terça-feira, 12 de junho de 2012

Filme: All About Eve (A Malvada) - Por Luiz Domingues


O mote do filme "All About Eve" é o da motivação para se chegar em algum lugar na vida, basicamente. Trata dessa forma sobre a questão da aspiração, que é um sentimento legítimo por natureza, mas sob certos propósitos, a escalada que a pessoa se propõe a efetuar pode ser permeada por falcatruas e que prejudicam frontalmente outras pessoas, portanto, pode ser considerado bastante inadequada como ferramenta a ser usada.

Logo na primeira cena do filme, a atriz Eve Harrington está a receber um prêmio cobiçadíssimo (é considerada a melhor atriz do ano), e ao receber o seu prêmio, nota-se o desconforto de muitas pessoas insatisfeitas com o resultado dessa premiação. Os olhares de inveja misturam-se aos de rancor, desprezo, raiva e a despertar assim, uma atmosfera pesada. 

Advém um "flashback" e essa "diva do teatro" está agora no passado. Ensopada por estar na chuva, mal-vestida e a exibir um semblante deveras sofrido, mais parece uma figura digna de dó, na porta de um teatro. Nesses termos, a história é apresentada através da trajetória dessa personagem humilde que admira uma atriz consagrada, no caso, Eve Harrington (interpretada por Anne Baxter), e a atriz bem-sucedida é Margo Channing (interpretada por Bette Davis).

Uma produtora da estrela do teatro, a tirou da rua onde amargava a ação da chuva e a introduziu no camarim onde a Diva acabava de despir-se de sua personagem e conversava com o seu diretor e o escritor da peça, que estava a encenar. Tímida e prosaica, Eve confessa ser obcecada por Margo e que a acompanha por toda a turnê. Sabe de cor todas as suas falas da peça e não faz mais nada da vida a não ser, idolatrar Margo.

Mesmo sendo temperamental e sarcástica, Margo dá uma chance para a sua pobre fã obstinada e assim, Eve torna-se a sua assistente pessoal. Aos poucos, Eve, coloca-se a se envolver, a se desvencilhar de todo aquele seu jeito ingênuo e devocional.

E então, Eve passa a revelar a sua verdadeira intenção em uma determinada ocasião em que Margo adoece. pois ela a substitui no espetáculo, pois é atriz também, conhece todo a peça, sabe de cor as falas e é muito mais jovem e bonita...

Bingo! Eve encanta os produtores, recebe convites para atuar no cinema, passa a ganhar prêmios... o seu plano logrou êxito e seu talento de atriz fez-se por valer desde o início, quando por desfaçatez, interpretou uma pobre coitada, humilde e molhada na chuva, na porta do teatro.  

Uma surpresa é guardada para o final, mas se você envolveu-se com o filme e prestou atenção nas entrelinhas, verá que não foi tão surpresa assim...

O filme versa sobre a inveja, a dissimulação, o interpretar no cotidiano, vestir máscaras para obter resultados, passar por cima das pessoas a todo custo etc. Em suma, fala sobre ambição desmedida.  

Trata-se de uma produção muito sofisticada, com o uso e abuso de diálogos mordazes, alguns com requinte de crueldade, ao revelar os bastidores de um meio artístico ambiente onde a fogueira das vaidades nunca se apaga.

Além da dupla sensacional formada pelas atrizes protagonistas, Bette Davis e Anne Baxter, o elenco é estrelar, a contar com: George Sanders, Thelma Ritter, Celeste Holm, Hugh Marlowe, Gary Merill, e uma muito jovem e inexperiente, Marilyn Monroe, sob um pequeno papel, ao interpretar quase o papel dela mesma à época, ou seja, uma jovem e ingênua aspirante a atriz a atirar-se em meio a um mar de tubarões famintos.  

"All About Eve" está sem dúvida entre os mais significativos filmes da década de cinquenta, dado aliás que é muito relevante ao considerar-se que a década de cinquenta foi uma das melhores da safra norte-americana.

Venceu o Oscar de melhor filme, melhor ator coadjuvante (George Sanders), melhor diretor (Joseph L. Mankiewicz), melhor som e melhor figurino.  

Fora as indicações nas quais não venceu, que foram muitas, incluso melhor atriz, com Bette Davis e Anne Baxter a concorrerem juntas, o que não deixou de ser irônico na vida real.

Mankiewicz foi um diretor de longa filmografia e grandes trabalhos. "All About Eve" é um deles, sem dúvida. Gosto desse filme sobretudo pelo seu caráter dúbio, pois mesmo a versar sobre o mundo do teatro e os seus bastidores, deixa-nos a clara impressão de que a interpretação não restringe-se ao palco, mas com as pessoas em geral a viver personagens o tempo todo no mundo real.
Resenha publicada inicialmente em uma comunidade "Joseph L. Mankiewicz" da extinta Rede Social, Orkut, sob um tópico sobre "All About Eve", aberto por eu mesmo, Luiz Domingues, no ano de 2010.

2 comentários:

  1. Esse filme é o máximo!! Concordo que é um dos melhores da década! Não acredito que elas não ganharam o Oscar, mereciam muuuito!!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade ! Aliás, o Oscar é pródigo em cometer diversas injustiças. Não pode servir de parâmetro para analisar o cinema, de forma alguma.

    ResponderExcluir