sexta-feira, 8 de junho de 2012

Guto Lacaz : Artista ou Cientista ? - Por Luiz Domingues


O paulistano, Guto Lacaz, é uma das personalidades artísticas mais inquietas das últimas décadas. Seu trabalho é multifacetado e rompe barreiras entre a ciência e a arte. As suas engenhocas chamam a atenção pelo caráter inusitado, ao brincar com a questão da massificação do mundo industrializado, mediante geringonças inúteis que nos são impingidas pela publicidade agressiva etc.
Uma das subliminares cutucadas de Lacaz ao sistema, dá-se nos aparelhos de funções repetitivas, onde a perseguir o moto perpétuo em favor de nada, satiriza o vazio da sociedade de consumo em todas as suas implicações. Nascido em 1948, formou-se arquiteto pela FAU / USP, lecionou comunicação visual e desenho de arquitetura na PUC de Campinas (PUCamp) e foi editor da revista Around Z.
Como artista plástico, Lacaz produz esculturas; vídeo / instalações; multimidia; eletroperformances; projetos e experimentos científicos alternativos. A sua criatividade é incrível e o seu senso de humor corrosivo dá o tom exato onde a sua arte quer chegar.


O limite onde esbarra na ciência, provoca o lúdico sob um primeiro instante, mas certamente observa-se uma camada mais profunda a ser analisada com maior atenção, a posteriori.
Matéria publicada inicialmente no Site/Blog Orra Meu, e republicada no Blog Pedro da Veiga, ambas em 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário