quarta-feira, 16 de maio de 2012

Só os Cães Merecem Compaixão ? - Por Luiz Domingues

Recentemente nas redes sociais da internet alardeou-se o caso de uma mulher no interior de Goiás, que torturou e matou barbaramente um cachorro da raça Yorkshire. Flagrada em delito por um cinegrafista amador, que filmou as cenas terríveis de tal crueldade, essa mulher inescrupulosa foi execrada publicamente, com um linchamento virtual sem precedentes.
Seu ato foi de uma perversidade incrível. É claro que deve ser responsabilizada, julgada e condenada pela justiça. E que uma punição dura, muita dura, por sinal, sirva como exemplo a tantos sádicos que andam por aí, a torturar cães; gatos e aves domésticas, mais costumeiramente.
Até aí, estou de acordo com a comoção toda, ainda que sob reservas, pois linchar não é o caminho e que a justiça prevaleça dentro da constituição do país. Mas quero enfocar algo que parece passar ao largo da discussão toda em torno do pobre cãozinho. O ponto é : só cachorrinhos maltratados geram essa indignação toda ? Um pouco para os gatos; um pouco aos passarinhos, e nenhuma espécie mais ?
Enquanto o cãozinho de Goiás era torturado e morto, milhares de bovinos; galináceos; peixes; suínos; aves, e outras tantas espécies, eram brutalmente assassinados para servir como matéria prima para toda sorte de ações extrativistas, sob uma prática diária. As mesmas pessoas que indignaram-se nas Redes Sociais por aí, não movem um milímetro de suas sobrancelhas para revoltar-se com tal realidade.

Pelo contrário, acham normal essa matança, tortura e humilhação. Talvez por considerar que uma espécie merece todo o carinho dos humanos e outras, só prestam para que possamos arrancar-lhes o couro, devorarmos a sua carne e usarmos outros pedaços como insumos para cosméticos; sapatos & roupas, deve ser isso... assim  pensam esses milhões de indignados com o caso do cãozinho Yorkshire.

É possível que em uma outra cultura diferente da ocidental, onde a carne canina seja apreciada como alta gastronomia, não houvesse um único "curti", nenhum compartilhamento etc nas redes sociais. Não vejo uma mobilização tão grande assim contra a indústria petrolífera, que recentemente causou um estrago no mar territorial brasileiro. Certamente o dano ambiental causado, vai exterminar milhões de peixes e outras espécies marinhas, mas só vejo lamentos pelo prejuízo financeiro decorrente disso. Que danem-se aqueles peixinhos, não é mesmo ? Afinal de contas, eles não são os melhores amigos do homem. Experiências com camundongos, a mutilar e expô-los a terríveis doenças em laboratórios, não tiram o sono de quase ninguém, mas bastou um E-Mail circular na internet a mostrar cães da raça Beagle, nessa situação, como cobaias de laboratórios e outra comoção pública foi instaurada...
Então, a questão é a seguinte : está na hora das pessoas pesar na balança os seus conceitos e parar com essa hipocrisia barata. Se é para indignar-se, que sigam o exemplo de São Francisco de Assis, que ensinou-nos a amar os animais, de uma forma integral e não discriminatória. Todas as espécies merecem o nosso respeito e tem o direito de viver o seu ciclo de vida e morte, nos trâmites da natureza e sem maus tratos perpetrados pelos humanos.
Matéria publicada inicialmente no Blog Planet Polêmica, em 2012.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário