sexta-feira, 8 de junho de 2012

Guto Lacaz : Artista ou Cientista ? - Por Luiz Domingues


O paulistano Guto Lacaz é uma das personalidades artísticas mais inquietas das últimas décadas. Seu trabalho é multifacetado e rompe barreiras entre a ciência e a arte.


Suas engenhocas chamam a atenção pelo caráter inusitado, brincando com a questão da massificação do mundo industrializado, com as geringonças inúteis que nos são impingidas pela publicidade agressiva etc.
Uma das subliminares cutucadas de Lacaz ao sistema, se dá nos aparelhos de funções repetitivas, onde perseguindo o moto perpétuo em favor de nada, satiriza o vazio da sociedade de consumo em todas as suas implicações.

Nascido em 1948, formou-se arquiteto pela FAU-USP, lecionou comunicação visual e desenho de arquitetura na PUC de Campinas (PUCamp) e foi editor da revista Around Z.
Como artista plástico, Lacaz produz esculturas, vídeoinstalações, multimidia, eletroperformances, projetos e experimentos científicos alternativos.

Sua criatividade é incrível e seu senso de humor corrosivo dá o tom exato onde sua arte quer chegar.

O limite onde esbarra na ciência, provoca o lúdico num primeiro instante, mas certamente tem uma camada mais profunda a ser analisada com maior atenção.
Matéria publicada inicialmente no Site/Blog Orra Meu, e republicada no Blog Pedro da Veiga, ambas em 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário