog Planet Polêmica, em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário