Não há
dúvida de que o Queen foi uma boa banda e deixou uma obra significativa como
legado para história do Rock. Em meu caso particular, digo que gosto da sua
obra, mas tenho as minhas ressalvas sobre o desenvolvimento da sua carreira. É
bem verdade que a banda foi vítima das circunstâncias e ao deparar-se com um
cenário hostil para o Rock tradicional, ao final da década de setenta, teve que
optar por modificações (não foi apenas o Queen a passar por tal necessidade
para sobreviver), a buscar a adequação aos novos tempos e sobretudo para
ajustar-se ao mercado Pop radiofônico e midiático em geral.
Nesses termos, a cada disco, pós 1976, em minha opinião, esse caminho foi trilhado mais incisivamente, ao culminar em trabalhos muito aquém do seu potencial, principalmente nos anos oitenta. Bem, antes de falar detidamente sobre o filme em si, aproveito e acrescento que gosto muito dos três primeiros álbuns dessa banda, e vou além, pois considero-os primorosos, como peças artísticas e em minha modesta opinião, representa o “verdadeiro” Queen, em detrimento da opinião formada pela imensa maioria das pessoas, ser contrária à minha visão. Posto isso, fico mais à vontade para prosseguir e não escrever preocupado em melindrar os fãs do Queen mais “popular”, digamos assim.
Nesses termos, a cada disco, pós 1976, em minha opinião, esse caminho foi trilhado mais incisivamente, ao culminar em trabalhos muito aquém do seu potencial, principalmente nos anos oitenta. Bem, antes de falar detidamente sobre o filme em si, aproveito e acrescento que gosto muito dos três primeiros álbuns dessa banda, e vou além, pois considero-os primorosos, como peças artísticas e em minha modesta opinião, representa o “verdadeiro” Queen, em detrimento da opinião formada pela imensa maioria das pessoas, ser contrária à minha visão. Posto isso, fico mais à vontade para prosseguir e não escrever preocupado em melindrar os fãs do Queen mais “popular”, digamos assim.
Bohemian Rhapsody
é uma homenagem bonita à obra da banda, de uma maneira bem ampla, contudo, é
preciso esclarecer vários pontos em relação ao filme. O primeiro deles, e o
mais óbvio, dá conta de que não é uma biografia da banda, exclusivamente, mas
sim, muito mais focada na personalidade de seu vocalista, Freddie Marcury.
Certo, Freddie foi um grande cantor, compositor, acompanhava-se bem ao piano e
contribuía bastante na elaboração dos arranjos das canções da banda, além de
ter sido um bom desenhista e responsável pelo logotipo muito bonito que a banda
usou durante toda a sua carreira e também assinou algumas capas de discos.
Além desses fatos irrefutáveis, ele possuía uma excelente presença de palco, com uma mise-en-scène frenética e também ostentava um grande carisma pessoal, ao ponto de comandar inteiramente a sua plateia. Admito, foram muitos atributos reunidos em um único artista e dessa forma, claro que a sua fama foi grande e justa nesse aspecto. Entretanto, a banda não era obscurecida por essa supremacia de talento de Mercury em relação aos demais. Qualquer fã do Queen, mesmo os que acompanharam com maior atenção a fase mais Pop e pasteurizada da sua carreira, sabe que o guitarrista, Brian May não foi um guitarrista trivial, mas pelo contrário, um grande compositor e criador de solos e riffs, absolutamente diferenciados, não só pelo seu caráter extremamente criativo em termos melódicos, quanto pela obtenção de timbres personalizados. Brian May alcançou uma sonoridade única e dessa forma, a sua guitarra é tão característica que é reconhecida instantaneamente e o ouvinte nem precisa ser um grande expert no assunto para estabelecer tal identificação. Isso não é pouca coisa e assim, o tornou um grande e notável músico, não apenas para o Queen, mas sobretudo para a história do Rock.
Roger Taylor, por sua vez, o baterista e também vocalista, foi também um compositor muito bom e letrista, e mais que um baterista firme, também alcançou a rara condição de um músico a obter uma sonoridade de seu instrumento, personalizada. E Roger teve ao longo da carreira do Queen, algo tão importante quanto, no entanto obscurecida pela fama de Mercury, como uma marca registrada: a sua voz mostrava-se impressionante. Principalmente nos primeiros discos do Queen, quando os arranjos vocais eram bem exagerados no sentido de usar a influência da música lírica/operística, são dele, as vozes sobrepostas mais agudas, no entanto, a fama de Mercury no imaginário popular, sobrepujou essa realidade (ouça, por exemplo, a faixa, “In The Lap of The Gods”, do LP Sheer Heart Attack e constate o que eu afirmo).
E finalmente em relação ao baixista, John Deacon, de fato esse foi o membro mais discreto, mas de forma alguma a significar uma inferioridade, visto que além de ter sido um bom músico e também com um som pessoal gerado por seu instrumento, característico, Deacon foi compositor de poucas, mas decisivas músicas, e também contribuiu decisivamente com o sucesso da banda.
Além desses fatos irrefutáveis, ele possuía uma excelente presença de palco, com uma mise-en-scène frenética e também ostentava um grande carisma pessoal, ao ponto de comandar inteiramente a sua plateia. Admito, foram muitos atributos reunidos em um único artista e dessa forma, claro que a sua fama foi grande e justa nesse aspecto. Entretanto, a banda não era obscurecida por essa supremacia de talento de Mercury em relação aos demais. Qualquer fã do Queen, mesmo os que acompanharam com maior atenção a fase mais Pop e pasteurizada da sua carreira, sabe que o guitarrista, Brian May não foi um guitarrista trivial, mas pelo contrário, um grande compositor e criador de solos e riffs, absolutamente diferenciados, não só pelo seu caráter extremamente criativo em termos melódicos, quanto pela obtenção de timbres personalizados. Brian May alcançou uma sonoridade única e dessa forma, a sua guitarra é tão característica que é reconhecida instantaneamente e o ouvinte nem precisa ser um grande expert no assunto para estabelecer tal identificação. Isso não é pouca coisa e assim, o tornou um grande e notável músico, não apenas para o Queen, mas sobretudo para a história do Rock.
Roger Taylor, por sua vez, o baterista e também vocalista, foi também um compositor muito bom e letrista, e mais que um baterista firme, também alcançou a rara condição de um músico a obter uma sonoridade de seu instrumento, personalizada. E Roger teve ao longo da carreira do Queen, algo tão importante quanto, no entanto obscurecida pela fama de Mercury, como uma marca registrada: a sua voz mostrava-se impressionante. Principalmente nos primeiros discos do Queen, quando os arranjos vocais eram bem exagerados no sentido de usar a influência da música lírica/operística, são dele, as vozes sobrepostas mais agudas, no entanto, a fama de Mercury no imaginário popular, sobrepujou essa realidade (ouça, por exemplo, a faixa, “In The Lap of The Gods”, do LP Sheer Heart Attack e constate o que eu afirmo).
E finalmente em relação ao baixista, John Deacon, de fato esse foi o membro mais discreto, mas de forma alguma a significar uma inferioridade, visto que além de ter sido um bom músico e também com um som pessoal gerado por seu instrumento, característico, Deacon foi compositor de poucas, mas decisivas músicas, e também contribuiu decisivamente com o sucesso da banda.
Esclarecido
tudo isso, foi compreensível, dada a propaganda que formatou a opinião formada
em torno de Freddie (por ser o supostamente o componente mais proeminente), que o filme tenha sido
concebido para ser uma biografia de Freddie, propriamente dita e a ter o Queen
como uma base secundária, entretanto. Tudo bem, não teria sido o ideal, mas em
termos comerciais, creio que não haveria outra saída racional para a produção e
qualquer ideia mais focada em uma biografia melhor equilibrada da banda seria
rejeitada e no máximo, seria orientada para vir a tornar-se no máximo, um filme
dirigido especialmente para a televisão (telemovie), ou até mesmo, um bem mais
modesto, documentário.
Feitas tais
ressalvas preliminares, o filme faz uso do clichê surrado, mas quase inevitável
em cinebiografias de artistas da música, em trabalhar com o recurso do
flashback. Então, vê-se inicialmente a ambientação do estádio de Wembley, em
Londres, em julho de 1985, minutos antes do Queen adentrar ao palco para fazer
a sua apresentação no Festival Live Aid, um evento que movimentou um interesse
em âmbito mundial, ao reunir astros da ocasião, mas sobretudo, bandas extintas
que reuniram-se especialmente para colaborar nesse esforço coletivo em prol da
arrecadação de fundos para a erradicação da fome em países subdesenvolvidos.
Não foi nem de longe um ponto crucial da biografia do Queen, no entanto, fez
sentido para roteiro proposto ao filme e logo mais eu comento sobre isso.
Daí vem o
famoso flasback, com o recuo para 1970, ao vermos o jovem, Freddie Mercury (que
na verdade chamava-se, Farrokh Bulsara), a trabalhar como um carregador de
bagagem no aeroporto de Heathrow, em Londres. Jovem humilde, de origem
paquistanesa e que nascera na Tanzânia, sonhava com a música e nas horas de
folga tratava por fugir da conservadora educação imposta por seus pais;
circulava pelos shows de Rock e ambientes mais esfuziantes da cidade e
convenhamos, estar em Londres em 1970, foi um privilégio para todo Rocker que
preze-se. Daí, mostra-se a sua perambulação por tais locais e muito rapidamente
quando assistiu um show do “Smile”, a banda de Brian May e Roger Taylor
(completava-a, o baixista e vocalista, Tim Stafell), e como por uma
contingência, Staffell estava demissionário desse grupo e nesse ínterim,
Marcury foi recrutado como vocalista e John Deacon assumiu o baixo, mas a banda
optou por encerrar a marca “Smile” e adotar um novo nome, ao constituir-se em:
“Queen”.
Bem, aí nesse ponto já existe uma enorme falha ou licença poética para edulcorar a história real, pois não foi bem assim que Freddie conheceu os seus futuros colegas e nem mesmo como ocorreu a transição do fim do Smile para o nascimento do Queen.
Daí em diante, passa muito rápido um período rico da história da banda, a dar conta da gravação do primeiro disco, o sucesso mastodôntico do primeiro single: “Keep Yourself Alive”, que na realidade arrebatou a Inglaterra inteiramente entre 1973 e 1974. A fama adquirida em meio ao movimento Glitter Rock e as famosas turnês em conjunto com o ótimo grupo, Mott the Hoople, isto é, marcas importantes na história do Queen. Pior ainda, praticamente ignora-se a gravação do segundo álbum, “Queen II” que é uma obra primorosa. Se a banda notabilizou-se pelo rigor nos arranjos vocais elaborados ao estilo lírico, ignorar as canções interligadas que compõe o lado B do álbum, Queen II, foi uma falha lamentável ao meu ver.
Bem, aí nesse ponto já existe uma enorme falha ou licença poética para edulcorar a história real, pois não foi bem assim que Freddie conheceu os seus futuros colegas e nem mesmo como ocorreu a transição do fim do Smile para o nascimento do Queen.
Daí em diante, passa muito rápido um período rico da história da banda, a dar conta da gravação do primeiro disco, o sucesso mastodôntico do primeiro single: “Keep Yourself Alive”, que na realidade arrebatou a Inglaterra inteiramente entre 1973 e 1974. A fama adquirida em meio ao movimento Glitter Rock e as famosas turnês em conjunto com o ótimo grupo, Mott the Hoople, isto é, marcas importantes na história do Queen. Pior ainda, praticamente ignora-se a gravação do segundo álbum, “Queen II” que é uma obra primorosa. Se a banda notabilizou-se pelo rigor nos arranjos vocais elaborados ao estilo lírico, ignorar as canções interligadas que compõe o lado B do álbum, Queen II, foi uma falha lamentável ao meu ver.
Sobre o
terceiro álbum, “Sheer Heart Attack”, ocorreu o mesmo prejuízo, com quase
nenhuma menção, a não ser poucos frames da banda a tocar algumas canções desse
disco, que é antológico, e nenhuma menção à sua capa (o mesmo em relação ao
Queen II, que aliás tem como lay-out de capa, aquela famosa sobreposição dos
quatro componentes sob fundo escuro e que ficou famosa a posteriori, na
concepção do vídeoclip da canção: Bohemian Rhapsody).
Bem, creio
que essa pressa desmesurada em retratar tal fase desses discos iniciais já foi
bem explicada no início desta resenha, mas nunca é demais registrar que é algo
a ser lamentado, dada a importância das obras e da fase em que a banda viveu
entre 1973 e 1975, inclusive com a tímida menção de que haviam estourado no
mercado japonês, o que não foi algo meramente ocasional, mas lembro-me bem,
porque acompanhei o noticiário especializado na época, e foi algo muito
grandioso.
Evidentemente,
por focar mais em Freddie, toda a relação conflituosa dele com a sua família,
dotada de valores muito tradicionais, foi mostrada em cenas pontuais a retratar
tais embaraços, assim como quando conheceu a sua namorada, Mary Austin, com a
qual viveu uma paixão arrebatadora e tumultuada no sentido de que nesse
ínterim, criou coragem para assumir enfim a sua bissexualidade e posteriormente
a pender mais para a homossexualidade etc. e tal.
Vem o quarto
disco, “A Night at the Opera”, que é muito bom, sem dúvida e seguiu a tendência
dos anteriores, no entanto, é nítido como mesmo sutil em relação a esse disco,
a mudança de identidade da banda a buscar o espectro Pop, acentuou-se e não por
acaso, foi o disco que trouxe em seu repertório, a canção, “Bohemian Rhapsody”,
que verdadeiramente explodiu o Queen em escala mundial e no âmbito Pop, para
atingir um público não necessariamente Rocker. Bem, a faixa em questão
justifica o título do filme e marca na vida real e também na película, o grande
salto da banda para o sucesso e o quanto isso trouxe aspectos bons e ruins.
Como adendos bons ao filme, creio que a discussão da banda com os executivos da banda, foi interessante em ser mostrada, para demarcar bem a mentalidade nociva e reinante no meio fonográfico e sobretudo no midiático, em torno das canções padronizadas em três minutos e no caso de “Bohemian Rhapsody”, com quase seis minutos de duração e ainda mais a conter um interlúdio operístico, gerou uma intensa discussão interna. Alguns pormenores foram distorcidos, mas no bojo, de fato houve uma briga para poder colocar a canção no compacto simples promocional ao LP, e posteriormente, com o sucesso avassalador que a banda alcançou, tal briga gerou constrangimentos, certamente, com a clássica postura em não querer reconhecer erros em detrimento dos vencedores da disputa em querer tripudiar de quem esteve errado na projeção inicial, ou seja, a clássica vingança do artista sonhador contra o executivo de gravadora, pragmática em relação às regras do mercado.
Como adendos bons ao filme, creio que a discussão da banda com os executivos da banda, foi interessante em ser mostrada, para demarcar bem a mentalidade nociva e reinante no meio fonográfico e sobretudo no midiático, em torno das canções padronizadas em três minutos e no caso de “Bohemian Rhapsody”, com quase seis minutos de duração e ainda mais a conter um interlúdio operístico, gerou uma intensa discussão interna. Alguns pormenores foram distorcidos, mas no bojo, de fato houve uma briga para poder colocar a canção no compacto simples promocional ao LP, e posteriormente, com o sucesso avassalador que a banda alcançou, tal briga gerou constrangimentos, certamente, com a clássica postura em não querer reconhecer erros em detrimento dos vencedores da disputa em querer tripudiar de quem esteve errado na projeção inicial, ou seja, a clássica vingança do artista sonhador contra o executivo de gravadora, pragmática em relação às regras do mercado.
Mostra-se
também as inevitáveis brigas para a inclusão da composição de um ou outro
membro nos discos e à medida que uma banda fica (não somente o Queen, isso vale
para qualquer uma), mais famosa, uma questão assim costuma exacerbar-se não
somente por uma questão de Ego inflável de um componente em relação ao outro,
mas pelo aspecto financeiro, mesmo, visto que chega-se em um ponto em que os
direitos autorais podem render milhões a mais no bolso de cada um,
individualmente e assim, torna-se uma disputa acirrada a minar antigas amizades
e geralmente a destruir bandas.
E pelo fato
de cada um ficar mais isolado dos demais, mesmo por que a tendência é querer
morar cada um em uma mansão ou mesmo castelo, o mais longe o possível dos
demais, quando não em outros países, até, e essa questão foi mostrada. E também
com o foco maior em Freddie, logicamente que o seu isolamento em meio aos seus
delírios megalomaníacos e regados a homossexualidade, permeiam grande parte das
cenas. Nesse aspecto. May, Taylor & Deacon ficaram mesmo apequenados no
desenrolar da história, uma pena que isso seja retratado dessa forma, visto que
já expliquei o meu ponto de vista sobre a banda na vida real e o quanto penso
que todos os componentes tiveram importância em sua construção de carreira.
Bem,
ignora-se muitos fatos que eu, se tivesse escrito o roteiro desse filme, teria
valorizado mais, no entanto, o fato é que muito rapidamente fala-se na
construção de uma canção importante do repertório da banda, como “We Will Rock
You”, assim como “Another One Bites the Dust” e na contrapartida, praticamente
ignorou-se a produção do álbum : “A Day at the Races”, que é um irmão gêmeo de
“A Night at The Opera” pela continuidade musical pura e simples, além da
inversão de cores para a confecção de capa um em relação ao outro, a manter o
mesmo conceito da ilustração e sobretudo pelos títulos, pois “Uma Noite na
Ópera” e “Um Dia nas Corridas” (a sugerir o lazer no Jóquei Clube para assistir
corridas de cavalos), são na verdade, dois filmes clássicos da cinematografia dos
Irmãos Marx, lançados nos anos trinta. Quase o mesmo caso em relação aos álbuns
posteriores, “News of The World” e “Jazz”, com menções extremamente tímidas.
Bem,
mostra-se também a interferência de empresários que não agiram bem com a banda
e com Freddie em particular e um salto abrupto em meio aos anos oitenta, faz
menção que a banda veio ao Brasil e surpreendeu-se com a fama que mal
desconfiavam possuir em nosso país e aí mais uma gafe, pois insinua-se o show realizado
em São Paulo, no ano de 1981, com um público recorde e quando de fato, Brian May
emocionou-se ao verificar que cerca de 180 mil pessoas que falavam um outro
idioma, o nosso português, puseram-se a cantar em plenos pulmões a bela balada,
“Love of My Life”.
Mas no filme, tal informação não foi colocada de uma forma precisa e daí insinua-se que tal fato tenha a ver com o show da banda no Festival Rock in Rio de 1985, na capital fluminense. Tem a questão da briga de Freddie com os companheiros, após o malogrado e infeliz álbum, “Hot Space” e a culminar com Freddie a fechar um contrato individual para a gravação de dois discos solo e isso é tratado como uma afronta que ele cometera contra os seus companheiros, quando na verdade, o baterista Roger Taylor, já havia lançado um disco solo e em breve lançaria outro, e também o guitarrista, Brian May, dali em pouco tempo, também lançou um disco versado por Jam Sessions de Blues com o guitarrista, Eddie Van Halen.
Mas no filme, tal informação não foi colocada de uma forma precisa e daí insinua-se que tal fato tenha a ver com o show da banda no Festival Rock in Rio de 1985, na capital fluminense. Tem a questão da briga de Freddie com os companheiros, após o malogrado e infeliz álbum, “Hot Space” e a culminar com Freddie a fechar um contrato individual para a gravação de dois discos solo e isso é tratado como uma afronta que ele cometera contra os seus companheiros, quando na verdade, o baterista Roger Taylor, já havia lançado um disco solo e em breve lançaria outro, e também o guitarrista, Brian May, dali em pouco tempo, também lançou um disco versado por Jam Sessions de Blues com o guitarrista, Eddie Van Halen.
Então, veio
à tona o convite para o Queen participar do festival Live Aid de 1985 e o fato
do empresário pessoal de Freddie, Paul Prenter, que foi um dos seus amantes,
ter omitido tal convite para manipular Freddie e evitar que ele
reconciliasse-se com os seus velhos colegas, foi a gota d’água para que ele,
Prenter, fosse demitido e logicamente, o namoro ser rompido. Então, há a cena
constrangedora do pedido de desculpas de Freddie aos seus companheiros do Queen
e por retaliação, o ex-manager e amante dele, vai à TV e concede uma entrevista
bombástica, ao revelar a vida sexual promíscua de Freddie, em meio às suas
festas pantagruélicas e com direito à orgias.
Tal
revelação não foi exatamente uma surpresa, mas claro que gerou um mal estar que
só foi suplantado pela volta triunfal da banda aos palcos e o cenário desse
desfecho para o filme, contudo não para a vida real da banda, foi a
apresentação no Live Aid de 1985. Portanto, justificou-se o início do filme, ao
finalizar o flashback de volta ao ponto ao começo proposto por essa história,
porém, ainda cabe uma ressalva, pois em meio aos ensaios para a realização
desse show, Freddie relata aos companheiros que contraíra a terrível doença,
Aids, algo que mostrava-se chocante nos anos oitenta e quase que inteiramente
associada à prática do homossexualismo. Porém, na verdade, Freddie só tomou
conhecimento da doença alguns anos depois e a banda ainda gravou alguns álbuns
nesse ínterim e envolveu-se na produção de vídeoclips, até que Freddie
morresse em novembro de 1991.
Muito bem, licença
poética à parte, a opção por encerrar em um suposto último momento bom da
carreira, foi uma resolução menos chocante do que ir até ao final e mostrar a
decadência física de Freddie e o final melancólico da banda ao adaptar-se à
doença e incapacidade de seu vocalista poder realizar shows ao vivo, ao
definhar. No entanto,
como marco, o Queen fez mais um show antológico no estádio de Wembley,
inteiramente lotado, em 1986, portanto, poderia ter alcançado tal ponto no
filme.
Essa
produção demorou muito para sair do papel, pois teve muitos problemas. O esboço
inicial ocorrera em 2010, entretanto, por sérias divergências sobre o roteiro,
e escalação de atores, resultou em paralisar-se a produção. Somente em 2016, o
projeto teve continuidade, com a contratação do ator norte-americano, com origem
egípcia, Rami Malek, que mostrou-se como melhor adequado, para interpretar,
Freddie Mercury. Houve troca de diretores, igualmente e muito mexeu-se no
roteiro, inclusive com a interferência direta de Brian May e Roger Taylor, que
mais do que consultores, assinaram a produção musical e influenciaram a
elaboração do roteiro.
Nesse ponto, como personagens vivos e reais da história, é incompreensível que tenha havido tantas falhas na cinebiografia e a única explicação plausível só pode ser no sentido de que foram persuadidos a aceitar algumas licenças poéticas para o melhor desenrolar da história, sob o ponto de vista cinematográfico, em detrimento da observação dos fatos como realmente transcorreram. Prefiro acreditar nessa hipótese, ao considerar que ambos prestaram uma assessoria a conter equívocos sobre a sua própria memória.
Nesse ponto, como personagens vivos e reais da história, é incompreensível que tenha havido tantas falhas na cinebiografia e a única explicação plausível só pode ser no sentido de que foram persuadidos a aceitar algumas licenças poéticas para o melhor desenrolar da história, sob o ponto de vista cinematográfico, em detrimento da observação dos fatos como realmente transcorreram. Prefiro acreditar nessa hipótese, ao considerar que ambos prestaram uma assessoria a conter equívocos sobre a sua própria memória.
Sobre os
atores, de fato, Rami Malek fez um bom trabalho, pois a sua interpretação
impressiona não apenas pela caracterização física, mas sobretudo pelos
trejeitos no palco, que ele estudou e compôs muito bem, assim como sutis
nuances, como o gritante complexo que Freddie tinha pela sua pouca altura e
sobretudo pela má formação de sua arcada dentária, que fazia com que os seus
dentes frontais ficassem praticamente fora dos lábios. Dessa forma, desde
criança ele lutara para disfarçar, ao adquirir o tíquete nervoso em projetar os
lábios para frente, para escondê-los. Claro que o ator usou uma dentadura
cênica bem feita, mas o tíquete foi estudado e ele implementou esse detalhe em
sua composição do personagem.
O ator que interpretou, Brian May (Gwilym Lee), apresentou uma semelhança física impressionante com o guitarrista. Os demais, um pouco menos, (Bem Hardy, interpretou Roger Taylor e Joseph Mazzello, interpretou John Deacon). Já no quesito da interpretação, foram discretos os três, desfavorecidos pelo roteiro que relegou-os a personagens secundários e eu já expressei o que penso sobre tal recurso usado nesse roteiro.
O ator que interpretou, Brian May (Gwilym Lee), apresentou uma semelhança física impressionante com o guitarrista. Os demais, um pouco menos, (Bem Hardy, interpretou Roger Taylor e Joseph Mazzello, interpretou John Deacon). Já no quesito da interpretação, foram discretos os três, desfavorecidos pelo roteiro que relegou-os a personagens secundários e eu já expressei o que penso sobre tal recurso usado nesse roteiro.
Allen Leech
(Paul Prenter); Lucy Boyton (Mary Astin); Aaron McCusker (Jim Hutton), os três
personagens, namorados de Freddie, mais Aidan Gillen (John Reid, primeiro
empresário do Queen); Tom Hollander (Jim Beach, o segundo empresário); Meneka
Das (a interpretar Jer Bulsara, a mãe de Freddie) e Ace Bhatti, como Bomi
Bulsara, o pai de Freddie), atuaram, além de muitos outros atores de apoio.
Bryan Singer
é considerado o diretor, mas na verdade, ele brigou com a produção e Dexter
Fletcher foi quem comandou o encerramento das filmagens. Singer é famoso por
filmes de ação, como por exemplo vários filmes de super heróis da Marvel,
notadamente, X-Men. John Ottman assinou a partitura oficial da trilha,
devidamente assessorado por May e Taylor, a usar as canções originais do Queen,
regravadas especialmente como trilha e sem maiores empecilhos com a editora
detentora dos direitos autorais, ainda bem, pois não é toda cinebiografia de
artistas da música que tem essa mesma sorte em não ser atrapalhada pela
burocracia e sobretudo, pela ganância. O roteiro foi escrito por Anthony McCarten.
O filme foi
sucesso de bilheteria e recebeu boas críticas, apesar das ressalvas em torno
das falhas históricas que cometeu em relação à biografia do Queen. A recriação
de cenas da banda ao vivo, foi muito boa, assim como a questão da direção de
arte e figurino. Tal película angariou muitos prêmios relevantes, tais como o
Bafta, como melhor filme britânico, Critic’s Choice, Globo de Ouro e o mais
cobiçado de todos, o Oscar, onde teve muitas nomeações e venceu nas categorias
: edição, edição de som e mixagem de som, além do maior de todos, melhor ator
para Rami Malek.
Foi lançado
em 2018 e chegou nos canais da TV a cabo (2019), para atingir a TV
aberta, a seguir. Já encontra-se disponível para a venda em formato DVD/Blue-Ray e também já existe cópias no You Tube, embora neste caso, ainda é
prematuro afirmar que seja algo definitivo, pois ainda está sujeito a ser
barrado por força de direitos autorais etc.
No cômputo
geral, trata-se de um bom filme, contém momentos interessantes e claro que a
música é boa. Todas as ressalvas pessoais que eu tenho, já foram comentadas
anteriormente, portanto, resta dizer que falhas à parte, é um bom documento
sobre a banda, ainda que a ênfase tenha sido ofertada ao vocalista; pianista e
compositor, Freddie Mercury.Esta resenha faz parte do livro: "Luz; Câmera & Rock'n' Roll". Está disponibilizada para a leitura, através do seu volume II, a partir da página 87.